sexta-feira, 21 de maio de 2021

ACORDO EM RETALHOS DE PAZ: 🇵🇸🇮🇱




 


PAZ - FRÁGIL? 


Apesar de haver entrado em vigor nas 2 da madrugada lá em Israel 🇮🇱 e Gaza, palestinos e israelenses permanecem se confrontando em escaladas menores de violência ao redor do mundo.


Tais conflitos permanecem por questões que são resumidamente expressas abaixo:


Aqui estão alguns dos argumentos frequentes apresentados contra as ações atuais de Israel, com respostas muito simples, mas verdadeiras. Imaginem que alguém adepto da causa palestina 🇵🇸 perguntasse, e que alguém da causa israelitas pudesse responder de maneira pacífica. 


 “Israel expulsou as pessoas de suas casas em Sheikh Jarrah.”

 Ninguém foi excluído de suas casas.  Um processo judicial de décadas de proprietários contra inquilinos que não pagavam aluguel concluiu que os inquilinos precisavam pagar o aluguel ou licença.


 “Israel dominou Al Aqsa.”

 Al Aqsa fica em Israel.  Ele também foi construído no local mais sagrado do Judaísmo - o Monte do Templo.  Apesar disso, Israel deu o controle administrativo ao Waqf da Jordânia, enquanto Israel mantém o controle de segurança.  Por sua vez, o Waqf não permite que os judeus orem no Monte do Templo - nosso local mais sagrado.  Israel não assumiu Al Aqsa, nem ameaçou fazê-lo.


 “Israel mantém uma ocupação ilegal.”

 Em 1967, o minúsculo Israel foi simultaneamente atacado pelo Egito, Síria, Jordânia, Iraque e Líbano.  Milagrosamente, Israel saiu vitorioso, enquanto Jordânia, Egito e Síria fugiram.  Israel, apesar de ter sido atacado, devolveu a maior parte das terras em troca de paz, e só manteve zonas-tampão por segurança.

 Em 2005, Israel foi completamente evacuado de Gaza, removendo 8.000 judeus de suas casas, na esperança de que Gaza se tornasse um estado palestino pacífico.  Não há presença israelense em Gaza.


 “Israel constrói casas na Cisjordânia.”

 Sempre houve judeus na Cisjordânia - é literalmente chamada de Judéia e Samaria porque é de onde os judeus vêm.  Mesmo em 1800, os judeus eram a maioria da população em Jerusalém.  Esperar que os judeus partam é esperar a limpeza étnica dos judeus de uma terra em que sempre vivemos.


 “Israel mantém um cerco em Gaza.”

 Isso é literalmente impossível, já que Gaza também faz fronteira com o Egito.

 Israel mantém fronteiras de segurança como qualquer outro país.  Você deve ter um visto para entrar, e as pessoas de Gaza obtêm muitos vistos quando necessário.  Devido à tendência de Gaza de importar foguetes que são usados ​​em cidadãos israelenses, Israel inspeciona todas as importações na fronteira e permite a passagem de todos os materiais seguros.


 “Israel começou.”

 O Hamas começou quando disparou foguetes contra civis em Jerusalém e nas cidades vizinhas.


 “Esses foguetes não passam de fogos de artifício.”

 Eles são absolutamente mortais e já mataram muitos israelenses e destruíram muitas casas, edifícios, escolas, sinagogas e parques infantis.  Um até conseguiu quebrar um abrigo antiaéreo e matar uma criança escondida lá dentro.


 “A resposta de Israel é desproporcional.”

 A primeira obrigação de um país é com a segurança de seus cidadãos.  Se os civis do país estiverem sob ataque direto, há apenas uma resposta proporcional, que é garantir que os civis estejam seguros novamente.


 “Mas há muito mais mortes do outro lado.”

 A responsabilidade de Israel é garantir que haja zero mortes do seu lado.


 “Israel é forte e Gaza é pobre.  Não é justo."

 Não há nada de justo na guerra.  Mas não precisa haver um, Israel não atacaria Gaza, se Gaza nunca atacasse os cidadãos de Israel.  A vida não é tão simples quanto o mais fraco sempre está certo.  Por exemplo, a Coreia do Norte é mais fraca do que o Japão, mas não é o herói quando lança foguetes contra eles.


 “Israel está matando civis em Gaza.”

 Israel tem um grande desafio agora, porque o Hamas e a Jihad Islâmica escondem suas bases e equipamentos dentro de edifícios civis, incluindo escolas e hospitais.  Apesar disso, Israel faz esforços extremos para evitar baixas.  Israel é extremamente preciso em seus alvos e sempre avisa os civis com antecedência, primeiro chamando as pessoas nas proximidades para avisá-los com horas de antecedência e, em seguida, dando um aviso adicional de cinco minutos com um "toque" seguro no telhado.  É por isso que existem tantos vídeos de edifícios em Gaza caindo - todos ao redor sabiam que cairiam.

 Por outro lado, 1 em cada 4 dos foguetes do Hamas e da Jihad Islâmica que atiram em Israel não atingem Israel e caem em Gaza.  Estes caem sobre civis sem sirene de aviso e mataram muitas mulheres e crianças inocentes.

 Israel só mata militantes e comandantes do Hamas que estão ativamente tentando matar civis israelenses.


 “Gaza não tem abrigos antiaéreos.”

 Se eles não atirassem foguetes contra Israel, eles não precisariam.  A propósito, esses foguetes custam US $ 45.000 cada.  O Hamas está gastando mais de US $ 31 milhões por dia atacando cidadãos israelenses, em vez de proteger os seus próprios.


 “Veja essas fotos horríveis de crianças mortas em Gaza.”

 Faça uma busca reversa no google, na maioria das vezes, essas fotos são na verdade da Síria.


 “O sionismo é mau.  Nem todos os judeus são sionistas. ”

 Sionismo é um anseio por Sião - Jerusalém e Israel.  Os judeus são de Sião.  Por mais de 2.000 anos, os judeus têm orado três vezes ao dia, e toda vez que comemos pão, pelo retorno de todos os judeus a Sião.  Você não pode separar Jerusalém do Judaísmo.


 “Os israelenses são colonizadores europeus.”

 Os judeus são indígenas de Israel.  Alguns judeus viveram na Europa porque as forças colonizadoras os exilaram de Israel.  Além disso, nem todos os israelenses são judeus.  Muitos são muçulmanos, drusos, cristãos ou outros, e também servem nas forças armadas.


 “Israel é o apartheid.”

 Todos os israelenses têm direitos iguais, em todos os níveis.  Existem até partidos muçulmanos no Knesset (parlamento), com 10 dos 120 assentos.  Um rápido passeio por qualquer grande cidade israelense mostrará israelenses de todas as religiões vivendo felizes juntos.

 Freqüentemente, quando as pessoas dizem isso, estão se referindo aos palestinos.  Eles não são israelenses, eles vivem em Gaza, que está sob o domínio do Hamas, ou em partes da Cisjordânia, que estão sob a Autoridade Palestina.  Eles são tratados como qualquer outro visitante de Israel - podem solicitar um visto de trabalho ou de turista para entrar e, em seguida, trabalhar ou fazer turismo como qualquer outro visitante com visto.


- Edson Alves 

Para o Melhor Blog do Mundo 🌎 🌍 🌏

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVA, ANA E ISABEL - Mães de Fé, Esperança e Amor:

  Devocional 2 - Mês das mães: Mães de Fé e Esperança ❤️‍🩹 **Eva: Gratidão na Adversidade** Eva, a mãe da humanidade, enfrentou a dor inima...