sábado, 25 de maio de 2019

SEGUIR EM FRENTE!




O que é seguir em frente? SEGUIR EM FRENTE?

Seguir em frente é a arte de superar todo abandono!

Ser ajudado nos priva à liberdade. Melhor obedecer que sacrificar. Se não há o que obedecer, melhor não se apoiar. A Bíblia diz: “Onde estiver teu coração, ali estará seu tesouro.”. E entendo a partir disto, que para tudo que fazemos em amor, teremos devida recompensa! Não por interesse, mas, por regra inevitável de vida. Que nos devolve nosso bem pelo bem de se fazer, sem nos exigir nada em troca!

Deixando de lado a convicção do tema religioso. E falando mais sobre as parciais verdades do dia á dia. Eu reafirmo que sempre tento não tomar nada como certo. Apenas lido com o que acontece. Qualquer tipo de expectativa soa pra mim como súbita insensatez. Não me parece apropriado me considerar importante pelo que eu faço. A vida me ensinou que este não é um posicionamento sadio, sólido. E que fazendo desta forma posso me frustrar.

Evitar os jargões, e as máximas de efeito do tipo: “Sabe quem eu sou?” Ou “Conhece minha história?”, me parecia na época em que eu era jovem, uma forma de empoderamento, atualmente, percebo como razoavelmente infantil. Parece mera blindagem. Protegendo meu corpo frágil. Como máscara que esconde meu olhar de coração mole! O que a mim era fantástico, hoje, percebo como ridículo! Tento não fazer mais isto comigo mesmo.

Eu espero que eu tenha aprendido esta lição. Se eu me considerasse alguém digno para dar conselhos. Daria um neste dia. Focalize sua energia naquilo que te faz perceber o quanto você de fato é bom! Se dedique naquilo que você realmente é capaz! Não desperdice tempo, oferecendo pérolas aos porcos. Tão pouco se conforte com a neblina da vitimização. Ambas lhe reduzem e te adoecem. Migram seu potencial, isto quando não impedem seu progresso. Lhe furtando sua chance de evidente sucesso.

Ninguém lhe dirá isto, antes que você acredite tanto em si mesmo, antes mesmo, que tentem te encorajar ao contrário, e você, jamais concorde. Pois, possui a certeza de quem é, e onde deseja chegar! E não há ninguém, melhor que você mesmo, para perceber isto primeiro! Então, se dedique, lute, persevere, resista, insista naquilo que você espera e trabalhe para existir! Você pode. Mas, nunca saberá do que é capaz até tentar.

Nossas experiências, nos servem, entre tantas outras lições, para nos ensinar que existem tantas outras, que não conhecemos, e que são tão emocionantes quanto às nossas. Isso nos inspira, e eleva nosso entendimento de que não é correto se lamuriar, denunciando o óbvio, anunciando o evidente, criando ao nosso redor, razões para justificar a vida não ser do jeito que imaginávamos.

Primeiro, pois isto, não nos conduz a superação. Segundo, pelo fato disto, nos parear pelo aparente fracasso. Como se o destino estivesse escrito, nosso livre arbítrio não significasse nada. E o fruto de nossas escolhas fossem sempre trajetos do nada á lugar nenhum! Isso é brutal! É cruel pensar assim! Deixar de acreditar em nós mesmos. Naquilo que somos capazes de fazer. Apenas por causa das circunstâncias que momentos ruins nos impõem. Ei, garota, enxugue minhas lágrimas? Sorria!

Nosso elemento de sucesso, varia de nos identificarmos como realmente somos, e do que precisamos fazer, para nos tornarmos ideal para grandeza dos melhores sonhos, com a ideia, de que se quisermos muito algo, por mais impossível que pareça, sim, isto pode ser real! Por que não? O que é a utopia se não, aquele sentimento que nos move. Algo ludico que nos lança ao sonho, na busca pela felicidade no provável impossível.

Outro fator que sempre desejei explicar as pessoas, é que o valor de quem sou, com meus talentos e dons não estão à venda. Não trabalho por dinheiro. O considero relativamente necessário. Porém, não é o mais importante, ao ponto, de determinar um salário por meu profissionalismo, o esforço intelectual, ou atividade política, quem sabe uma obra artística ou literária. Não faço por mérito financeiro, o faço pela posteridade! O faço na idealização de me eternizar como útil!

De jamais ser apagado da memória de todos que precisaram de mim. Minha honra não está à venda! E se estivesse, dinheiro nenhum do mundo seria suficiente. Não trata-se de eu me super estimar como perfeito. Mas, de eu jamais me restringir a me subestimar pela imperfeição que me rotulam, por avistarem o frasco de quem eu sou, sem captar meu real conteúdo! É minha generosidade que me faz não ser um homem pobre.

Pois, carrego valores nobres, que valem uma fortuna, já que estão raros nas bagagens expostas pelos meus contemporâneos. Não se trata de possuir tudo que quero. Mas, de admitir, que sempre tenho tudo que preciso. É de fato, a única prosperidade sentida. Não é cobiça vã. Tão pouco aflição da ambição. É a serenidade, e a calma dominando meu ser. Fazendo de meu coração algo tão gélido e sólido, que queima a quem tocar. Cristaliza os lábios de quem ousar se aproximar.

