terça-feira, 9 de junho de 2020

GEAD - CHOQUE CULTURAL CRISTÃO

GEAD - CHOQUE DE CULTURAS CRISTÃS
Capítulo: O Regar...



Apocalipse 5. 9
“Eles cantavam esta nova canção: Tu És Digno de pegar o livro e de quebrar os selos. Pois, foste morto na cruz, e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, raças e nações.”.

O GEAD é o berço cultural Cristão mais eclético do planeta terra, todos os anos, centenas de milhares de jovens estudantes ingressam para FAETEC - ETESC e possuem a chance de participar deste maravilhoso Grupo Estudantil que Adora á Deus. A medida que olhamos pra traz e sentimos a facilidade de uma terra arada e fértil (1998 à 2000), de sementes que já foram plantadas (2002 à 2004), a nova geração tem a oportunidade única de regar para que todo tipo de semente cristã cresça. Imagine um ambiente onde fosse possível roqueiros, metaleiros, funkeiro, pagodeiros, e outros, tudo gospel, e que ainda existisse lugar para adoração raiz e que todos se respeitassem e adorassem ao mesmo Deus. Nós geração GEAD de 2005 sentimos isto pela primeira vez, de maneira profundamente estranha e absurdamente sobrenatural, tudo foi brutalmente para Glória de Deus! 

Quando metal e rock se misturam com reteté de Jeová e adoração, vocês já imaginam o que ocorre? 

É explosão de glória, louvor e unção!

Talvez os dois jovens mais injustiçados entre todas as gerações tenham sido Stenio e Laércio. Stênio era jovem muito dedicado às coisas de Deus, jejuava, se consagrava, era batizado com fogo e no fogo, possuía os dons manifestos, se desviava do caminho do mal, frequentava vigílias, círculos de oração, meditava na palavra de Deus, era separado dos costumes e práticas da carne. Dizia ele, “vigia vaso!”. Ou... “Varão, eu vejo uma grande obra de Deus na tua vida.”. Stenio amava o GEAD tanto quanto amava sua própria igreja. Mas, quem procurou o Stênio depois que ele se formou? Alguém por acaso sabe se ele conseguiu se formar? Alguém descobriu até hoje a data do aniversário dele? Que miseráveis amigos que fomos para o Stênio. Ele pode hoje está precisando da oração que um dia ele semeou por nossas vidas. E nós quase o esquecemos! Neste instante nem sabemos onde ele está. Se ele estiver desviado, será que a culpa disto seria apenas dele? Será que não pode ter sido retalhação espiritual? Será que o sofrimento dele não teria haver com a dedicação plena que ele exerceu na nossa geração? Eu não sei, ninguém sabe. Mas, Deus sabe e me fez lembrar!

Laércio era outro, um jovem talentoso incompreendido, mal interpretado, Laércio Martins nunca foi contra a Igreja, muito pelo contrário, ele era a favor dela. Só que a angústia dele, é que não nos limitássemos a uma alquimia emocional, mas, tivéssemos um encontro sincero com as mazelas religiosas alimentadas em estimação como hipocrisia no nosso interior. Ele nos convidava a liberdade  cristã, não queria que permanecêssemos vendados. Ele cirurgicamente queria usar bisturi espiritual para arrancar as escamas de nossos olhos. Tínhamos medo de nós enxergar ao espelhos e encarar nossos piores monstros. E o Laércio era a ferramenta que Deus usava para nos confrontar. Para nos dizer na nossa cara, que não podíamos viver um evangelho fajuto, um evangelho superficial, mas, um evangelho genuinamente cristão, que respeitasse os mandamentos de Deus. Que guardasse as sagradas escrituras. Que inspirasse a uma revelada transformação de corpo, alma, mente e coração. Ele era nosso João Batista, não com pele de ovelha e comendo gafanhoto e bebendo mel silvestre, mas, com uma camiseta vermelha, com uma calça jeans rasgada, uma guitarra vermelha atravessada no peito, e palavras de ousadia, audácia, coragem e autoridade do Espírito Santo para anunciar no deserto de nossos corações a palavra se convertam. Laércio estava preparando o caminho para o retorno de Deus. Mas, quem o compreendeu como Deus? Quase ninguém entendeu aquele jovem? Mas, Deus sabia quem ele era, e tinha um plano pra ele.

A geração de 2005 foi a geração mais complexa que se possa imaginar, nada igual, tudo diferente, e mesmo assim, o mesmo Deus! Personalidades intensas, fortes, geniais, eu talvez fosse o mais apagadinho daquela geração. Um jovem adorador da roça, cantando louvores mais velhos que seus avós! Consigo perceber claramente 3 equipes que se organizavam como uma, mesmo sendo 3! Todos estavam no lucro, não teriam outra chance de olhar o diferente com tanto apreço, acolher o oposto como igual, e ser um só coração com quem nada tinha de semelhante a você a não ser que no cerne do âmago desta relações estivesse a palavra Jesus!  

