segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

REFLEXÃO DA MEIA IDADE

CONSELHOS PARA UM JOVEM TEÓLOGO 

Boa noite. Estou concluindo meu mestrado em Ciência da Religião depois de ter me graduado em Teologia. Nos últimos 10 anos investi todo meu tempo em leituras e estudos, adentrei no campo da filosofia, da sociologia, da antropologia e da psicologia. Já li a maioria dos teóricos renomados de cada um destes campos do saber, e na teologia tenho acumulado os ensinamentos de Agostinho, Tomás de Aquino, Lutero, Calvino, Karl Barth, Paul Tillich, Bultman, A.W. Tozer, Boff, Ratzinger, Kierkegaard, Teilhard de Chardin, Francis Schaeffer, Bonhoeffer, Berkoff, dentre outros. Estudei hebraico, grego, e leio com desenvoltura em inglês e espanhol. Já trabalhei como pastor em 7 igrejas e tenho ainda uma pós-graduação em missões urbanas. Estou hoje com 38 anos, sou solteiro, trabalho como professor no seminário teológico ............. e penso, neste momento, em iniciar o doutorado para encorpar um pouco mais o currículo. Gostaria de sua ajuda no sentido de me indicar em que área do conhecimento eu poderia investir neste momento. Portanto, lá vai minha pergunta: o que você acha que falta em mim? - Oi mano! Falta uma alma! - Desculpe, Santa Cruz,não entendi a colocação... Pode explicar? - Posso... Vou lhe dizer o que você pode fazer para salvar a sua alma... Arrume uma namorada, vá com ela na praia, no cinema e no Maracanã. Pegue a grana que você ganha e invista em shows de Rock and Roll, ande com gente que gosta de rir e contar piada, que seja leve, fuja de crente. Aproveite, jogue fora o paletó e compre umas camisas descoladas, use All Star ao invés de sapato “bico fino”, vá para a igreja de bermuda e chinelo e pare, por favor, de chamar os irmãos no culto de “Meus amados”. Comece a cultivar o hábito de ir ao cinema, assista filmes de ficção, policial, drama, deixe a mente respirar um pouco, ela está asfixiada com tanta teologia. Mude seu hábito de leitura, leia Mário Quintana, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Cora Coralina, Manoel Bandeira, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Shakespeare, e ouça Vinícius, Chico, Djavan e Tom. Aprenda, também, a beber um suco gelado, num dia de calor, e a tomar um bom café, nas noites de frio, e jamais esqueça de parar um pouco para olhar para o nada quando a tardinha cai. Ao invés de visitar igrejas, visite museus, aprenda a apreciar obras de arte, apaixone-se pela beleza das coisas e da vida, abra os olhos para outros horizontes, alargue fronteiras na direção contrária do que estava fazendo, fuja da auto-piedade eclesiástica, fuja dos “trabalhos” de igreja, do ativismo religioso, do fanatismo dogmático, do culto ao rito, da liturgia oca, da tradição que se torna traição contra a alegria de ser, do academicismo bobo, da retórica sem alma, da teologia sem suor e sangue, do culto a Deus no templo que não se desdobra no culto a Deus servindo ao seu igual, da vaidade louca das pompas do cargo sacerdotal e da denominolatria. Talvez, fazendo isso intensamente, e descansando Nele, ainda haja esperança... - Boa noite Santa Cruz. Boa noite mano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...