sexta-feira, 21 de abril de 2017

BALEIA AZUL - O JOGO DA MORTE!?



REDES DE ACESSO D+ ? O RETORNO DA MODA DO SUICÍDIO! DEPRESSÃO EM FOCO!
É outono de 2017 no Brasil, e uma multidão de jovens deixam seus talentos ao chão junto com as folhas secas da estação. O período de amadurecimento e florescimento cede lugar para uma espécie encalhada e aterrorizante denominada de Baleia Azul, proveniente de uma subcultura de entretenimento de Rede Social Russa, o jogo "Baleia Azul", em ligeiro tempo se espalhou pelo mundo totalizando centenas de vitimas diretas causadas pelo 50º desafio do mesmo e milhares de jovens indiretamente feridos apenas por decidirem obter esse tipo de acesso sangrento, no mundo.

O Jogo Baleia Azul, parece se inspirar em uma antiga lenda Nórdica, que retratava um espirito mal assombrado pairando a beira de lagos, rios e mares, matando pescadores, exploradores e viajantes contaminados pelo desespero e tédio da desilusão. O Mito tradicionalmente virou Lenda da Baleia Espectral, ficando posteriormente conhecida por desbravadores dos oceanos como lenda da Baleia Azul. Alguns diziam se tratar de um ritual de sacrifício para tripulantes de determinada embarcação alcançarem sucesso em suas jornadas marítimas rumo ao desconhecido. Atualmente, tem sido segundo alguns relatos, o principal responsável pela tentativa de suicídio de milhares de adolescentes e Jovens ao redor do globo terrestre.

A origem do mais recente viral de adrenalina e terror foi marcada pela morte da adolescente Russa Rina Palenkova, de apenas 17 anos de idade, que segundos antes de cometer suicídio, finalizando o 50º desafio, lançando-se em baixo de um trem de carga em movimento, na Cidade Ussuriysk, localizada na região de PrimorSky Krai, no extremo oriente Russo, postou a foto acima com a seguinte palavra de despedida na Rede Social: Adeus!

Desde então, ocorre que milhares de suicídios foram cometidos por crianças, jovens e adolescentes, tanto em território Russo, quanto em outros países, e suspeita que grande parte deles, estão ligados ao também envolvimento com o jogo. Ainda não há uma análise profunda sobre o histórico psicológico dessas vitimas, a única coisa que se sabe é que repentinamente e gradativamente aumenta cada vez mais o número de auto flagelos, de auto mutilações, de suicídios ou tentativas do mesmo. 

Na quarta feira pela manhã por exemplo, no bairro de Santa Cruz, na cidade do Rj, Brasil, pela manhã foi presenciado também em uma linha de trem, um jovem, de boa aparência que havia acabado de tentar cometer suicídio lançando-se do viaduto nos trilhos do trem, o mesmo não morreu, ficando por sorte apenas ferido, comenta-se entre familiares e amigos, a hipótese do envolvimento com o famigerado jogo a Baleia Azul.

O problema vai além do Jogo ou Lenda sobre Baleia Azul, cometer suicídio virou moda! Paralelo a isto, há diversas pessoas em seus traumas e relações com a vida, sofrendo neste instante de um assombroso estado de depressão. Me acha louco por assim pensar? Perceba a seguir, quem conhece o Netflix? Quase todos na Rede! Qual é a mais nova série da moda? 13 Reasons Why! Já assitiu? Muita gente assistiu! Trilhões de pessoas assistiram no mundo inteiro! Esta receita de influencias e emoções pode tornar-se perigosa. Mostro a seguir.

Faça o seguinte exercício, calcule o número de horas que jovens e adolescentes gastam na Rede. Mais de 1/3 das 24 horas que temos em um dia na média. Agora some a este fato, que o ser humano dorme de 6 a 8 horas, na maioria dos casos. Acrescente que todos precisam de tempo para tomar banho, comer, estudar, trabalhar e fazer outras coisas. Questione, 8 horas são suficientes para cuidar realmente de sí? O perigo maior vem agora, tem pessoas que apesar de conhecidos, parentes, colegas, religiões, se sentem só! E acredite o número de pessoas ao redor do mundo que estão sobre efeito depressivo da solidão tem aumentado!

Há momentos que mascaramos os dados, explicando que pais precisam trabalhar, que cuidam sustentando a casa. O mesmo ocorre com Grandes Instituições Religiosas, onde Bispos, Pastores ou Padres, gastam mais tempo com o rebanho e com a Instituição, do que com a própria família, menos tempo cuidando dos próprios filhos. Estou falando bobagem? Quem nunca percebeu isto acontecendo com filhos e esposas de Pastores de Megas Instituições?! Estou preocupado! A culpa dessas pessoas estarem afogadas em oceano depressivo presos a Rede, pode não ser apenas do Jogo Baleia Azul ou da Série, a culpa pode ser nossa ausência! 

Perceba o quanto estamos envolvidos com meandros e falhas destas redes de acesso? Não nos damos conta que quando achamos algo bom demais, usamos de mais, com excessos e ficamos igualmente expostos, com menos de nós preservado! Quando foi? Como foi? A ultima vez que você, saiu sem ninguém notar, sem ninguém te reparar? Onde foi? Quando foi? A ultima vez que você se deixou livre, sem se retocar, sem se Instragramear? Orkut era só o começo, uma coisa boba não é mesmo? 