O que Laércio e Stenio tinha haver um com o outro? Nada!

Enquanto Stênio estava gritando Glória a Deus, Jesus é Lindo, e revelando até a lembrança da gente. Laércio não ficava atrás, e quebrava tabú e protocolos religiosos, anunciando um Jesus revolucionário e subversivo, batendo na hipocrisia e convidando para uma fé libertadora. 

O que eu ( Juninho) e Luana tínhamos haver um com o outro, nada!

O que Herbert PQD e Gustavo tinham haver um com o outro, nada mesmo!

Lorena e Dricka?

O que Jaíra e Karem tinha haver uma com a outra?

O Pity e Taty tinha haver uma com a outra?

O que Evelyn e Roberta?

Vitor e Robson?

Sirlene e Thiagão?

Não se escandalizem mas, mesmo Marcos e Marcelo sendo gêmeos era nítida a diferença nada sútil entre o humor e personalidade deles. Um reprovava a postura do outro com olhar. Mas, sempre unidos.

Faltaria tempo para falar de Thiago e Alan e outros. De fato, eles possuiam distinções muito claras. E ainda assim ninguém pode negar, juntos, unidos serviam e adoravam a um único Deus e em Cristo tinham tudo em comum. 3 tribos, diversas raças, mas um só povo, uma só fé, um só Senhor. Jesus reinou sobre nós ali.

Tinham tudo haver com Jesus Cristo

Atos capitulo 2. 11:
"... Ouviam apregoar em sua própria língua as maravilhas de Deus.".

Não falavamos a mesma língua mas, nos entendiamos.
Nós não éramos como o povo de Babel. (Gênesis 11. 1-9)
O GEAD era uma versão da Igreja primitiva!
Um movimento jovem estudantil
que seguia o mesmo Mestre Jesus
Quase 2 mil anos depois após
Deus haver sido crucificado.


Jaíra talvez não lembre, mas, foi ela que me agarrou pelo braço, 3 dia de aula antes que eu fosse almoçar. Depois viriam mais 3, Sirlene e os gêmios Marcos e Marcelo. Rodrigo Lobinho, Rafael e outros tentariam e desistiriam com o tempo. Priscila, Andriele, Robson, Roberta, Karen e Tati seriam respostas da oração de Sirlene e os Gêmeos. Mas, Luana se destacava traria um turma inteira de peixes raros, entre eles, o tubarão roqueiro Laércio, ele sempre foi um jovem de Deus, daqueles sincero, prático e verdadeiro. E os numeros começam a crescer: Alan, Lucas, Vitor, Hebert, Igor, Davi, Gustavo, Evelyn, Lorena, Thiago, Stênio e tantos outros, em alguns cultos chegava próximo a 100, mas, não era sempre. Era uma vez ou outra. 

Todos eram usados como o Mestre, se cumprindo a palavra que diz: " Se crerem, farão as mesmas obras que as minhas e ainda maiores.". Onde Jesus fez de 12 discipulos em um ano, 70 no outro. Nós fizemos de 3, Luana, Jaíra e Eu (Juninho), no início do ano de 2005, muito mais de 300 em 2006 para Glória de Deus. Gustavo, Evelyn, Lorena e eu (Juninho) estávamos lá para testificar a veracidade dos fatos. Imaginem duzias de católicos, duzias de metodistas, de batistas, de presbiterianos, de congregacionais, representando os históricos. Dezenas de assembleianos, de membros da Deus é amor e outros jovens de comunidade evangélicas, representando os pentecostais. Além de universais, internacionais da graça de Deus, nova vida entre outros representando os neo pentecostais. Todos unidos em 350 vozes aproximadamente para cantar louvor, orar, e ouvir a palavra de Deus. Lembro que a cantina começa a se procupar com horário do almoço. O refeitório estava ficando vazio a partir de 12:20, hora do culto GEAD. Pois, se o Espírito Santo não tivesse conosco. Nós não conseguiríamos. E os sinais nos seguiam, e diante de cada novo desafio Vitor, Lucas, Jaíra e outros diziam Deus proverá!

Uma divergência denominacional e Teológica entre Juninho e sua principal companheira surge. Eu e Luana sempre nos respeitamos demais. Sempre concordamos em discordar, fato normal no contato de grande líderes, mas, nunca deixamos isto ultrapassar os limites da obra de Deus e arruinar com nosso aperfeiçoamento espiritual. Não queríamos sacrificar a obra. Quando o assunto eram almas, pessoas, Reino, a gente cedia lugar para que o Espírito Santo governasse nosso ser. A prova disto, é que alguns anos depois ela iria me ajudar, pedindo meu currículo e tentando indicar para uma empresa. Sabíamos separar as coisas. Queríamos o bem um do outro.

Toda via não posso furtar você jovem leitor, das angústias desta experiências, onde você sempre tem algo a dizer, sabe a resposta, e escolhe não dar para não desagradar ao outro. Pois, ama tanto a imagem de Deus no outro, ao ponto de anular seu próprio eu. Talvez um dia, isto ocorra também com você e esta lição de superação e convivência pode lhe ajudar a edificar e a subir degraus no Reino de Deus. Pense que para cada gesto de boa fé, de auto controle, de auto superação, de domínio próprio, de apreço pelo diverso e oposto, é uma nova pedra na tua coroa de glória eterna! Pense até mesmo no teu galardão. Não será tarefa fácil, mas, ser agradável é uma prerrogativa genuinamente cristã. 

Luana era Batista, os conceitos de Calvino estavam na origem da motivação de sua fé, mesma que ela não percebesse, ou admitisse os fundamentos! Não quero que pense apenas no conceito salvação e eleição. Em Calvino cristianismo e arte; cristianismo e política; cristiano e ciência possuíam uma maneira de se relacionar. Como a graça de Deus nos transforma hoje e agora, e como que através de Jesus este Deus redimiu o mundo e pudéssemos hoje e agora desfrutar e vivenciar a graça de Deus, trazendo transformação social, e esperando sim, uma vida eterna após a morte. Pelo que eu consigo lembrar, haviam 5 pontos ocultos na forma dela expressar sua fé cristã:

* *Depravação total*, por conta do pecado original, todo ser humano está separado de Deus. Ele está morto em seus pecados, e o morto nada pode fazer. Por esta hipótese o ser humano não teria um completo livre arbítrio. A imagem de Deus estaria corrompida, e o ser humano sozinho, por si próprio, não teria condições de escolher a Deus. Apenas se Deus fizer algo primeiro, é que ele teria condições de responder a isto. Mas, sozinho, o homem não tem liberdade de escolher a Deus.

* Eleição Incondicional, Deus incondicionalmente antes da fundação do mundo escolheu e elegeu aqueles que seriam salvos. E isto não depende de nós. Na verdade não há nada que possamos fazer para sermos salvos. A salvação desta forma parte de Deus, é Ele que toma iniciativa. Como o ser humano, está corrompido e depravado, e não possui condições de escolher a Deus, é Deus quem toma esta iniciativa. É o Espírito Santo que constrange o coração da pessoa, sendo o próprio Deus único responsável por colocar no coração humano o desejo de responder a este chamado a está eleição.

Esta eleição não deve ser compreendida como Deus esmagando a vontade humana e obrigando algo contra liberdade. Mas, a doutrina do calvinismo diz que ele regenera o coração humano, fazendo com que aquele coração volte a desejar Deus. Feito isto, a ação do Espírito Santo é de dentro pra fora. Fundamentam isto mas escrituras com uma variedade boa de textos que demonstram como Deus elege e escolhe os seus. Romanos, carta de Efésios, que afirma que desde antes da fundação do mundo Deus nos predestinou.

Em resumo a salvação não depende de nós, depende da graça e da obra de Deus. Todo ser humano é pecador. Deus não nos deve nada! Se ele eleger alguns, seria um favor Dele, e por conta de piedade, misericórdia e graça, Deus escolhe os que se salvarão. Nada tem haver com Deus condenar outros por puro prazer, pelo contrário, a culpa do pecado permanece sendo nossa. A culpa dos que não foram eleitos é do pecado humano, não se pode culpar Deus por isto. Mas, se Deus é amor, porque Ele não escolhe salvar todo mundo então? A última frase é o tendão de Aquiles do Calvinismo. E a única coisa para responder é Deus não nos deve nada! 

* *Expiação limitada*, Jesus não morreu por todos os seres humanos, mas, apenas por aqueles que seriam eleitos.

* A *Graça é Irresistível*, o ser humano aqui não pode resistir a graça de Deus, diferente do arminianismo. Todo aquele que o Espírito Santo escolhe derramar sua graça, constranger o coração e trazer o arrependimento, este não pode resistir a graça de Deus. É uma sensação de que não foi você que escolheu Jesus. E sim Jesus que te escolheu e por conta disto te humilhou para que você se rendesse. Daí a única opção foi escolher, não por obrigação, mas, pelo fato de naquele momento meu coração haver sido transformado. Ou seja aquele desejou que surgiu, foi o próprio Deus que plantou ele em seu coração.

