terça-feira, 1 de maio de 2012

POR QUE PESSOAS BOAS SOFREM?

O drama do sofrimento humano.

Se Deus nos ama tanto, por que Ele permite que venhamos sofrer? Seria Deus a razão do nosso sofrer?
O enigma do sofrimento pode estar com seus dias contados? Ao mergulharmos nos mistérios da sabedoria tentaremos lançar novos paradigmas. Nossas concepções apesar de rasas diante da sabedoria de Deus pode revelar o inevitável, a causa real do nosso sofrimento. Todo sofrimento humano é proveniente de três fontes centrais. 
  • Primeira. : Sofremos pois, procuramos sofrer, nossas escolhas nos conduz a sofrer. Causa - Homem.
  • Segunda. : Sofremos pois, somos tentados a isto. As forças malignas nos faz sofrer. Causa - Satanás.
  • Terceira. : Sofremos por que Deus permite, é uma das formas de nós amadurecermos. Causa - Deus.
O esquema acima nos apresenta uma verdade parcial, pois, Jesus como homem também sofreu, e sofreu morte de Cruz. Primeiro, seu sofrimento, não foi causado por suas escolhas erradas, logo não deriva de sua humanidade. Seu sofrimento não foi causado pelas tentações do mal, apesar do mal tentar, nem mesmo a morte teve poder sobre Ele. Terceiro, Deus não o estava provando para avaliar seu crescimento. Então, Jesus sofreu porquê? Por que Jesus sendo bom, sofreu? A resposta é, por amor! Ele nos ama, e voluntariamente se entregou ao sofrimento, e sofrimento de morte para nos garantir vida, escolhas, salvação.
Desta forma, o quarto dilema é posto, Deus é bom! E mesmo sendo bom, sofre por nos amar. E todo aquele que recebe de seu infinito amor e o deseja viver em plena graça e santo gozo partilha da mesma dor e sofrimento de Cruz por outros. Afinal, ser amigo de Deus é sinal íntimo de relação, é partilhar de tudo que Ele é e sente, sente por nós, puramente humanos. Ser Cristão, é renunciar a forma de viver puramente humana. Pois, o maior escândalo do evangelho é compreender que Deus é bom, e apesar de ser bom, foi crucificado por pessoas, por homens maus. O vírus da humanidade é o mal, e sua origem principal o pecado, posto que a causa do mesmo é a morte. Jesus é bom, por amor Ele venceu a morte. Hoje, Jesus nos garantiu vida e vida com abundância! Conclusão, pessoas boas sofrem por amor, amor de Deus derramado por justiça aliena, ou seja, os bons sofrem por partilhar com Deus o amor pelo perdido. Isto significa ser Cristão. Este sofrimento de Deus que nos atinge é hoje um presente, uma dádiva e assim seja.

- Edson Junior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...