Me blinda contra as desventuras de uma vida de altos e baixos. Recheadas de decepções, traições, e abandonos! Eu não desejo possuir muitas coisas materiais. Nunca desejei. Apenas o que eu queria era manter a minha felicidade. E compartilhar ela com aqueles que conviviam comigo. Se tratava apenas disto. Nada mais. Sério, se eu pudesse dizer, o que eu realmente quero neste momento, é continuar trabalhando com pessoas criativas, dinâmicas, interessantes, magníficas, que me faça sentir mais próximo de mim mesmo.

Que me inspire a me tornar um ser humano melhor, mais talentoso. Que absorva minha mente na construção de realidades mais justas, iguais, respeitosas. Quero permanecer tendo poder de mudar a vida das pessoas para melhor! Sim! É isto, eu quero marcar a vida das pessoas. Mudar a vida delas para melhor! Estou cansado de aceitar as coisas como elas são! Estou inconformado. Quero mais de Deus! Mais da vida! Mais de mim mesmo, para fazer com que as pessoas possam ter, e mesmo assim, prefiram ser, serem melhores, cada dia mais e mais.

Hoje uma amiga, com palavras simples e bem objetiva, me incentivou a seguir em frente. A intenção dela foi boa. O objetivo dela era me ajudar. Já fui abandonado muitas vezes na vida. Já me senti traído muitas vezes na vida. Já fui desamparado mais vezes que eu possa contar. Por isto, sou muito intenso, em tudo que eu faço. Eu tento desfrutar de tudo que posso, enquanto tenho. Pois, eu sei, que cedo ou tarde, irão tirar isto de mim. E sempre tiram.

Na vida, tudo é pueril, passageiro. Até as amizades. Sempre gostei de registrar todos os acontecimentos. Por entender, que ora ou outra, sendo boas ou más experiências, tais momentos, inevitavelmente irão passar. Gosto de olhar o álbum de fotografias na estante empoeirado, e abrir-lo, e descobrir a estoria que cada imagem me conta. Sei que nem todos partilham do mesmo anseio. Talvez por não entenderem que eles, naqueles instantes, são tudo que eu desejava não perder.

Mesmo sabendo nunca haver tido de fato. O que resta pra mim, são sempre as recordações. As lembranças. As memórias. As fotografias. Nada mais! E as pessoas sempre me dizem o mesmo. Siga em frente. Meu tudo fica pra trás. E eu sigo, com o que sobra do meu coração. Estes sentimentos, essas vivências, são meus maiores tesouros! Sempre que estes términos inusitados ocorrem, a pressão se eleva. São golpes fortes da vida. Me dizendo, fica no chão. E eu me ergo! Sempre me ergo mais forte. Podia fugir. Mas, pra onde?

Porém, não quero fugir da vida, por momentos ruins que me furtam a alegria. Pois, eu possuo esperança sobre quanto a vida bela ainda pode ser. A vida tem potencial pra isto! Para ser ineditamente bela, não importando quantas vezes eu tenha que tentar de novo, até me realizar completamente em ser feliz! Mas, não quero experimentar está felicidade só! Quero sempre compartilhar-la. As perdas foram muito difíceis. Ninguém imagina quão difícil foi ter que lhe dar com estas situações. Mas, eu tento prevalecer. Tento suportar. Com a mesma voz, siga em frente!

Tudo que faço hoje, é para homenagear pessoas que amei, e que perdi. Por isto, eu permaneço fazendo o que faço! Isso é o que me compõem! Não é um papel. Trata-se da pureza de quem eu sou! Sem máscaras, não por espelhos, sem armaduras, apenas meu eu frágil, sufocado em mil emoções! Como criança que gira no ar! Então eu aproveito a vida ao máximo. Por entender, ser isto, que as pessoas esperam de mim. Que eu me erga, que eu não pare! Que eu não desista. Que eu siga em frente!

Às vezes uma tragédia pessoal acaba nos quebrando em mil pedaços. E a gente em uma atitude súbita, tentar juntar os caquinhos. E colar de volta, só que não dá. Mesmo que desse, jamais seria o mesmo. O que resta fazer, é aceitar. Recolher tudo, e abandonar em uma lixeira, para que ninguém se corte. Mais uma vez, se precisa seguir em frente. Permanecer sendo uma pessoa legal. Não abrir mão de ser bacana. Ajudar quem precise de você, permanecer pronto pra viver e ser novamente abandonado. Até que você seja a lembrança que todos desejam novamente possuir, e você siga em frente, rumo a eternidade!

Vos deixo o fragmento da seguinte canção, caso alguem, algum dia, lembre de mim:

"Se tudo mudou, contigo, não, sou mais o que sou. Pra trás eu deixo, aquilo que fui. E as cartas que eu escrevi, longe de ti. Se tudo mudou, eu abro as velas da embarcação. Na esperança, que pela manhã, avistarei, o porto, onde lhe encontrarei. O "Porto" onde te reencontrarei.". - Os Arrais.

- Sabe o que é seguir em frente? É me despedir, só que desta vez, pra sempre. Mais uma vez, abandonar ou ser abandonado por aquilo que amo.

Finalmente, poderia lhe dizer até logo, mas, acho que deseja ouvir adeus.
Afinal, você deve ser mais uma pessoa que deseja que eu siga em frente.

E eu seguirei?

Ninho,
Sem versão.
Sem conto.
Apenas tom:
De abandono e despedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...