domingo, 10 de junho de 2018

SORRIR DE MINHAS LÁGRIMAS?


Lágrimas... Porquê tantas lágrimas ninho? Só quero abrir teu sorriso com poemas de lágrimas, lembrando apenas uma foto, banhado por redentora chuva. Então, deixa existir ao menos para mim. Se bem não fizer a mim, mal não lhe fará. Sorria com minhas lágrimas. Sorria. Sorria por não saber sobre o que sinto em vão. Sei que não sabe sobre a elevada angústia de conter todo meu sentir, por reconhecer que no presente é tudo proibido. Talvez seja este o motivo de tantas lágrimas?

Lágrimas... Lágrimas do sentir ao sofrer. Lágrimas... Lágrimas que expressam o interior contrito e o silêncio suportado de alguém. Lágrimas? Lágrimas, das lembranças vividas que eu gostaria ter durado pra sempre, e que você dizia que iria se repetir, mas, nunca retornou. Lágrimas, pelos momentos marcantes que se foram. Lágrimas, pelas memórias jamais esquecidas. Lágrimas, das gotas colhidas em odres ao oceano de sensações. 

Lágrimas, por tantas garrafas com cartas lançadas ao mar, como pão se lança sobre as águas, e espera o retorno após tanto tempo e nada. Risos e Lágrimas. No momento, apenas lágrimas. Dou valor a cada lágrima que escorre de mim, mesmo sem eu querer. Lágrimas de alegria, dos sorrisos vívidos, de tantas rizadas contagiantes. Daqueles velhos clichês como piadas infames. Sendo bobo só para arrancar teu sorriso por mais um dia. Você não percebia que era por você?

Lágrimas por dores, por encontros e desencontros, sem efeito, sem graça, sem poder declarar todo meu sentir. Sem poder tocar suas mãos, sem que se levante e vá embora, para distante de mim. Dizendo-me não ser tristeza, apenas muito trabalho, e eu aceitando, mesmo não crendo ser verdade. Você não sabe o que fui sentir, nó na garganta, coração palpitando apenas por lhe ver chegar. A espera de um bom dia, um oi tudo bem? Mas, senti tanto desprezo dominar. Que receio por ti.

Receio que eu deva ter me tornado criminoso pela tentativa de roubar teu coração para mim. Receio, que minha pena, seja te olhar e não poder tocar. De lhe ouvir sem poder falar. De lhe observar e não poder chegar perto. Até um de seus amigos me espreitava nas sombras. Senti medo. Meu interior sangrou dúvidas. Fiz algum mal em nutrir tanta coisa boa ao redor? Sinceramente eu não sei, por que fostes escolhida por mim, ou que valor meus olhos viram em ti. 

Lágrimas... Lágrimas por sua doçura e encanto. Lágrimas, por suas lágrimas por achar que eu sou alguém ruim. Lágrimas, por sentir que você nada de bom vê em mim. Lágrimas, por sentir que quer se distanciar ainda mais. Então, neste domingo com céu limpo ou densas chuvas, estarei tão longe quanto longe posso estar. Rejeitarei qualquer caminho que me leve à você. Afinal não sou ninguém, e você é tudo! Uma amizade assim deve ser improvável. Uma relação amorosa, inimaginável!

Quem sou eu? Para que de mim se lembre, e me recompense com sorrisos? Eu não sou ninguém. Sou um zerinho à esquerda. Sou um juninho do bolinho, que taxam por não conhecerem a historia. Sou um contador de histórias. Um historinha, como diz seu próprio pai, sou apenas um historinha. Sou sem valor. Será fácil não lembrar de mim apos eu ter ido embora desbravar o desconhecido. Ninguém sabe o motivo de tantas lágrimas? Você não sabe? Eu também não arrisco dizer!

Lágrimas de dor, lágrimas por ser parido e nascer, lágrimas por sempre haver perdido tudo que amei. Ainda bem que ainda possuo minha filha e meu Deus. Recuso a deixar-me observar minhas lágrimas. Sabe o que eu faria nesta chuva de ontem seu eu tivesse coragem e valor, correria ao teu encontro e lhe pediria apenas um abraço. Mas, não sou ninguém para desejar seu abraço. Então, lágrimas por toda madrugada a fio. Mas, pode sorrir com minhas lágrimas. Eu deixo, se isto lhe satisfaz.

