segunda-feira, 19 de março de 2018

EXPECTATIVAS, SURPRESAS OU FRUSTRAÇÕES?


Tome cuidado ao ler esta lição, pois, todo fingimento, máscaras, sombras e variações darão lugar ao pleno, perfeito e verdadeiro sentimento de amar em Deus. Tente não se emocionar, tente não ser surpreendida. Não crie expectativas alguma, pois, não quero lhe decepcionar, tão pouco lhe frustar minha amada Lua.

Criar expectativas, sofrer por antecipação, prever situações não vividas, na falsa prerrogativa de minimizar o efeito da dor. Pelo fato de acreditar, que se preparar na blindagem do pessimismo, pode aliviar o baque causado pelo insucesso e frustração. É como viver aquele velho ditado do imbatível, " Estou sempre preparado para o pior.". Só que não!

Nem sempre as situações funcionam do jeito que imaginávamos. Em alguns momentos, podemos sim, sermos surpreendidos com desfechos favoráveis. Há períodos, que uma situação desfavorável, não é tão ruim, quanto prevíamos. Sempre haverá algo imprevisível, que nem na melhor ou pior hipótese supunha-mos que iria ocorrer. Não é verdade?

Esse segredo, essa sensação de não conseguir identificar como será é muito legal de ser vivida. Pense, que o melhor, sempre será a garantia de ser mistério, o charme do enigmático, o glamour de desvendar segredos não decifrados em um mar de incertezas e dúvidas, pois, ninguém arrisca dizer o que será depois, o que o porvir reserva, quer seja bom, quer seja mal.

Essa dependencia, essa impotencia, essa limitação, são valores que nos qualificam na condição de sermos humanos de verdade. Pense, se não somos máquinas, certamente também não somos deuses, só nos resta sermos humanos. Humanos é que sois! Sério, imagine por um momento, como seria terrivel sabermos de tudo, o marasmo e o tédio engessaria nossas emoções de se surpreender.

Nossas incertezas é combústivel necessário para sermos elevados à uma nova fase desafiadora e nos inspirarmos à completude, assim, permaneceremos evoluindo até que o futuro se torne presente e certeza, de superar as expectativas, e alcançar sucesso. Imagine que você possui uma reunião de negocios, ou irá para um encontro com a garota de seus sonhos.

E você deseja muito que tudo dê certo, mas, sente terrível medo que dê tudo errado. Não tolera a possibilidade de fracassar quando ir assinar contrato com aquela mega empresa. Ou quem, sabe, não admite de maneira alguma, não impressionar e corresponder de forma perfeita sua companheira  sentimental. Sinto lhe dizer, está sofrendo por antecipação.

Não há como prever o futuro, não com todas possibilidades, pois o destino é sempre construído, por isso, é mutável. É continuidade, é processo, é consequência e quase sempre imprevisível. Acredito que é bem provável que a construção da idéia e a suposição por vezes, venham falhar. Venha falhar quase sempre.

Pois, por mais que imagine, projete, se programe, nem todo resultado favorável ou mal sucedido dependerá única e exclusivamente de você. Porquê, há situações que não sabemos responder perguntas, que falhamos em escolher as palavras com esmero, que nos contradizemos e não há nada de inédito neste fato, afinal, somos meros humanos. 

Quando você, com sua mente antecipa apenas coisas ruíns que podem suceder, fica claro, que está permitindo a sua alma a chance de adoecimento, de provar o pânico, de padecer sufocada pelas incertezas e dúvidas. Isso não é bom. De modo geral, mesmo pessoas quando estão saudaveis e se expõem desta maneira, estão sujeitas a aprisionarem seu cérebro com a sina destas possíveis catastrofes.

Na tentativa da possível fulga da realidade, conseguir controlar um pouco o ambiente. Achar que nunca saiu do controle, mesmo sendo tudo mentira. Como você visualizar todas possibilidades de dar algo errado, na certeza de prever e dominar o futuro. Entende Lol? Como tipo, vou me preparar, pois, caso eu me saia mal, eu já havia previsto assim. Só que não funciona.

Pura bobagem, com certa dose de tolice, que não lhe ajuda e ainda te atrapalha bem mais, devido fazer você sofrer, tanto antes quanto depois. O problema é que a vida está preparada para ser imprevisível, e sempre pode nos pegar de surpresa. Nada é seguro, tudo é incerto, não há garantias de nada! Nada é proibido. Tudo é permitido.

Se você é uma pessoa pessimista, agora você afirma, é eu sei, posso pensar em todas tragédias, prever todas catastrofes e tentar evitar o inevitávelmente ainda não existente. Afinal, sempre poderia ser bem pior que eu esperava. Pare com isso por favor, certamente isto fará mal á você mesma.

