quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O CRISTO CARNAVALESCO E O MESSIAS MILITARIZADO!


O Rio de Janeiro é uma cidade poética, de encanto nas margens, de beleza nas curvas, majestoso por dentro e por fora. É a cidade do Cristo Redentor, que paira de braços abertos sobre o povo carioca. De fato, não dá pra reclamar, são os Arcos da Lapa aqui, é o Pão de Açúcar ali, é o Maracanã acolá. Aqui tem de tudo em todos. Tem o Messias militarizado subindo ao poder com gesto de arma com dedinho pro lado, e ajuda de religiosos. Tem Jesus Carnavalesco entrando na avenida com uma mensagem da quebrada ao povão que pra esquecer dos problemas, deseja sambar na cultura afro de ano em ano! 

Mas, qual é o fato, que inspira a elementos antagônicos, a se conectarem? Arma e amor não combinam! Assim como cristianismo e carnaval também não. Embora nesta cidade, eles existam! Como explicar este fenômeno? Vai ver seja nosso país católico, que é conhecido pelo samba, futebol e violência ao redor do mundo. Ou talvez seja só uma crise de identidades? Não, por fim, é o poder da mídia, e a polêmica do lucro! Alguns descobriram, que isto da ibope, e vão fazer de tudo para pintar seu modelo de Messias Religioso Militarizado como político  e de um Jesus Carnavalesco da quebrada, do Samba, do Funk e do povão!

Então é a Aline Barros, com o bloco de Carnaval Cristão aqui? Sim, e daí? E o Silas com a bateria da escola de samba subindo no púlpito lá? Sim, é! E o que, que há? Sem contar tantos outros fatos interessantes que ninguém se atreve a questionar. Será estratégia? Será mundanismo? Será exagero? Será moralismo? De fato, não sei! Apenas sei, que Cristo, de um jeito ou outro, está sendo lembrado! Seja através de um texto fora de contexto. De uma mensagem de pretexto. Ou em um samba enredo não aprovado! Haja coração! Não surta Cristão! Cumpra apenas o Ide! Por que enquanto alguns são chamados de filhos, outros amigos, muitos são marginalizados como criaturas. Embora, a Bíblia, faça questão de mencionar, pregai o evangelho, pra toda criatura. O evangelho é puro, é simples, é suficiente! E o restante, vocês já sabem é fermento ou perfumaria! A essência é o Mestre! E fora o Mestre, a gente não precisa de nada mais! Deus conceda graça e sabedoria aos humildes de coração. E preserve a pureza da intenção dos mais ousados! Em tempo ou fora de tempo, que Jesus o Cristo, seja anunciado!

Que ninguém se escandalize! Isso faz parte do show do povo carioca ao mostrar ao mundo sua cidade maravilhosa de encantos mil! Coração do Brasil 🇧🇷 . Por fim, existe uma crítica em ambos modelos do Filho de Deus. Enquanto em Messias Bolsonaro, o recado é chega de corrupção, de crime de leso a pátria, de filme de polícia e ladrão. No Cristo Carnavalesco, a mensagem é queremos um líder do povo pro povo, que se identifique com pobre e combata a pobreza. Que abrigue o marginalizado. E acolha os famintos da nação! E nenhuma das duas possibilidades se aparenta com Jesus do madeiro filho de Maria. Que trouxe uma mensagem de paz e não de guerra, que ensinou o que é o amor que   auto se doa ao sacrifício da dor, do padecer até a morte e morte de Cruz! 

Se quando o carnaval e o mandato político acabar, o governo e o povo permanecer em lados opostos do de Deus. Afundados em corrupção, envoltos em lodo de egoísmo, paralisados na lama da miserabilidade, sem amor, sem perdão, sem graça e sem salvação. Então, estes modelos, eram mera farsa. Uma cópia inventada. Sem garantia alguma de redenção! O Messias com arma na mão, não passa de um representante politico. E o Cristo com samba no pé, trata-se de mera alegoria. Jesus Cristo Messias e filho de Deus foi pregado por pés e mãos em uma cruz, e lá morreu pra tentar nos salvar. E se Ele não conseguir. Ninguém mais consegue cristão.

- Edson Alves
- Versão: Discípulo 
- Tom: Entusiasmado
- Conto: Modelos De Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desprezou a Ignomínia

  Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomín...