segunda-feira, 27 de maio de 2024

INIMIGOS DA FÉ - ESCARNECEDORES:

 



🙈 Escarnecedores (Zombadores): Em 2 Pedro 3:3, é dito: “Antes de tudo, saibam que nos últimos dias surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões.” Os escarnecedores ridicularizam a fé e seguem seus próprios desejos, afastando-se de Deus. Este versículo alerta sobre a presença de pessoas que, nos últimos dias, irão zombar da fé cristã e seguirão seus próprios desejos egoístas, o que os leva para longe dos caminhos de Deus.

🙉 Provérbios 21:24: “Altivo, arrogante e escarnecedor são os nomes do que obra com orgulho insolente.” Este versículo descreve o escarnecedor como alguém cheio de orgulho e arrogância, que age com desdém e desrespeito pelos outros1.

🙊 Provérbios 9:7-8: “Quem corrige o zombador atrai insulto; quem repreende o ímpio recebe manchas. Não repreenda o zombador, para que ele não te odeie; repreenda o sábio, e ele te amará.” Aqui, a sabedoria bíblica aconselha a evitar corrigir os escarnecedores, pois eles não aceitam a correção e podem reagir com ódio2.

😇 Provérbios 3:34: “Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos humildes.” Este versículo sugere que Deus dará graça aos humildes, enquanto os escarnecedores receberão de Deus o mesmo tratamento que dão aos outros1.

😒 Salmos 1:1: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Este salmo enfatiza a importância de não se associar ou se envolver com escarnecedores, pois isso pode levar a um caminho de pecado e má influência3.

😠 Provérbios 29:8: “Os escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios apaziguam a ira.” Este provérbio contrasta a atitude destrutiva dos escarnecedores com a atitude pacificadora dos sábios2.

🤔 Judas 1:18: “Eles lhes diziam: ‘Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão suas próprias paixões ímpias.’” Este versículo, semelhante a 2 Pedro 3:3, adverte sobre pessoas que, nos últimos tempos, zombarão e seguirão suas próprias paixões, o que é contrário à vontade de Deus2.

Esses versículos nos ensinam sobre a natureza destrutiva do escárnio e a importância de buscar a sabedoria e a humildade em vez de zombaria e orgulho. Eles nos incentivam a viver de maneira que seja agradável a Deus, evitando a companhia daqueles que zombam da fé e dos valores divinos.


✍🏽 Edson Alves 

Série: Inimigos da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JONAS E SEU AMOR SELETIVO E NÃO UNIVERSAL:

  **"A Misericórdia Seletiva"** Nas margens do mar, Jonas, o profeta, Fugiu da missão divina, tempestade inquieta. No ventre do pe...