* Perseverança dos santos, uma vez que você foi salvo, há um sentimento de perseverar até o final no caminho de santificação, no caminho de transformação. 

Eu assembleiano roxo, daqueles que jejuava e subia monte, com Arminio na veia, na genialidade do esforço e auto doação! Desta maneira eu tenho 5 pontos chaves: 


 *Livre arbítrio*, todo ser humano possui liberdade para escolher pecar ou não pecar, liberdade para escolher Deus ou não escolher a Deus.

 *Eleição Condicional*, Deus elege as pessoas apenas em uma condição que ela possua fé. Ou seja, sem fé, não há como se tornar um eleito. Ou seja, a salvação é uma obra de Deus, mas, ela dependeria da nossa decisão, nossa escolha condicionaria isto.

 *Expiação Universal*, ou seja, o sacrifício de Jesus na cruz foi para todas as pessoas do mundo. Jesus morreu para todos, e todos têm a oportunidade de crer ou não. Todos recebem a oportunidade de se arrepender e ser salvo. 
 *Graça é Resistível*, a graça de Deus pode ser resistível pelo ser humano. O Espírito Santo ainda poderia vir, poderia tentar me fazer se aproximar de Deus, mas como eu possuo livre arbítrio, eu posso resistir a está graça. 
 *O Ser Humano pode cair da graça*, ele pode ser salvo, embora, se ele não perseverar nesta salvação, ele pode cair da graça e consequentemente perder está salvação.

Eu e Luana éramos amigos e rivais. É estranho falar isso hoje, mas em 2005 ainda não tinham criado nenhuma novela com este nome. Só para constar.

Lembro que havia um grupo que por ter que se formar aquele ano, praticamente só podiam frequentar o GEAD três vezes na semana. Já o restante lutava e sentia prazer de estar todos os dias. De maneira que visivelmente cada dia era um estilo musical, basicamente em um dia corinho de fogo, no outro metal cristão, em um dia hinos da harpa, no outro rock gospel. Se um dia era Banda Logos com Eu Te Adorarei, no outro Era Fruto Sagrado, Resgate e outros. E acreditem tudo ocorria perfeitamente para Glória de Deus.

Não sei dizer se sem a garra envagelistica da Luana, ou sem a unção sacerdotal de Deus fluindo sobre o chamado dela, se alguns daqueles jovens teriam a chance de permanecer frequentando suas congregações mesmo que a Igreja permanesse fervendo dentro deles. Pois, o cenário interno das instuições religiosas de fé cristã ainda não estava muito aberta a visão.

Primeiro, vale dizer que harmonia e canções, gêneros musicais são formas de expressar-se através de ritmo e sons. E que não importa a técnica musical, ela pode e deve adorar a Deus de alguma forma. Prova disto que após 15 anos, percebemos isto ser visivelmente viável. 

E segundo que calvinismo e armianismo são visões processuais limitadas a respeito do mistério e grandiosidade de quem é Deus. Tentar explicar Deus através de apenas uma ou outra seria processo, pois haveria um início sem determinação sobre um possível fim. Ou seja, ambas tentativas de explicar a graça de Deus não são infalíveis.

O fato de haver uma corrente teológica que sugestiona nossas ações não significa que devemos nos orgulhar disto, e não considerar que o agir de um Deus de multi versa sabedoria hora ou outra não irá balançar nossos alicerces com maravilhas inexplicáveis! Onde teremos que abrir mão da zona de conforto dos nossos fundamentos teóricos! Desde que não percamos a fé em Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, já que isto é essencial. O restante surgi como liberdade, por não ser essencial a nossa comunhão como irmãos e a salvação anunciada e desfrutará em nosso meio. 

Assim eu concluo, que se não fosse Deus agindo em 2005, seria impossível aquele GEAD, em um formato nada peculiar, tão exótico, tão raro alcançar êxito como equipe e falar a mesma língua. Naquele verdadeiro choque cultural cristão. Mas, o mesmo Espírito que operava em mim, opera nela, e assim em todos. De maneira que ninguém divergia de ninguém. Todos se ajudavam! Éramos uma diversa e excelente equipe. Nossa unidade tinha haver com Deus! O Espírito Santo derramado em nossos corações fazia nossa alma permanecer conectada uns com os outros. E Jesus Cristo era nosso único alvo, objetivo e missão! 

I Pedro 2. 9
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.”. 

GEAD,
Capítulo: Regar
Choque de Culturas Cristãs
Geração 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...