No facebook, era apenas para se mostrar em um mar de tanta indiferença? Envolvidos nesta Rede, era só o que lhes faltava? Era sol que lhe faltava? Ninguém havia contado que na mesma areia da praia e do bronze das fotos com altas curtidas e comentários, filtros de verão ou primavera ofuscariam seu verdadeiro eu afogado apenas nisto? Os compartilhamentos virais trariam um perigo nas ondas da informação, e encalharia uma Baleia Azul nas fotos que ninguém deseja ver, nem curtir, tão pouco comentar ou compartilhar sobre os seus íntimos! Ou a Nova protagonista da série da vida real que cometeria suicídio estaria dentro de seu próprio lar ou na casa ao lado? Quem sabe em seu Estado? Em seu Bairro? Ou no mundo inteiro?

Tais Redes de acesso, tem garantido entretenimento, conexões, glamour, fama, apesar disto, tanta exposição, tem custado para alguns um preço sombrio, em casos complexos, sempre que utilizado para fins inadequados, trata-se de redes de acesso ao perigo, ao terror, ao crime e até mesmo a morte. Em tom de perplexidade, como cristão que sou, fico imaginando, todos estes peixinhos poderiam ser salvos dessa tal Baleia Azul se alguém  houvesse lançado uma outra Rede no mar do entretenimento!

A Rede do companheirismo! A Rede do ombro amigo! A Rede do Parente próximo! A Rede do amor desinteressado! A Rede Ideológica do Mestre da Salvação. Fica a dica para apenas refletirem familiares e amigos das vítimas, já que alguns filhos iludidos, e desiludidos não estão mais aqui! Cuide de quem ficou! Cuide do próximo! O próximo pode morar ao lado! O próximo pode estar mais perto que imagina. 

Curtam, comentem e compartilhem esta ideia, e se souberem ou estiverem passando pela mesma situação busque ajuda! Não é vergonha pedir ajuda? Cometer suicídio sim, não é ato de coragem, é ato de covardia! Se afaste de qualquer coisa que lhe inspire introspectivamente a auto mutilações. Se afaste de tudo que lhe faz mal. Fique longe de qualquer indicio ou incitação ao suicido! Caso conviva com alguem que supostamente está passando por isto, ajude! Denuncie!

DRCI é a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, e eles também podem ajudar!
O telefone para quem deseja pedir ajuda ou denunciar é: DRCI (021) 2202-0281/ 2202-0277/ 2253-1177; Segue endereço para quem desejar ir pessoalmente, Av. Dom Helder Camâra, número, 2066.
Conte comigo Sempre.
Edson Junior - Juninho GeaD
Zap: 98165-6554.

Veja mais em:
http://www.delegacialegal.rj.gov.br/detalhe_foto.asp?id=172
https://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia_Azul_(jogo);
http://www.uai.com.br/app/noticia/series-e-tv/2017/04/07/noticias-series-e-tv,204751/13-reasons-why-serie-da-netflix-faz-duplicar-pedidos-de-ajuda-contra.shtml
https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2017/04/20/conheca-a-baleia-azul-animal-que-da-nome-ao-jogo-mas-nao-sao-suicidas.htm
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/policia-confirma-que-adolescente-foi-vitima-do-jogo-baleia-azul.ghtml
http://g1.globo.com/educacao/noticia/ameaca-de-envenenamento-de-criancas-ligada-ao-baleia-azul-causa-panico-entre-pais.ghtml
http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/pol%C3%ADcia-apura-amea%C3%A7a-a-jovem-que-desistiu-do-jogo-baleia-azul-1.1261688
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/jogo-baleia-azul-eu-tentei-jogar-o-game-de-suicidio-e-o-resultado-e-surpreendente/

4 comentários:

  1. Meu artigo sobre o caso viral denominado popularmente como Baleia Azul.

    Um texto para ler, entender, refletir e se quiser comentar...
    Uma reflexão sincera, baseada em fatos, sobre a origem, as causas e os resultados desta nova diversão de horror e atividade de uma adrenalina doentia e criminosa.

    Para quem nada sabe sobre o assunto, leia, esta de facil entendimento.
    Para quem tudo juga saber sobre, leia, irá se surpreender.
    Para quem quer evitar passar pelos mesmos transtornos de uma espiada vale a pena.

    Para todos azuis do face, do Bem esta "Baleia" não merece receber nossa cor!

    É cor do céu, é cor do ares, é a cor dos olhos ao luar, é até a cor do mar sem jamais ser a cor do luto! Sem jamais poder ser a cor da morte! Por isto, Adeus Baleia Azul, já vai tarde, não tens poder para fazer da nossa Paz um Cais do desassossego!

    Juninho Gead​

    ResponderExcluir
  2. Queremos mesmo o Azul da Vida, o Azul de Deus!

    se puder se inscreve no meu blog para receber mais informações.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em Santa Cruz, mais um cometeu suicidido. Isso precisa parar.

    ResponderExcluir

VITIMISMO:

  O vitimismo é um comportamento caracterizado pela tendência de uma pessoa se colocar no papel de vítima em diversas situações da vida. Aqu...