terça-feira, 31 de dezembro de 2019

RETROSPECTIVA 2019


Não há como planejar o futuro sem as memórias do passado que nos trouxe até aqui, e possibilitou que a palavra presente fizesse maior sentido agora. Tais registros servem por dois motivos. Primeiro, pra olhar as lembranças e sentir saudade. Segundo, pra que não nos esqueçamos a quem devemos sermos gratos. 

O ano de 2019 se iniciou cercado de um sentimento de tristeza, abandono e angústia aterrorizante. Mal pude prevê, a vida me bateu tão severamente, que em ocasiões específicas, achei ter perdido meus sentidos. Trancado em quarto de apartamento como se fosse uma caverna. Escrevi poemas de lágrimas e dor.

De fato, sinto muito, mas, o mundo não parece mais o mesmo. Há tanta gente mesquinha, quantas pessoas futeis, se lançando no palco, achando que a estrada é uma passarela, e desfilando em mil aparências não suas. Com rg, embora, sem indentidade. Perderam o ar de autenticidade. Trocaram o toque de originalidade pelo glamour e a ostentação.

Porém, ainda existem pessoas boas no planeta, generosas, de intenções puras, atitudes nobres e corações bondosos. Irei enumerar alguns com receio de acabar esquecendo alguém. Porém, saibam, meu ser arde por gratidão e pela fidelidade da amizade sincera de cada um de vocês.

Agradeço primeiramente a Deus por preservar meu fôlego de vida em saúde. Por garantir fé em meio as impossibilidades. Por fornecer provisão em meio a escassez. Por efetuar na estoria da minha família um projeto de milagre, onde quase nada é perfeito, embora teus planos sejam desafiadores, existe uma meta, sempre melhorar.

Finalmente este é o momento em que agentes Divinos precisam ser citados como destaque em minha fala. Agradeço ao Carlos Alberto Cuppelo ( Tio Carlos ) mais uma vez. Por me ensinar que a grandeza de um homem não se limita aos seus titulos, mas, na solidariedade de suas ações. Olha moço, se ainda estou vivo é graças a você. Deus sabe. Deus sabe que é verdade. 

Agradecer minha filha, Giovanna Gomes Barros ( Nana ), meu tesouro, meu anjinho, que todas manhãs, ao acordar, olhava em meus olhos e perguntava, pai você esta bem? Foi pensando nela, que eu não entreguei os pontos, que não rui a corda, que fortaleci os laços, e não larguei os nós. Não direi que foi fácil. Pois, só eu sei quão difícil foi.

Agradecer ao meu amigo Maicon José Jesus Ribeiro dos Santos ( Maicon DEFMU), que prontamente se colocou a disposição financeiramente do meu lar, trazendo provisões que eu se quer comuniquei necessitar. Embora, vai lembrar, o gesto garantia mais um mês de fôlego. Onde respiravamos por aparelhos, e conseguimos completar um ciclo de 6 meses pra glória de Deus.

Agradecer ao Antonio Eliezer (Pará), um amigo presente, que todos os dias me ligou para saber como eu estava, para perguntar se eu precisava de algo. Pra lutar por mim. Pra me defender na minha ausência quando eu não tinha mais ânimo pra tentar. Tirou recursos do próprio bolso pra me ajudar.

Agradecer ao amigo Paulo Lopes ( Paulinho), ao David Mariano, ao Digleison Silva, e ao Paulinho Santa Cruz, Jeremias de Caités, que prontamente se puseram a disposição para sanar qualquer eventual necessidade. Desde de tentar arrumar emprego até me convidar e envolver em novos projetos e investimentos.  

Agradecer ao Rodrigo Amorim ( Brother ) e ao Diquinho, por me incentivar, por me dar forças, por dividir o pão, multiplicar os peixes, por transformar aguas amargas em suco de uva, trazendo alegria ao meu lar. Sem vocês a estrada seria ainda mais difícil.

Agradecer a Paloma, Lidiane Gonçalves, Evelyn Camargo e Tracy Gonçalves por me acolher em ternura impar, por me motivar em afeto intenso. Por me ouvir chorar, por me dar força, por enxugar minhas lagrimas com odres de oração. Por usar palavras doces e delicadas para proteger minha fragilidade e permanecerem ao meu lado.

Agradecer aos casais, Gabriel e a Natalhia ( Naty), Daniela e Magno, Lício e Queliane, Alexandre e Bárbara pelas visitas contínuas, pelos convites pra sair de casa temendo o pior, pelas festas e passeios repentinos, pelas conversas demoradas, pela presença e companhia.

Agradecer aos pastores: José Pedro Texeira, Adriano, Valdir, Paulo, Flávio, Danilo Mariano, Angelo Leonardo, Paulo Moreira, Antonio Carlos, e tantos outros, que lembraram de mim em suas orações e mensagens.

Agradecer a minha nova equipe, Fabiano, Thiago Nery, Ingrid Miranda, Shirley, Ivone, Adriana, Andreia, Aline, Daniele, Ronaldo, Alexandre, Ricardo, Jorge Henrique, Luciene, Nilson e Angelo. Por me ajudarem a alcançar meu melhor potencial profissional, me aconselhando, me criticando e me apoiando nas horas mais difíceis e improvaveis.

Agradecer a minha coordenação que tanto me protegeu quanto me desafiou a me tornar um melhor e mais capaz diretor. Obrigado pelos feedbacks, foram fudamentais em meu aperfeiçoamento. 

Agradecer aos meus familiares, a minha tia Sueli Cabral, aos meus irmãos Verônica Cabral, Sandra Barros, Angelito, Angelica, Ednilda, e a minha sogra, por me apoiarem, e me incentivarem a não desistir. 

Por fim, e não menos importante, a mãe de minha filha,  que por gratidão eu chamo de esposa. Obrigado por me aturar, me confrontar, me desafiar, e permanecer uma rival companheira ao meu lado. Não irei te elogiar com palavras fingidas. Bárbara você tem seu valor, suas qualidades, quando aprender a canalizar isto para o próximo, irá se tornar um ser humano mais admirável. Você me dá tanto trabalho, que lhe considero uma filha mais velha, e você sabe disto. Olha de fato eu detesto tua capacidade de me irritar, com deboches, desprezo e desdém. No entanto, eu considero que conviver comigo não deve ser fácil. Eu se quer imagino o motivo de ainda estarmos juntos. Mesmo assim, devo lhe agradecer, pois, sem você tudo seria ainda pior. Esteve comigo em momentos muito bons. E permaneceu ao meu lado nos momentos ruins. Parabéns, você me surpreendeu. Desejo demais que você seja feliz. Eu acho que não sou suficiente pra você. Porém, arrisco permanecer ao teu lado enquanto de mim precisar. Talvez não cabe um eu te amo, mas, vale meu muito obrigado.

- Edson Alves de Barros Junior.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...