terça-feira, 28 de maio de 2019

MEU "SINE QUA NON"


"Você é minha condição necessária para eu existir"

Confesso que tenho uma admiração intrigante pelo latim. O termo "sine qua non", expressa dentre tantos significados, a literal reflexão: "sem o qual não pode ser.". Imagine algo, uma ação, uma realização, que para existir, necessite de uma condição ideal, de um fator primordial, de um ingrediente indispensável, de um integrante essencial. O classico termo latino é usado nas areas de direito, economia, filosofia, teologia e também na medicina. 

Não faz muito tempo, eu me apropriei da expressão, e retraduzi ela com uma única palavra: Insubstituivel! É comum, perceber que nossa sociedade enfrenta uma dificuldade de reconhecer o potencial alheio como único, como magnifico, como magestoso, como magnanimo, como singular. Porém há pessoas raras, pessoas tão inacreditáveis que se tornam insubstituiveis para fatos, momentos, descobertas, atividades, projetos especificos e de extrema urgência e relevância.

Quem nunca ouviu a célebre frase?  -Não sei o que seria da minha vida sem você. Ou... -Sem você, nada disto seria possível! Há ocasiões impressindiveis, que requer algo pouco comum, alguém impressionante. Um ser fascinante, dotado de uma maestria descomunal, alguém infalível. Em toda sociedade de aparências, o ter sobrepõem o ser. O interesse em objetos, valoriza mais coisas que pessoas. Aí reside o fracasso de todo projeto. 

O deslumbre é passageiro, mas, quem é unico, se eterniza. Lembrem de Leonardo da Vince, Miquelângelo, Alexandre o Grande, Mahatma Gandi, Albert Aisntein, Isaque Newton, Maomé, Buda, Jesus, Madre Teresa de Calcutá, Charles Chaplin, Senna, Pelé, Steve Jobs, Stephen Hawking. O que estas pessoas tinham em comum? Elas eram as melhores em tudo que faziam. Eram gênios de suas áreas. Não importava quem os tentasse ofuscar, eles nasceram para brilhar.

A Conditio sine qua non para serem especiais, era a atitude deles de se revelarem extremamente úteis, exclusivamente necessários, terrivelmente únicos, inexoravelmente imprevisiveis. Eram humanos tão intensos, que marcaram pra sempre a humanidade quando escreveram as contribuições de suas experiências nos anais da historia. Eles descobriram a fórmula de se eternizarem. Atitude! Ação! Amor! Dedicação máxima por aquilo que acredita.

Já reparou quantas pessoas desistem de seus sonhos, pautado em conselhos medíocres, jargões sórdidos, ou até ensinamentos bem intencionados que apenas te engessam. Que subtrai sua grandeza. Que decapita com seu vigor produtivo. Que te enterra na lama da miserabilidade. Que diminui seu potencial e lhe priva da realização milagrosa de seu sonho. Todo mundo merece ser feliz. Não podemos permitir que nossa esperança seja furtada, nossa fé, roubada e assassinem nossos sonhos.

O que você precisa fazer é lutar. Você precisa acreditar em você mesma. Pare de deixar que as pessoas decidam por você. Quase todas elas nem estarão por aqui para viver sua vida. Muitas pessoas partiram. Nenhuma juventude dura pra sempre. Você tem o mundo pra conquistar, mas, prefere, viver no faz de conta. Ser limitada nesse mundinho de aparência. E não se abre pra ser feliz de verdade. Flor, desabroche. Lua, não mingui. Fênix, renasça. Faça existir! Sim, você pode menina.

Nós podemos mudar o mundo.
Vem comigo que eu te ajudo!
Tem tanta coisa bonita lá fora.
Só queria te mostrar. 

Você não entendeu o que eu queria.
Era te levar daqui, pra nunca mais te ouvir dizer
Que você não se sentia bem pra posar para uma foto.
Eu queria é ver você sorrir e te fazer feliz!

Existe a condição ideal pra perfeição.
Sua sine qua non pra completude se chama amor.
E advinha, isso é o que tenho de sobra, deixa existir!
Você nunca vai saber se não tentar. 

Não é fantasia, nem utopia, é destino.
Só que pra se torna realidade você precisa ser forte.
Sonhar, lutar, acreditar, fácil não vai ser.
Mas, te prometo que se for pra te ver feliz:
Eu faço valer á pena!
Você é a condição ideal
Pra que o amor jamais se acabe.
É você meu conditio sine qua non! 

Ninho,
Versão: Insubstituivel.
Tom: Amoroso.
Conto: Lágrimas Imperiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESOS A REDE:

  Neste mundo digital em constante evolução, as redes sociais se tornaram uma extensão de nossas vidas. No entanto, nem sempre estamos satis...