domingo, 27 de outubro de 2019

MINHA POLÍTICA É A VIDA!



Olha lá...
Mais uma criança brincando no escuro

Veja só...
Mais uma infância em cima do muro

Até da dó...
Mais um jovem perdendo o sonho do mundo seguro

E segue só...
Mais um adulto sem esperança, buscando futuro.

Meus avós se foram!
Foi aí que a alma começou a chorar
Minha mãe partiu...
Deixando em meu colo alguém por quem pudesse lutar!
Meu paizinho morreu.
Tentei conter as lágrimas, senti algo começar a sangrar
Queria morrer!
Mas, ninguém se habilitou pra minha vida tirar.

Nasci no berço de ouro
Comi com talher de prata
Também morei na favela
Cresci chutando lata.
Sai de um apartamento
Tendo tanto ao redor
Pra um barraco no morro
De pau á pique ou pior.

Minha mãe fumava um cigarro,
Tentava relaxar.
Eu procurava as moedas
Faltava leite e fubá
Depois que ela nos largou
Tudo mudou...
Meu pai perdeu o emprego
E a fome me assombrou

Quando eu fiz meus 10 anos
Pra rua fui trabalhar
Vendia salgado no morro
A tarde iria estudar

Até a escola sentiu
Sumiu o brilho nos olhos
Estava em choque amigo
Mas, não iria parar

Veio a depressão pra me fazer desistir
Mostraram atalho fácil,  só que eu não quis aceitar
Tudo que não nos custa, não presta pra mim
Foi suado, difícil, até que a fé deixei me salvar

Uma voz me disse, vou te tirar daí
Um pensamento triste, a quem iria ouvir?
Achei que estava louco, porém nada era normal
Eu ouvi, veja se desça agora, ou o destino será mesmo fatal

Lembro que corri tanto aquele dia
Lembro daquela voz que me dizia
Sentia que era Deus do meu lado
A ordem era siga em frente, eu fiz
E disse aos céus meu muito obrigado.

Minha tia eu achei, tudo melhorou
Minha prima cuidou daquilo que de mim restou
Pra trás deixei minha irmã no sufoco do morro.
Com tanta coisa boa ao redor, faltava algo enfim.
Faltava ela aqui, eu trouxe ela pra mim!

Eu disse que passaria pra Faetec, passei!
Disse que eu passaria pra Rural, federal pública ingressei.
Embora um dia ser pastor eu já desejei
Até bacharel em Teologia eu também me formei

Sobre o futuro não sei. Acredite não sei.
Atualmente minha vida é política,
Pra sempre política será minha vida.
Mas, meu destino não sei. Fazer o que, se não sei.

A política é a arte de engolir sapo com areia e tudo!
Mas, eu sou um príncipe, entende gata, eu decidi entrar com tudo.
Desde então, faço do palco, minha existência em um mundo de sonhos
Sei serem planos nada seguro. Não fico na corda bamba.
Mas, ando em cima do muro. 

Dizem que política é fazer amigos?
Porém, brotou uma ideia ...
Jesus era amigo do mundo?
Jesus era amigo de Judas!

E a multidão que ele defendia ?
E o amigo que com pão e vinho servia ?
Foram os mesmos que trairam e o crucificou!

Eu disse que tinha um sonho
Foi quando abri meu coração
Alguns fecharam as portas
O sonho não é pra você irmão.
E eu disse não. Mais um não
Um não, não quero aceitar.
Eu disse sim. Pois sim
Estou dispostos a lutar e tentar.
Estou disposto a plantar e colher.
Estou disposto a viver e a morrer
Estou disposto a sangrar e vencer

Dizem que flores não crescem no chão! Será?
Dizem que rosas não brotam do asfalto! Ahahah!
Piada sem graça é aquela que alguém não sabe contar?
Quem sabe seja um verso ao inverso, que nem sabe rimar

Quando o mar não foi aberto bem na minha frente.
Tive duas opções, como covarde sentir a morte por trás me abraçar !
Ou agir, de repente seguir em frente.
Arder em coragem para sob grandes ondas me elevar. 

Se eu andei sobre o mar? Foi um mar de espinhos! Meus pés eu sangrei, quase que sem parar. Não queria desistir, me limitar a um mundinho. Que tão cedo ameaçou minha chance de sonhar. Eu remei contra maré, pra não ficar sozinho. Tive fome, tive cede, quase nu, e ainda sem carinho. Humilhado, invejado, abandonado, fiz do deserto meu caminho! 

Eu perdi minha família,
e quase tudo que amei.
Só não me perdi de mim mesmo,
pois, em Deus me reencontrei!

Passei por poucas e boas, será que deu pra notar? 
Mas, não serei do tipo que cuspo no prato que comi. 
Pois, se eu pudesse dar nomes aos bois,
o velho gado emagrecido, não teria me conduzido até aqui.

Não precisei fortalecer a auto imagem.
Passar um blush, melhorar a maquiagem.
Não fui fingido, do tipo que engana, um artista.
Não usei grana, para me promover com publicidade,
por ser mero vigarista! Não me prendi a vaidades.
Eu tive além de ousadia, muito carisma! 
Não cheguei atrasado, nem usei atalhos!
Não enxuguei as lágrimas. Nem acelerei a dor!
Quem me fez de paspalho,
Viu eu me tornar Diretor.