Não é assim que os acontecimentos ocorrem, as regras da vida, a inconstância de estabelecer por momentos diversas excessões, e no final, tudo pode sempre mudar. Confie, a vida também pode ser muito melhor que você espera, as coisas podem sair melhor do que você está imaginando na pior das hipóteses. Quem sabe talvez possa ocorrer de fato coisas bem ruíns e você se diga, tudo bem! 

A vida continua, mesmo que as coisas não deem certo sempre. Inevitávelmente irão dar errrado várias vezes. O exercício interior que lhe proponho é, tente usar as possibilidades ao seu favor. Desafie á si mesma, exija mais do seu potencial e influencia, se prepare melhor, se vista de forma elegante, ouse ter uma postura mais interessante, dialogue sobre assuntos de alta relevância, com conteúdos sadios, crie uma espécie de script de bom efeito, ou uma espécie de guia para não deslizar. Retome projetos de investir na sua saúde corporal.

Procure usar sempre técnicas que lhe acalme e possa esclarecer suas atitudes e evite um deslize, desconforto, descontrole ou nervosismo. Por fim, a receita é não se atrapalhar ainda mais e vivificar aquela máxima de que, a emenda, foi bem pior que o soneto! Deu um incomodo na garganta? Bebe um gole de água. Gaguejou?

Respira fundo, solta devagar, se acalme, alivie a intensidade, pense em cenas de humor. Sorria, pois a vida é bela. Talvez, isto crie um clima emocional menos hostil. Se você identifica que esta ansiedade está lhe deixando tão nervosa, tão desconfortável, tão desconcentrada, mergulhada em angústias, e você não consegue transformar isto ou aquilo em algo produtivo.

Aí chega a hora, que você precisa encontrar um eixo, de calma e equilibrio dentro de você, e lembrar ao seu corpo que todas as coisas terriveis e diversas situações catastróficas não estão acontecendo na vida real. Você precisa se lembrar, que tais visões, são apenas projeções, que até são possibilidades, embora, não está no seu controle evitar que elas aconteçam.

Como também, não está no seu controle evitar que você  sofra caso elas ocorram. Mesmo que você pense bastante sobre estas coisas antes, caso ocorra algo desagradável, você irá ficar triste e irá sofrer, faz parte, trata-se... De algo, absolutamente normal. Onde você irá sobreviver, acredite. Acredite em sí mesma. 

Então, respira fundo novamente, preste atenção no seu corpo, e perceba que não há nada catastrófico acontecendo neste momento. Que você está sendo preparada para um desafio. Onde você não sabe, nem tem como saber, como será o desdobramento da situação.

Se será positiva, negativa, muito positiva, muito negativa, você só pode se preparar, fazer o que está ao seu alcance, após isto, aceitar o que  vier. Se entregue, mergulhe de cabeça, assuma consequências, esteja presente, tente ao invés de apenas sentir, ver o que vai acontecer. Quando então, a catastrofe ocorrer, e você ficar em uma situação de vergonha, de indisposição, de vunerabilidade, aí sim, você estará angustiada. 

Mas, pelo menos, isso será o efeito verdadeiro de uma situação real. Situação que realmente você não sabe como agir, não percebe o que fazer e ok. Afinal, a vida é mesmo assim. Não há como fugir das angustias, nós temos a tendência a fugir  do sofrimento. Não desejamos sofrer! Tudo bem, isso não é problema, isso faz com que encontremos estratégias para nos proteger e escapar de situações de risco, ou de possíveis situações de sofrimentos, nos garante por vezes segurança, conforto e controle. 

Porém, na prática, a gente precisa aceitar que este controle, não está nas nossas mãos. A necessidade de controlar coisas nos traz muito mais sofrimento, do que se apenas aceitassemos as tristezas que necessitamos de fato sentir por um motivo real, não ilusório. Tem coisas que não dão para evitar sofrer, como afirmei antes, simplesmente faz parte da vida... 

Assim com alegria nos olhos e sorriso no rosto devemos seguir em frente de cabeça erguida diante de cada nova sensação de perda. Desligar os sentimentos, para desativar as possibilidades de sentir dor, acabam também impedindo que a gente sinta o prazer, gratidão, sentimentos positivos, sentimentos que nos conectam com o nosso corpo. Como uma dissensibilização que acontece generalizada, não é possível escolher só alguns sentimentos. 

Esse eu quero sentir, pois é bom, já estes, não quero. Não é assim que funciona, isso não é possivel. Desta maneira, caso esteja hoje entrentando momentos de angústia, passando por dificuldades, padecendo coisas injustas, enfrentando problemas insolúveis e está aguardando algo muito terrível que pode ou não vir acontecer, eu espero sinceramente que isto lhe ajude Lua.

Sugestão, vá preparando seu corpo, tente lembrar que estas coisas não aconteceram, muito possívelmente não vão acontecer e que se elas não acontecerem, você terá sofrido tudo isto à toa, é em vão. Se elas ocorrerem, aí sim, terá motivos para sofrer. Contudo, a idéia de que sentir angustia agora, irá lhe privar da tristeza lá na frente não é verdadeira.

Desta forma, caso esteja triste agora, pelo fato, daquele reencontro nunca existir, e ela nunca ser sua, pois provavelmente, percebeu que a Lua nunca amou o Sol, obviamente pelo fato que não ama. Entenda você terá que conviver com isto! Porquê não há como não ficar frustrado quando percebemos que nosso amor jamais será correspondido, não importa o quanto tentemos e sejamos perfeitos, as vezes, nem tudo depende apenas de nós.

Até que aceitamos que possuímos forças para lidar com isto. Você consegue lídar com isto. Todos nós conseguimos. Enquanto para uns, é mais fácil, extremamente fácil. Para outros, será mais díficil, porém, tais dores, todos conseguimos suportar. E a gente só possui muito medo, muito medo mesmo de tentar conquistar os sonhos e realizar a vontade plena da existência de Amar na compreensão de também ser amado. 

Ah! Respira fundo, este caos são possibilidades e pode ser que nada disto ocorra e você precisará estar forte para viver somente o hoje. Sem tentar imaginar que o amanhã inexistente, reserva aquela catatrofe assustadora. As coisas que você estiver vizualizando são possibilidades que você não quer que aconteça, aliás, ninguém quer, faça o que tiver ao seu alcance. Fui claro Lol?

Sendo assim, lembre lua, para ascender, evoluir, é necessário alcançarmos à perfeição plena. Este texto foi uma tentativa de lhe ensinar a me curar e amar de verdade, ser amiga. Para sua sorte, nunca estive doente. Eu estive no controle todo este  tempo. Infelizmente percebi seu despreparo. Dessa vez você falhou. Mas, relaxa a vida vive nos testando e concedendo novas oportunidades de provar nosso valor em Deus. Acha que pode cuidar de alguém desta forma? Lembra que em nosso último encontro disse me amar com amor de Deus.

Me perdoa o que direi a seguir, mas, minha amiga você mentiu ou se equivocou. Em seu último email, disse que queria me ajudar, porém, logo após, parou de seguir meu blog, e desapareceu. Sinto que me enganei ao seu respeito, lhe solicito perdão por acreditar tanto em você e imaginar que você era muito maior que supunha ser. Porém, não desejo que você fique triste, foi legal a experiência para mim. Você me tornou mais forte. Suas ausencias sem explicação alimentou minha alma com saudades.

Você não foi surpresa! Não irei dizer ter sido ruin, não desejo ser embarassoso. Não afirmarei ser frustração. Apenas não foi surpresa. Assumo toda culpa, toda responsabilidade, projetei muito sobre você, e não me dei conta, que apesar de ser flor, não desabroxou. Que apesar de ser anjo, ainda não aprendeu a voar. Que embora seja Lua, ainda é minguante. Mesmo não sendo nada disto, como humana é mera mortal.

Então, me procure quando precisar. Se ficar doente, possuo tratamento. Caso apenas deseje alguém para lhe ouvir, estou aqui. Se precisar de consolo, sou ombro amigo. Pode contar comigo minha menina. Pois, a luz que você precisa para amadurecer não é luxo, eu possuo e posso oferecer e ensinar o que é. Isto sim é amar com amor de Deus. Espero que tenha aprendido a lição. A dura lição de Agaph, e o significado de uma amizade genuína, pura, inocente e verdadeira.

Nada muda se você não mudar. Mesmas escolhas, mesmos resultados. Escolhas diferentes, resultados surpreendentes. Trabalhe arduamente e lembre, nunca foi sorte, sempre foi Deus. Lol, apesar de tudo, você permanece um milagre divino.  Permaneça meiga e doce acordando com estes dois pés esquerdos, pois, sucesso e destino quem constrói é você. Último conselho, saia do cazulo, isso lhe fará bem, te amo, obrigado por existir menina.

Nosso paraíso está mais próximo que imagina, por enquanto, aqui é nosso único lar e devemos cuidar dele, então, simbora. Vamos cooperar para amar e sobreviver, afinal, nossos amigos e familiares acreditam muito em nós, e é nosso dever cuidar deles. Te amo anjo, durma com Deus.

Ninho, Mestre Agaph
Tom, Amigo Leal! 
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desprezou a Ignomínia

  Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomín...