segunda-feira, 20 de maio de 2024

Cristo é a Videira, e nós os ramos

Sempre que falamos sobre a Igreja é difícil saber o que aquele que fala e aquele que ouve compreendem sobre o ser igreja.


Há quem pense que a igreja é uma instituição apenas, de fato, para ser igreja podemos possuir uma determinada instituição, mas isso na faz a instituição a Igreja.


Para começar, precisamos lembrar que a igreja é um mistério. Mistério porque nem toda as analogias do mundo poderiam descrever a grandeza dessa realidade, de ser unido a Cristo e de nos tornar um com Ele e com os que nEle creem.


Em João 15, Jesus ensina que Ele é a videira verdadeira e que nós somos os ramos. Jesus segue ensinando que como ramos estamos vinculados a Ele em uma realidade espiritual. Ele segue ainda nos advertindo que Ele espera que nós que somos ramos devemos produzir frutos, caso o contrário Ele nos arranca fora e nos queima.


Os apóstolos seguem ensinando que da mesma forma que um home se une a sua esposa, assim Cristo se une a Igreja e se torna com ela uma só carne.


Assim Cristo como cabeça se une a Igreja que é seu corpo vivo na história. 


É verdade que Jesus ressuscitou e em uma medida está a destra do Pai, mas é de igual forma verdade que Jesus permanece na terra por meio do seu corpo que é a igreja.


Caso você acaricie o rosto de sua esposa, poderia dizer que não foi você quem fez o carinho e sim os “seus dedos”? 


Da mesma forma Cristo que é a cabeça que governa o corpo, opera no mundo por meio dos seus muitos membros.


Cristo toca onde a igreja toca

Cristo fala quando a igreja fala


Cristo segue vivo em nós.


Se você está fora deste corpo vivo que é a igreja não poderá preservar Cristo vivo em você! 


Em Cristo, seu irmão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JONAS E SEU AMOR SELETIVO E NÃO UNIVERSAL:

  **"A Misericórdia Seletiva"** Nas margens do mar, Jonas, o profeta, Fugiu da missão divina, tempestade inquieta. No ventre do pe...