terça-feira, 29 de setembro de 2020

GEAD - VOTO DESNECESSÁRIO!

 GEAD - VOTO DESNECESSÁRIO?

O que haverá de mais útil nesta historia é afirmar que voto estupido, não precisa ser cumprido!

O que você faria se alguém tentando se ajudar, prejudicasse seu futuro?


Ou...


O que você faria, se descobrisse que alguém votou o sacrifício de tirar tua própria vida? 


Vamos ao texto sagrado? 


Juízes 11. 29 ao 32:


“29 Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.

30 E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,

31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.

32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o Senhor os deu na sua mão.”.


Se o texto terminasse aqui GEAD, seria uma linda história, de um guerreiro cheio de fé, valoroso em batalha, que fazia votos ao Senhor, e Deus era com ele. Este é o romance que a gente espera ler! Mas, nem sempre a Bíblia é uma poesia racional! 


Às vezes muita fé, pode facilmente se confundir com fanatismo. E votos com tolices. Só depende do desfecho que dermos a historia, para ela sair de conto da Disney ou de fadas para verdadeiro filme de terror!


E é isto que ocorre aqui!


Vejamos Juízes 11. 34 até 40


Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.

35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás.

36 E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste; pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

37 Disse mais a seu pai: Concede-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.

38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.

39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.”.


Sabe GEAD, qual lição tirar do voto que Jefté fez ao Senhor?


Os mais espiritualistas, dirão afogados em emoção, que homem de fé!


Os mais sensatos, dirão, que cara sem noção, perdeu a razão!


Eu tenho uma pergunta, como você fica, na hora de pagar o voto que você já fez!


Na época que eu era do GEAD, em 2005, era comum adolescentes, jovens e adultos fazerem votos impossíveis!


O famoso voto de tolo!


Irei jejuar 40 dias!

Irei fazer 365 dias no monte!

Irei ficar em silêncio por uma semana!


Eu sei pois, lembro-me que entre tais votos, cumpri quase todos, sim, eu também já fui um tolo!


Ao menos eu conseguia honrar meus votos!


E Jefté também! 


Só que este sacrifício, custou a vida e o futuro de sua própria filha!


Poderia falar de Abraão com Isaque? 


Mas, não cabe aqui!


Poderia mencionar Saul, quando afirmou algo, que não pôde cumprir, se não deveria matar seu próprio filho. ( I Samuel 14)


Só que ocorre, que este fim é tão fatal quanto o primeiro, e tão tenebroso quanto o segundo, pois, de fato Jefté cumpre seu voto!


Só que é a lei de Deus!

Não matará!


E ele vai lá e mata sua própria filha!


Não por Deus ter solicitado este sacrifício! 

Não por lutar em favor de um povo!

Mas, por não ter sabedoria na hora de votar a Deus!


E algo que mais me incomoda neste voto, é que o efeito da atitude dele, muda o destino de uma outra pessoa! 


Sabe aquele tipo de pessoa, que sabe que determinada ordem é absurda, e ainda assim, te ordena, desejando que você execute cegamente, mesmo contra sua vontade!


Mano isto parece loucura, pois de fato é, isso não é fé, é fanatismo! E devemos tomar muito cuidado com isto.


Bom, espero que vocês tenham gostado do texto curtinho de hoje. Que isto te faça refletir sobre como e o que você tem orado e prometido a Deus.


Que nós possamos absorver apenas a parte positiva da história de Jefté!


Que não sejamos covardes com o nosso semelhante, permitindo que ele se afogue em nossos delírios ou ansiedades!


E que sejamos espiritualmente racionais, oferencendo ao Nosso Deus uma fé inteligente.


A Bíblia diz que Deus rejeita sacrifício de tolo! Recomenda que nem mesmo votemos se não tivermos a capacidade para cumprir! Lembre das palavras do Mestre que orienta sobre a construção de uma torre, que antes devemos ter o planejamento! 


Certa vez o Marcos Miris da geração de 2003 me ensinou algo parecido, esclarecendo a diferença entre processo e projeto! 


Enfim GEAD, está mensagem se encerra aqui, espero humildemente que tenham gostado. Se isto edificou sua vida, orem por minha família para que Deus permaneça instruindo meu ser com sabedoria e conhecimento.


Se isto por acaso, não te agradou, então, lance este ensinamento fora, descarte ele, pois, você não é obrigado a tolerar mentalmente nada que não lhe faça bem. Ok?


Lembre voto desnecessário é voto de tolo!


GEAD, em VOTO DE TOLO?

Terça feira, 29 de setembro de 2020

Horário: 19:00

Brasil 🇧🇷 - Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...