sábado, 11 de maio de 2019

NINGUÉM EXPLICA DEUS?



Ninguém explica Deus? Eu sim! Quem é Deus?

Sobre Deus e nossas limitações em abarca-lo pelo entendimento, já se expressava de modo mordaz, mas realista, o crítico literário norte-americano Harold Bloom:

“Quem era, quem é Javé? Sem dúvida Ele continua nos dizendo, mas nem a Tanaká, o Talmud, a Cabala, o Novo Testamento e o Alcorão juntos são suficientes para abarcar tudo o que Ele nos diz e também o que Ele não nos diz. Minha larga experiência como leitor de Shakespeare como professor que ensina às pessoas a lê-lo, tem me feito desconfiar de todo tipo de aproximação a Ele (Deus), pois Ele nos contém. ” (HAROLD BLOOM, Jesús y Yahvé, p. 136).

É por essas e por outras que cada vez me convenço mais de que não faria mal algum, se fôssemos mais humildes quando falamos sobre Deus, pois a despeito de toda nossa inteligência, Ele seguirá sendo sempre maior (muito maior) do que pensamos. 
Mas então isto significa que não podemos falar nada mais sobre Ele e Seus desígnios? Não, em absoluto! Isso seria um exagero. Um grande equívoco. 
Se assim fizéssemos, seria o mesmo que tornar a ideia de Deus algo tão obscuro, um conceito tão vago, que nada diria e que, por isso mesmo, a ninguém mais conseguiria interpelar existencialmente.
Mas se temos que falar algo sobre Deus (e estou certo que temos sim...), falemos daquilo que não há risco de erro algum: Deus é amor e Sua misericórdia em nosso favor se renova toda manhã. Isso é uma convicção que irmana todos os seres humanos. É ponto de partida para todo diálogo fraterno e respeitoso com quem quer que seja. Isso me basta. Com isso durmo tranquilo. 
O resto... o resto podemos deixar para depois.

Doutor em Teologia: Levy da Costa Bastos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...