Não falei mal dos outros. Eu não meti o pau!
Não faz careta amigo. Picareta só se da mal!
Me chamam de louco. Ser louco é normal!
Em uma sociedade iludida e insana,
minha melhor doença é ser genial! 

Fui criado pra ser derrotado? Eu venci!
Se me jugaram ser um derrotado, eu venci.
Se apostaram pra eu ser derrotado, eu venci!
Porém, ninguém vence só! O Divino estava em mim!

De tanto ser lançado ao chão!
Tive que aprender a ser semente!
Tive que me erguer do solo.
Sangrar em meio ao asfalto quente!
Não podia ser fraco amiga.
Tinha que ser bem mais que crente! 

Enquanto não deu certo.
Certo senti, que ninguém me respeita.
Após 10 anos na área, trabalhando dia e noite, todo santo dia.
Pensei, se eu perder, será alguém me aceita?
Se eu fosse mediano, não haveria sucesso algum.
Então mandei a real, para quem mostrou ilusão.
Fiz de um talento que me entregaram, dez talentos sem um dom! 

Criado em meio aos escombros.
Suportando muros e concretos!
Muito peso sob meus ombros!
À espera de haver água no deserto!

São aqueles que diziam estar comigo, os primeiros a me abandonar! 
Também aqueles que eu tanto amava, os primeiros a me humilhar!
E aqueles que juraram lealdade. Infiéis, como puderam me magoar?
Eu tinha verdades! Mas, só havia mentiras.
E tais mentiras, mal pude suportar!

Eu tive ideias, e tentaram copiar o meu pensar!
Eu fiz projetos, mas, não tive amigo que pudesse me lançar.
Perdi a ong, perdi a igreja, perder a família, e o emprego foi bem pior!
Tem dia que da tudo errado. Agradeça, poderia haver sido ainda pior!

Dá dó, de ver que meu mentor parou!
Deu dó, de não sentir mero adeus da menina querida.
Por Deus, ninguém imagina o quanto a dor me abateu.
Veja se assista calado, hoje o crucificado sou eu.

Dá dó, sentir que quem estava ao lado nem ligou.
Deu nó, nó embargando minha garganta da dó.
Talvez eu seja uma criança, presa ao passado.
Talvez seguir em frente, não seja errado.
Talvez não exista um futuro.
Talvez o futuro seja pó!

Do barro ao pó, meu coração sangrou!
Do barro ao pó, minha historia emocionou.
Do barro ao pó, nada de palco da fama.
Nunca desejei tua grana. Eu só queria amor!

Do barro ao pó, será que lembra do meu abraço?
Do barro ao pó, será que ler as canções que faço?
Do barro ao pó, minha olheira não é só cansaço.
É também choro amiga, meu nervo não é de aço! 

É bom que digam fatos.
Daqueles que ninguém assume!
Mas, se forem mentiras, então,
não haverá quem me puna!
Querem destruir minha honra?
Querem mijar em meu túmulo?
Mas, não irão conseguir sujar meu nome!
Pois a justiça que desejo, embora seja cega,
irá matar minha sede e retardar minha fome! 

Já passei por tanta coisa antes.
Parece que a guerra nunca termina!
Tantos dias permaneci por baixo!
Até que aprendi a permanecer em cima! 
Aprendi a lidar com isto!
E o medo não me assusta.
Assista meu progresso, resista.
Se não conseguir se mude!

Fiquem, todos hipócritas emudecidos.
Fiquem, e todos canalhas se sintam traídos.
Fiquem, e não deem um só passo à frente.
Morre tão cedo quem mata!
Tem gente que morre mesmo sendo inocente!

Tenho que ser excelente, fui!
Tenho que manter minha fé, creio! 
Tive tudo pra dar certo? Errado!
Permanecer feliz, é meta que anseio! 

Quando se é pequeno ainda,
e se possui talento natural
Não será fácil torna-se grande.
Gigantes desprezam seu crescimento.
E anões fazem de tudo para não crescer!

Mas, um dia eu chego lá!
E tudo que sofri até agora, foi só treinamento. 
Pois, quando eu for campeão,
Vocês verão um vencedor perfeito e impactante!
E não um perfeito perdedor elegante! 

Política é vencer!
Vencer da paixão!
Política é viver!
Viver é emoção!
Política é autenticidade
Que transforma a cidade
Política é verdade 
Se Verdade for teu caminho
Política será liberdade!

Porém, pra ser política de verdade,
tem que incluir em tudo que disse acima,
Amar Deus sobre todas as coisas!
E amar teu próximo como a ti mesmo!
Se não, tanta dor nada lhe ensina.
E o asfalto será teu teto até que aprender a crescer!
Se tu não cresce pra baixo, jamais tu chega lá em cima. 

Política é minha vida, registrado em altos e baixos!
Perdendo e ganhando. Mas, sempre ajudando!
Sempre ajudando! Pois, é só o que sei fazer! E faço!
E espero que meus familiares e amigos não me abandonem!
E que Deus esteja me amparando pra vitória afinal!
Pois, só com Deus eu chego lá! Pois, não confio no homem
Embora eu deva dizer. Esta historia ainda não tem ponto final.

- Edson Alves
Versão: Parte de mim
Tom: Emocionado
Conto: Minha Vida Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desprezou a Ignomínia

  Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomín...