quinta-feira, 10 de junho de 2021

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM FOCO:





A corrida por inteligência artificial que melhor se adeque a necessidade do público permanece fator chamariz para grandes empresas. 


Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Alexia da Samsung e tantas outras tem nos auxiliado bem demais em diversas tarefas do cotidiano quanto maior e melhor interação virtual. 


Meus amigos, este mês foi a vez do Whatsapp 



Informo abaixo sobre duas atualizações de ferramentas que já chegaram no zap através de dispositivos da Apple:


Primeiro, os áudios passam a terem possibilidades de 3x velocidades. 1.0; 1.5 e 2.0, maravilha para áudios enormes. Obs: Fizeram isto pensando em mim. 🥴🥴🥴


Segundo galera, os textos passam a terem a opção “fala”, onde a inteligência artificial de seu aplicativo de zap, lerá para você ouvir aqueles textos enormes de seus amigos que amam escrever como falam. 


Obs: Ops 😬 ! Acho que me incluo igualmente aqui.🙊 😅😂🤣



Experimentem, tais ferramentas são sensacionais, isto sim, é atualização relevante.


A inteligência artificial (IA) deixou de ser um termo associado à ficção científica para estar cada vez mais presente em nossas vidas, graças à ampla abrangência de seu uso. É uma disciplina que visa substituir o trabalho manual por sistemas automatizados. Utiliza diferentes algoritmos para obter informações de seus consumidores e assim atender todas as suas necessidades e desejos de forma rápida e eficiente. De acordo com o Shopify:

A IA é capaz de entender situações, identificar objetos e imagens, resolver problemas, tomar decisões, aprender novas tarefas e compreender a linguagem humana.

Hoje, a IA está presente em muitas de nossas tarefas comuns : no processamento de pedidos online, no uso de caixas self-checkout, em verificações de segurança de aeroportos, em recomendações exibidas em muitos sites, até mesmo no atendimento ao cliente e conselhos recebidos.

 


 

Sem dúvida, a implementação desses sistemas inteligentes está beneficiando as operações de negócios e a experiência do usuário. A inteligência artificial é um elemento importante que contribui para o crescimento exponencial que o comércio eletrônico está experimentando globalmente.

Por esse motivo, acho importante entender as possibilidades e vantagens de se implementar inteligência artificial em uma loja virtual.

 

BENEFÍCIOS DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM UM E-COMMERCE

De acordo com uma publicação do portal PuroMarketing , Jordi Vives, Country Manager de Trusted Shops Spain afirma que:

O comércio eletrônico é um setor que requer atualização constante e a adição de Inteligência Artificial é, sem dúvida, uma mais-valia para as lojas online e clientes finais. Basta saber fazer para ter sucesso, mas os avanços tecnológicos são sempre bem-vindos.

A IA abre uma enorme janela de oportunidades para qualquer negócio online, e seu uso garante a realização de:

Automação . Permitir que diferentes tarefas sejam realizadas de forma automática e sem problemas é um dos recursos que a AI pode fornecer ao seu e-commerce. Em outras palavras, otimizar o desempenho de seu negócio é um objetivo primordial desta disciplina.

Precisão absoluta . Os seres humanos cometem erros. No entanto, as máquinas foram projetadas para ter uma precisão perfeita. A implementação da IA ajudará a detectar erros quase imperceptíveis. Além disso, reduzirá os tempos de logística e análise de dados.

Produtividade aumentada. A Inteligência Artificial não só melhora os tempos de cada tarefa, mas também influencia a criatividade, a satisfação e a produção de seus funcionários, ao livrá-los de processos tediosos e repetitivos.

Grande capacidade analítica. Esta tecnologia é capaz de organizar uma grande quantidade de dados em tempo real, permitindo aos gestores tomar as melhores decisões possíveis.

Melhor atendimento ao cliente. Atender e atender seus clientes rapidamente é um dos grandes benefícios que a IA traz. Programas de computador reconhecidos, como o chatbot, permitem que você tenha uma conversa direta por texto ou voz, tornando o atendimento ao cliente mais rápido e fácil.

Aumente a lucratividade da marca. Dados da Accenture afirmam que 59% das empresas que usam IA para atender seus clientes se tornam mais lucrativas, graças à incrível experiência de compra que oferecem aos usuários.

Personalização da compra. Graças à grande quantidade de informações obtidas sobre as compras realizadas pelos clientes, é possível sugerir o que comprar, quando e como, ou seja, dar recomendações personalizadas ampliando as opções de compra.

 

PARA QUE É USADA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO?

Muitas empresas de comércio eletrônico já estão implementando formas de IA (simples e mais elaboradas) para entender melhor seus clientes e gerar novos consumidores em potencial. Mas como eles estão fazendo isso?

 

1. PESQUISA VISUAL

Anteriormente, os resultados só eram reproduzidos ao inserir o texto no mecanismo de busca. Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar um produto em um negócio online por meio de imagens, sejam elas carregadas ou obtidas. Graças à capacidade de alguns sistemas de IA de interpretá-los, classificá-los e entendê-los, a pesquisa é muito mais fácil e avançada.

 

  

 

Grandes mercados já usam um tipo de IA que permite gerenciar imagens. No caso da Amazon, seu funcionamento é muito simples: bastando abrir o buscador do aplicativo e focar a câmera do celular em qualquer produto, o sistema poderá identificá-lo e mostrar as opções disponíveis para que o usuário possa adicioná-lo ao carrinho.

Por seu turno, a rede social Pinterest também desempenha um papel fundamental na implementação de software de reconhecimento de imagem. Por meio da extensão do Chrome, o usuário poderá selecionar um item encontrado em uma foto e, em seguida, pedir ao Pinterest para mostrar resultados semelhantes.

As capacidades visuais desses sistemas vão além de encontrar um determinado item. Também mostram produtos complementares ou que combinam com o item procurado, seja pelo tamanho, cor, formato, tecido ou até mesmo marca.

 

2. APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA DAR MELHORES RECOMENDAÇÕES

O aprendizado de máquina (ML) é um ramo da IA que permite que um sistema "aprenda" sem ser programado para isso. Isso é realizado pelo processamento de informações para melhorar progressivamente seu desempenho em uma tarefa específica.

 


 

No caso do comércio eletrônico, o ML é usado para estudar o comportamento e o gosto dos usuários e lançar recomendações úteis ou relevantes. Esse tipo de inteligência é vital para um negócio online, pois melhora a experiência de compra personalizada.

Empresas como a Amazon usam software de recomendação intensamente, e seu algoritmo gera recomendações baseadas única e exclusivamente na atividade e histórico de compras de cada usuário no site.

A Netflix, por exemplo, faz recomendações para filmes e séries com base na interação do usuário com cada uma das categorias e títulos. O Google também o usa para exibir anúncios com base em nossos interesses.

 

3. GESTÃO DE ESTOQUE PARA OTIMIZAR OS RESULTADOS DO NEGÓCIO


 

A análise de IA preditiva está aprimorando o gerenciamento de inventário. Essas novas tecnologias permitem ao proprietário da loja virtual acessar dados sobre os fatores que afetam a demanda, entender o comportamento de determinados produtos e serviços ou detectar padrões de consumo.

Isso favorece o desenvolvimento de análises precisas, estratégias de vendas e previsões relacionadas ao gerenciamento de estoque. Isso se traduz em economia de tempo e dinheiro, em um grande aumento no faturamento da loja e, ao mesmo tempo, na certeza de atender todas as necessidades de seus clientes.

Na verdade, ele cita uma publicação do Observatório de comércio eletrônico da Colômbia que diz que 35% das vendas totais da Amazon são geradas pelo uso de aprendizado de máquina, que permite prever em quais produtos seus clientes estão interessados.

 

4. PESQUISAS POR VOZ


 

 

Atualmente, o uso de assistentes de voz como Siri, Alexa ou Hey Google é bastante comum para diversas tarefas que incluem lembretes, listas ou pesquisas na internet, principalmente. Esses sistemas permitem entender a linguagem humana e gerar uma resposta imediata a partir de uma entrada de voz.

E embora por enquanto essa modalidade seja muito pouco utilizada para fazer compras online, sabe-se que pode ser o futuro desse mercado, dando origem a uma versão de compra virtual conhecida como Voice Commerce . Portanto, é conveniente que as lojas virtuais avancem e incorporem essas tecnologias inovadoras.

Um exemplo recente de seu uso é como os clientes do Walmart que usam o Google Assistant podem criar lembretes sobre produtos perdidos e devem fazer o pedido novamente.

O estudo " Voice Shopping Consumer Adoption Report " (2018) indica que, nos Estados Unidos, as compras por meio de assistentes de voz no comércio eletrônico devem aumentar para 40 bilhões de dólares até 2022, ultrapassando em muito os 2 bilhões atuais.

 

5. ATENDIMENTO AO CLIENTE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, ATRAVÉS DE CHATBOTS


 

 

O chatbot é uma ferramenta muito útil e popular que está se tornando mais fácil de implementar em qualquer site. É usado principalmente em áreas como atendimento ao cliente ou assistência de vendas . É um programa que permite interagir com o usuário em tempo real, abordar suas preocupações mais comuns e dar-lhe respostas adequadas como se fosse um ser humano.

No caso do eCommerce, os chatbots são utilizados para automatizar tarefas como gerenciamento de pedidos, atendimento ao cliente, coleta de produtos ou resolução de dúvidas. O uso da inteligência artificial para essas tarefas abre as portas para o que é conhecido como comércio conversacional, uma abordagem em que o varejista consegue captar a atenção do cliente por meio da construção de experiências individuais.

A intenção é estar disponível para o que o cliente necessita independentemente da hora ou do dia , prestando sempre o atendimento mais inteligente e personalizado possível.

 

6. EXPERIÊNCIA PERSONALIZADA: CRIANDO UMA PESQUISA CENTRADA NO CLIENTE


 

 

Não há dúvida de que a atenção personalizada é vital para as vendas . No mundo virtual, a IA é uma ferramenta poderosa que pode nos ajudar a atingir esse objetivo, apesar do grande tamanho de nossa base de clientes em potencial. E como evidenciado nas seções anteriores, cada avanço nessas tecnologias implica um maior nível de personalização, contribuindo assim para o crescimento do setor de e-commerce.

De acordo com o Observatório de comércio eletrônico da  Colômbia :

A inteligência artificial permite-nos oferecer a cada cliente soluções personalizadas de acordo com as suas necessidades, tendo em conta dados como histórias de pesquisa, compras efetuadas, e também faz análises preditivas sobre os tipos de padrões de consumo.

Em um artigo anterior, explicamos em detalhes como usar a Inteligência Artificial para melhorar os resultados de nosso mecanismo de busca interno .

Se acessamos de um aplicativo móvel, site ou campanha de e-mail, o mecanismo de inteligência artificial monitora continuamente todos os dispositivos e canais para criar uma visão universal do cliente e, finalmente, continuar a melhorar os resultados da pesquisa e gerenciar CRM (gestão de relacionamento com o cliente), oferecendo a cada cliente um experiência perfeita, independentemente da plataforma que usam.

 

O mundo do comércio eletrônico enfrenta dois grandes desafios: o primeiro é que os consumidores costumam sair de uma loja virtual porque os resultados mostrados são irrelevantes. E a segunda é que muitas empresas estão sobrecarregadas com quantidades incontroláveis de dados de clientes, com os quais fazem pouco ou nada.

Com a ajuda da inteligência artificial, todas essas informações são uma poderosa mina de informações que pode ser usada para melhorar o ciclo de vendas. Uma tecnologia com algoritmos cada vez mais avançados com resultados que simulam magicamente a capacidade de ler a mente dos consumidores por meio de uma análise profunda dos dados que eles deixam após cada visita.

A inteligência artificial permite que você explore possibilidades que talvez até agora eram desconhecidas para fazer crescer o seu negócio virtual. Invista com sabedoria no que realmente é demandado, maximize a conversão de visitantes em compradores e proporcione uma experiência única para cada cliente a partir de hoje, bastando instalar um software inteligente em sua loja.

 

- Edson Alves

Mundo Virtual em evolução para espécie.

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