domingo, 12 de fevereiro de 2012

DINHEIRO E A HIGIENE MENTAL.

O que é o dinheiro? Uma medida de trabalho? Manifestação física de valor? Um instrumento de troca? A aparente simplicidade do dinheiro desaparece no momento em que você pensa nele. Existe diante de nós uma difícil tarefa de investigar a natureza abstrata do dinheiro e a forma como ele, que já foi visto como algo impuro, se transformou em moralmente neutro e até mesmo bom, lentamente dominando o mundo até colocar todos sob seu comando em uma idade do dinheiro. Quando o Mestre Jesus manda a dar a César o que é de César,  o faz demonstrando o quanto na concepção D'Ele o dinheiro era algo temporal, sem importância. Mais tarde, muitos intérpretes viram nesta passagem, erroneamente, um sinal de que o mundo material não prejudica a esfera espiritual. A ideia é simples: a economia monetária conquistou o mundo porque o dinheiro promete atender infinitamente a todos os desejos humanos. Porém, isso afastou outros valores: honra, amizade, responsabilidade, respeito a natureza e o valor do trabalho. Atualmente, a humanidade, em sua busca por dinheiro, está destruindo o planeta: tudo, de florestas a animais, está sendo monetarístico e morto, e a luta pela riqueza provocou miséria global.
- James Buchan ( Financial Times)

Plantaram em nós essa semente do mal. Um mal maior cometemos quando investimos tempo e amor nesse sistema cruel. Papel, é só papel, já diziam os antigos... Por trás dele porém, uma ambição mais antiga ainda. Domínio, poder e outras drogas que nos atordoam. Talvez a falha fora não perceber o quanto este projeto é falho. E que de queda em queda caminham quase todos rumo ao abismo. É tão fácil entender, se alguém explora, um outro alguém se torna escravo. Quando alguém mata, outro alguém morre. Se acumula sobre alguns as riquezas daquilo que outros extravasam em gastar. Essa é a lógica fatal, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Bom seria que trocassem seu precioso nome por papel higiênico. Afinal, está sempre conectado a assuntos que fedem, a sujeiras e semelhantes palavrões. De alguma forma me sinto aliviado... A corrupção sobre nossos traseiros parece-nos um risco a menos com que devemos nos preocupar.
- Edson Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...