sábado, 12 de setembro de 2020

GEAD - ESMIRNA?

 GEAD - ESMIRNA?


GEAD, pelo que você a esta altura pode perceber, estamos na parte onde nosso livro trata das 7 Igrejas que ficavam localizadas na Asia Menor, atualmente estas 7 Igrejas, e seus restos históricos ou ruínas arqueológicas, estariam na Turquia 🇹🇷. E hoje tentarei fazer um resumo sobre a Igreja de Esmirna. 


GEAD, por gentileza, me acompanhe então,  se Filadélfia é a Igreja do amor perfeito ou fraterno.


E Éfeso é a Igreja que abandonou o amor ou o amor se esfriou.


Esmirna é a Igreja que é perseguida por conta do amor ao evangelho. 


Esmirna, ela não recebeu reprovação, mas, consolo. Por ser duramente perseguida. Representando desta forma o período do primeiro ao quarto século, período de extrema perseguição da Igreja e dos cristãos.


Vamos ao texto bíblico para entender seu contexto GEAD?


Apocalipse 2. 8 ao 11:

8 “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: ‘Aquele que é o primeiro e o último, que foi morto e ressuscitado, faz as seguintes afirmações: 

9 Conheço as tuas aflições e a tua pobreza; contudo, tu és rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, pelo contrário, são sinagoga de Satanás. 

10 Não temas nada do que estais prestes a sofrer! Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão; a fim de que sejais provados, e sofrereis perseguição durante dez dias. Sê fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida!’

11 Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas: ‘O vencedor de maneira alguma sofrerá a punição da segunda morte’.”


Vamos esmiuçar GEAD, está porção maravilhosa que é a palavra de Deus como alimento para nossa alma? 


Antes de fazer isto, lembre de orar em todo tempo. E que estas mensagens precisam ser atemporais. De maneira, que se hoje elas falam comigo e contigo, amanhã pode falar aos jovens do mundo inteiro sobre como melhor servir a Deus dentro e fora da Igreja. 


Dentro do ambiente escolar, do ambiente profissional, e outros.


Precisamos de Deus em todos os setores da sociedade. Caso não GEAD, a sociedade irá se auto destruir. 


Enquanto formos luz, as trevas serão afugentadas!


Enquanto formos sal, as vidas terão sabor apurado, é bom tempero!


Mas, um dia, seremos perseguidos por conta do amor cristão! E devemos buscar respostas sobre como deverá ser nosso comportamento. 


Ele ressuscitou, vivo está outra vez. E ao Rei dos Reis, já podemos adorar tanto com instrumentos e canções como com nosso próprio corpo em sacrifício vivo á Deus, em espírito e em verdade.


Mas, voltemos ao conteúdo do texto bíblico sobre a Igreja de Esmirna.


A cidade de Esmirna ficava a 65 quilômetros da cidade de Éfeso. 


Uma cidade de beleza única, com uma praia de causar admiração as praias existentes atualmente no Brasil. 


Era eixo comercial de rota entre Índia e Roma, e Pérsia e Roma.


Uma cidade procurada não apenas como repouso para comerciantes rumo a Roma, mas, também por seus avanços na área da

Medicina. 


Uma cidade que para época era altamente desenvolvida e estruturada, isto se afere por conta da grandeza de suas habitações, e também, a extensão e largura de suas ruas. 


Nela havia um templo para uma divindade chamada Dionisio, também conhecida como Paco. Que era um deus grego romano do vinho. 


Jesus revela sua mensagem ao líder espiritual da Igreja, no texto identificado como anjo da Igreja, onde

Ele se revela ao dizer que esteve morto, mas, reviveu. 


Em outras palavras, a mensagem significa, olha esta Igreja está sofrendo perseguição? Quem está escrevendo para vocês, é alguém que já enfrentou a morte e venceu! É uma maneira de credenciar, falar, eu me identifico com esta dor, e posso aferir sobre este sentimento que atribula vocês nestes dias. Se atentem que possuo promessas e bênçãos para vocês Igreja de Esmirna! 


No versículo 9, fica evidente que a Igreja de Esmirna representa a Igreja perseguida. 


Aqui vale abrir um parênteses, apesar desta Igreja ser do período apostólico, por ser contemporânea ao Apóstolo João, ela também é uma representação profética da Igreja perseguida do segundo século. 


Então aqui começa o bom testemunho de Jesus. Ele diz eu sei que vocês foram perseguidos por amor ao meu nome. Sei que vocês já foram ricos e que atualmente estão pobres. 


Isto ocorre devido a perseguição dos judeus naquela época. Podemos fazermos um paralelo com hoje, onde muitas pessoas por serem crentes perdem muitas

coisas. 


Isto me faz lembrar GEAD, uma situação, onde o ator do filme a paixão de Cristo, o protagonista principal que fez o papel de Jesus, vira e afirma, que nunca mais quiseram dar papel em filmes para ele. A indústria cinematográfica em sua grande maioria é composta por empresários judeus e islâmicos, maçons e satanistas, logo, o filme desagradou a estes grupos de pessoas.


A Igreja de Esmirna de maneira muito clara, foi perseguida por religiosos judeus que não aceitavam o evangelho.


Isto explica a razão, deles serem chamados por Jesus, por membros da sinagoga de Satanás! 


Policarpo, um discípulo de João e contemporâneo dele, deve ter conhecido João, quando o mesmo tinha por volta de 17 anos e João já tinha quase 80. Pois Policarpo irá morrer por volta do ano 168 DC, queimado em uma pira de fogo!


Isto mostra a intensidade desta perseguição a cristãos por religiosos judeus no século II


Por esta razão GEAD, que está perseguição a Igreja de Esmirna de 10 dias, irá representar a perseguição  aos cristãos que foi do ano 100 ao ano 313. 


Essa Igreja do segundo século foi a que mais passou por tribulações.


Eles eram lançados no coliseu de Roma. Eles eram enterrados com as cabeças para fora, aí soltava as feras, elas viam e os devoravam. E a plateia zombava e gargalhava destas atrocidades, eles se divertiam às custas das mortes de centenas de milhares de cristãos. Sentenciados por conta da sua fé em Jesus Cristo.


No circo romano que era ao lado do Coliseu, os cristãos literalmente tinham que lutar com feras. Leões trazidos às vezes da Índia, e não davam a eles armas nenhuma. 


Era um verdadeiro massacre sem dó!


Se de um lado, tinha os romanos rindo da desgraça, do povo cristão sendo estraçalhado por animais selvagens.


Do outro, existia relatos de inúmeros cristãos que eram mortos glorificando e exaltando a Deus, pois havia certeza deste mártire ser algo que serviria para honrar á Deus. Não obstante, eles criam que está morte era necessária como passagem da vida eterna.


GEAD, imagine você que calcula-se que superam aos 5 milhões de cristãos martirizados ao longo de aproximadamente 200 anos de perseguição. 


Não foi fácil, o evangelho haver chagado á você GEAD.


É fruto de resistência, suor e grande luta!


E tem gente que se vale do fardo ser leve e o julgo suave. Só que esquece que estas palavras faziam mais sentindo para os discípulos na época de Jesus. Do que após Ele haver sido morto. 


É por esta razão, que o próprio Jesus alerta a respeito do envio do consolador! De fato, eles precisariam de muitas condolências e pêsames, além de consolos! 


A título de curiosidade, em comparação percentual, seria o mesmo que ter 100 milhões de cristãos nos nosso dias. É claro, deve-se ao fato da população da época ser muito menor do que a de hoje. 


Voltando ao texto bíblico GEAD, então em outras palavras, Jesus faz um elogio, e diz, vocês foram perseguidos, tiveram seus tesouros roubados, ficaram como páreas da sociedade, padeceram martírio e mortes, mas, foram fiéis e leais a minha palavra. Parabéns! 


Estou parafraseando o texto sagrado, na licença poética da interpretação.


Obviamente, resguardado pelo texto e não fugindo ao contexto da Igreja de Esmirna.


Curiosamente está será uma igreja onde na fala de Jesus, não haverá condenação. 


Esmirna, significa mirra, traduzido seria muito amarga. Faz sentindo se for observado a historia de luta e superação desta Igreja. Repito uma célebre frase: Só merece o doce, vida eterna, quem antes provou do amargo, padeceu na vida terrena. 


É muito fácil se auto identificar como cristão quando tudo está dando certo. 


Difícil é anunciar uma fé pública quando a Igreja está sofrendo perseguição! 


Eu sinto orgulho de ser chamado cristão!


Orgulho de dizer que pertenci e pertenço ao GEAD!


Inclusive confronto severamente quem presunçosamente diz que o GEAD, passou! 


Ninguém apaga 3 anos de história bem vivido!


Tem gente que lembra do primeiro namorado, mas, quer esquecer ao GEAD.


Respeito, mas, não concordo nem em número, nem em gênero, pois, o grau nunca concordou mesmo!


É uma dádiva quando a gente sofre calúnias, mentiras, difamações, perseguições, e permanece com a nossa idoneidade intacta. O tempo afugenta os covardes! O tempo corrói os falsos. O tempo faz sangrar a arrogância dos que nos perseguem. Ele esvazia a altivez dos soberbos que zombam da nossa limitação e humildade.


Tem muito crente dando ouvindo a homens. Servindo a homens. Adorando á homens. Que já não oram mais 1 minuto a Deus! 


E isto explica sua fé fajuta e tímida. 


Leia a palavra de Deus GEAD, lá tem tudo que você precisa.


Em 2020, 600 mulheres na Síria 🇸🇾, perderam seus maridos por decapitação.


Enquanto no Brasil 🇧🇷 , brasileiros, vivem um evangelho Disneylândia. Onde tudo é permitido!


Fuja disto GEAD!


Esse não é o caminho que te conduzirá ao céu! 


GEAD, antes, semelhante a Igreja de Esmirna, quando a perseguição vier, e ela já se iniciou, e as redes sociais são termômetros, ser fiel até a morte!


E a Coroa da Vida Eterna Deus lhe dará GEAD. 


GEAD, em Esmirna?

19:00 ás 19:57

Sábado 12 de setembro de 2020 

Brasil 🇧🇷 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...