Lágrimas... Lágrimas por este sentimento haver surgido e crescer. Lágrimas, por eu não entender motivo e razão. Me recuso, quero ficar recluso e lhe esquecer. Mas, desde da primeira vez naquela piscina no sítio. Depois, quando ganhei dos céus aquele presente amarelo que não ouso mencionar. Quantas vezes me negou uma foto ao seu lado, até eu conseguir a primeira? Muitos anos! Você apenas esqueceu de me perguntar o motivo? Lhe digo, apenas para lembrar de você e seu sorriso.

Lágrimas, por ter medo da primeira vez que disseram que trabalharia ao teu lado, ainda não lhe conhecia. Senti medo do desconhecido. Achei que você era igual sua irmã. Mas, você era oposto à ela, e eu me arrependi. Era um trabalho novo, recente, longe daquilo que eu imaginava. Sentia medo pois havia tantos leões ao redor daquele trabalho e sentia medo de todos. Não os conhecia. Mas, fui lá, esfreguei o chão com zelo exemplar para que seus pés pisassem, e nem imaginasse que foi fruto das mesmas mãos que um dia tocariam as suas ou tentariam amarrar  os cadarços de seu tênis naquele shopping. 

Lágrimas, por admitir ser você um processo em transição, por permitir seu falar e lhe fazer sorrir com minhas lágrimas. Mas, você não entende o que significa amar de verdade. Você não sabe? Deixa existir. Deixa-me existir, em silencio, ouça a natureza, o som do vento na copa das árvores, e das ondas do mar em uma concha ao ouvido. Ou do saltar de asa delta, com aquele vento batendo ao rosto com violenta emoção, desmanchando todo penteado para fazer-se radical a imagem. 

Lágrimas de angústia. Lágrimas de ansiedade. Lágrimas de aflição. Lágrimas pela distancia de estar longe. Lágrimas, pela distância, mesmo quando perto e próximo. Toda vez que percebo você me evitar, minha alma busca reflorescência por sua demasiada transgressão desgovernada para me ferir ainda mais. Minha mente busca um espaço de paz, e demonstrar que com tranquilidade nutro força para reconstruir tudo novamente dentro de mim. Lágrimas no banho me revigoram!

São as mesmas lágrimas que escorrem pelo rosto e tranquilizam a face sofrida. Lágrimas de despedidas. Lágrimas por despedidas. Lágrimas para despedidas. Queria despedir às lagrimas, mas, considero minha melhor companheira nos dias difíceis. Nos meus sofrimentos por você, meu maior consolo, são minhas lágrimas. Quando minha alma é perseguida pela inquietude, pela indiferença, pelo desprezo, meu conforto é derramar lágrimas minha menina.

Mais e mais Lágrimas! Mas, lágrimas por qual causa ninho? Alguém ousa responder? Dessa vez... Não desejo desabafar a ninguém, quero chorar só. Porém, não quero admitir ser lágrimas de amor! Melhor assim. Prefiro sofrer sozinho, e me reencontrar no olhar terno de uma criança inocente e pura. Quem sabe, sair para passear com minha cadela. A vira lata mais de raça que já conheci. Admirar seu correr, sua língua roxa me lambendo e abrir novamente meu riso, meus sorrisos.

Lágrimas de uma copa onde novamente seremos favoritos a levantar o caneco. Lágrimas, por duas das campanhas mais difíceis que já participei, e tentar. Lágrimas pela vitória almejada, do segredo guardado, da sonhada realização. Lágrimas, daqueles que sofrem as brutalidades das guerras. Lágrimas, dos parentes que choram a partida dos seus. Lágrimas, pelos pais que perderam seus filhos. Dos órfãos que ficaram sem seus pais. Lágrimas, do luto de amores próximos, e por tantos distantes.

Lágrimas, para encontrar o que se perdeu, para achar o que foi roubado. Lágrimas, para derramar em oração pela sogra de alguém, para que recolham toda doação de sangue que ela precisar. Lágrimas, para pedir o milagre da cura para o cunhado de alguém, mesmo estando do outro lado do mundo. Lágrimas, para que em momentos difíceis, tenhamos em que acreditar, alguém para confiar e depositar nossas esperanças.

Lágrimas para afastar toda maré de azar. Lágrimas, para realizar projetos e perceber que deram certos. Lágrimas, para compor uma canção, para escrever uma peça, e fazer ela sair do papel e emocionar com novas lágrimas de satisfação. Lágrimas, da platéia emocionada, que ovaciona toda arte retratada. Toda via, se não sabe nem entende o motivo de minhas lágrimas, deixa existir. Para abrir sorrisos com poema de lágrimas. Sorrir de minhas lágrimas. 

Lágrimas de comunhão, das orações fervorosas, do companheirismo. Lágrimas da segunda chance, para conceder nova oportunidade. Lágrimas de compaixão. Lágrimas por apenas uma amizade leal diante de uma multidão de incertezas. Lágrimas, por tantas pontas soltas. Lágrimas, na toalha de mil retalhos carcomida do tempo que como lenço colhe e abriga minhas muitas lágrimas. Lágrimas, por se entregar para pessoa certa, na época errada. E se arrepender amargamente por isto.

Lágrimas, para suportar rejeição. Lágrimas por atender telefonemas de tantas pessoas, mais jamais chegar o telefonema da única pessoa que poderia retribuir tanta dedicação, apenas por lhe ouvir. Embora, sejam tais lágrimas que me ajudem a escrever inspirado a jornada que desejo. São as mesma lágrimas que me ajudam a escrever minha própria história longe do seu mundo. Mas, você não sabe o motivo de minhas lágrimas. 

Não sabe, não se importa, e não pode fazer nada, pois estas lágrimas são apenas minhas. O que pode fazer por mim? Se não lamentar meu sentir e estimar sucesso e apreço. Obrigado por tal ternura, se esta é a compreensão do carinho que dedica, aceito mesmo que seja tênue e breve. Lágrimas, por minha memória curta ser vaga lembrança e permanecer piorando. Lágrimas, por minhas palavras serem poucas diante de tudo que almejo transmitir e não consigo. Lágrimas, me perdoe ser limitado.

Por fim, perceberá que entre o eu que você acha conhecer, entre o eu, que me pintam ser, e o eu que realmente sou, existe sempre um outro eu, que ninguém conhece. Todos possuem uma monografia para retratar no outro só os defeitos, pintar um novo monstro. Me fazer um vilão. Porém, confio no tempo, no esmero dele sobre os mortais, nenhuma farsa resiste pra sempre. Perfeições e imperfeições são reveladas na convivência. Se sou um anjo ou um demônio, só Deus e o tempo revelará.

Posso não ser o anjo que afirmo ser. Porém, estou bem longe de ser o demônio que me pintam. O que sou? Menos do que a esfinge. Pois, não possuo poder de devorar aqueles que não resolvem os enigmas do meu verdadeiro eu. Sou louco? De sábio e louco, todos nós temos um pouco. Uma criança? Sim, conservo meu coração com esta inocência para herdar o paraíso que a antiga serpente tomou de mim. É Adão? Não, apenas continuidade dele. É o sol? Não, risos, filho dele talvez!

Só consigo explicar quem sou, a partir de quem não sou. Por isso, minhas lágrimas falam por mim. Sou complexo como todo humano ser o é. Para começar sou três de mim mesmo no mínimo. Não me julgue insano. Me refiro a tricotomia grega. Sou corpo, alma e espirito. Sou corpo perecível e terreno. Sou alma, frágil e eterna. Sou espirito, limitado e iluminado. Mesmo assim, receio que eu seja tantas outras coisas. Sou menino, sou pai, sou alguém simples, comum, normal, posso não ser ninguém.

Está aí uma definição que todos gostam de repetir. Eu não sou ninguém. Estou quase acreditando nisto. Quando lágrimas surgem, acredito ser eu, apenas chorão. Um garoto com quebrantado coração. Uma luz incandescente e forte, que pode guiar, que pode esclarecer, que pode revelar, que pode interpretar, que pode sentir o invisível.  Transcrever, o não dito. Diagnosticar o secreto. Que conhece segredos. Que tem no dom, seu próprio fardo como preço por ser herói. Quem sabe sou vilão? Sim?

Não, não tenho aptidão para ocupar papel perverso. Pois, fui forjado em elevadas temperaturas. Só conhece a dor do outro quem já sofreu demais. Não sou heroi nem vilão. Como diria meu bom amigo Chaplim: "Não sois máquinas, homem é que sois!". Esta é a razão de minhas lágrimas, sou feito de carne e osso e muito calor. Sei ser frio. Mas, o frio sempre castiga quem sou. Algumas continuadas lágrimas afogam alguns nas sombras. Suporte a tristeza e a dor para dominar a Luz. 

Nós iremos achar o tom. Siga teu coração. Siga para onde a luz te guiar. Paris é a cidade Luz. O Rio é a cidade maravilhosa. O Egito tem a Esfinge. Mas, Da Vince e Monalisa vieram da Itália. O Sonho da Liberdade é o consumo do Tio Sam, isto é americano. Mas, de Cabral a Cabral, não desejo mais corrupção! Quero viver bem com pouco. Busco qualidade de vida. Quero as mais belas praias. Meu destino, pode ser piada ou burrice. Primeiro irei a antiga metrópole. Depois, retorno a Dubai e Israel.

Quer sorrir de minhas lágrimas? Precisa entender o motivo delas. Precisa se envolver mais. Precisa conhecer a raiz de tudo. Precisa colher elas para você. Precisa se identificar com minha causa. Para perceber meu verdadeiro eu. Precisa desvendar a química que nos conecta intensamente. Eu me revelo em gestos mais que em palavras. Sou humano com muitas sementes. Muitas lágrimas e muito amor. Minhas lágrimas são sementes. Meu objetivo? Semear amor com tais lágrimas!

Lágrimas, pela caridade de quem nos detesta. Lágrimas, pela dádiva daqueles que mais nos admiram. Lágrimas, de não possuir condições de ter você só para mim. Lágrimas, por saber, não ser bem assim. Lágrimas, me deixe aqui. Lágrimas, eu deixo você aí. Lágrimas, não consigo distinguir como lhe fazer bem. Lágrimas, se tens medo de proximidade. Lágrimas, reforçarão minha distância. Lágrimas, por perdoar à quem não suponha ter feito mal algum.

Lágrimas, para extravasar toda satisfação e prazer na gratidão de pelo menos eu ainda estar vivo. Lágrimas, pela decepção com quem mais confiávamos. Lágrimas, por não entender a desigual retribuição. Lágrimas, para suportar tanta mentira e perseguição. Tanta calúnia e crueldade. Lágrimas, pela brutal recompensa daqueles que mais ajudamos a fortalecer e proteger. Lágrimas, por perceber que ainda há motivos para lutar. Lágrimas, pela derrota e o aprendizado.

Lágrimas, pelo triunfo e pela conquista, sabendo não ser vã a labuta de ninguém. Lágrimas, por provar veneno de relações que esperávamos carinho, afeto, ternura e abrigo. Se quer saber o motivo de tantas lágrimas, não sei. Só sei que pessoas boas são as que mais sofrem. Sei também que para tudo que realmente é bom, existe um preço. Sei que não existe razão para questões do coração. Sei que aquilo que semear o homem, colherá igualmente sua alma. Então, semeando com lágrimas...

Com amor, quem sabe, a gente chega lá? Há lágrimas que dizem até logo. Há sorrisos que dizem Adeus. Por isto, mais tarde, sorria, pois olhei a tristeza nos olhos e sorrir, mesmo tendo muitos motivos para derramar tais lágrimas. Mesmo possuindo vontade de chorar. Olha que tentei, tentei mesmo, fingir que estava tudo bem. Mas, sem você ao meu lado são apenas lágrimas...

Beijos.

Ninho, versão chorão.
Tom, sentimental. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESOS A REDE:

  Neste mundo digital em constante evolução, as redes sociais se tornaram uma extensão de nossas vidas. No entanto, nem sempre estamos satis...