O ambiente escolar é bem propício a socialização, além da sua finalidade principal que é a de compartilhar conhecimento. É numa de suas múltiplas salas que, muitas vezes, se define a carreira a ser seguida; em seus movimentados corredores, no vai e vem dos dias, conhecemos pessoas e nos tornamos conhecidos; e nos pátios, à sombra das árvores os estudantes se enamoram, cantam e tocam violão, estudam e pensam na vida. Creio ser impossível se pensar na vida sem se lembrar da fonte que lhe provê: Deus, o Criador e mantenedor de todas as coisas. E assim como foram plantadas as sementes das árvores que hoje dão sombra no pátio da ETESC, plantou-se no coração dos primeiros alunos desta escola o sentimento de gratidão e adoração a Deus pelo que Ele é, e pelo que tem feito.
*GEAD 1998-2001*
As atividades de louvor e adoração a Deus durante os intervalos dos turnos da Escola Técnica Estadual de Santa Cruz foram iniciadas em setembro de 1998, porém, oficializadas em março de 1999, com a chegada de novos alunos.
Inicialmente, nos reunimos no pátio, próximo a um antigo gerador desativado, às quintas-feiras e aos sábados de 12:20 ás 13:20h. Depois, passamos a nos reunir na cantina nos mesmos dias e horários. Neste período, recebemos um grande apoio logístico e de oração do irmão Sérgio, administrador da cantina, que hoje trabalha no CETEP- Quintino.
O trabalho foi crescendo e precisava ser estruturado para seguir em frente. Então, o Senhor nos orientou a dividí-lo em sete atividades distintas, a saber: adoração, louvor, palavra, discipulado, oração relações públicas e recursos técnicos. Para cada atividade dessas, um componente no Grupo Evangélico Adoradores - GEAd, seria coordenador. Assim, durante o período de dois anos os alunos Paulo Duarte e Geovani de Eletromecânica; Sabá, Keithe, Maicon e Rosalvo Wesley de Informática; e Gislaine de Segurança do Trabalho coordenavam, com a ajuda de outros componentes, as atividades do GEAD.
Com o trabalho organizado e com aprovação da direção do CETEP Santa Cruz - complexo educacional onde a escola técnica está localizada - passamos a fazer cultos no auditório, bimestralmente.
Durante este período, contamos também com apoio de um grupo de funcionários que se reuniam todos os dias após o almoço para oração. Contamos também com a boa vontade e determinação do Pastor Genilson Zamba que também é professor de enfermagem na ETESC. Ele, por muitas vezes, nos orientou em algumas decisões e cedeu equipamentos de som de sua igreja para que os louvores e a palavra alcançassem toda a escola. Mais tarde, soubemos que Pr. Genilson também iniciara um trabalho como o do GEAD, quando trabalhou no Instituto de Educação Sarah Kubitscheck. Com uma bicicleta, uma caixa de som, um violão, e um misto de coragem e fé, ele, com a ajuda de outros irmãos, evangelizou por muito tempo alunos, funcionários e professores.
Ao nos aconselhar, sabia do que estava falando. Contudo, nunca decidia por nós ou nos impunha suas ideias.
Na ETESC o trabalho foi frutificando através de dois grupos de louvor e adoração: a Banda Geração Gospel e o Coral Aleluia, que em apresentações externas usando uniforme da escola, testificavam o trabalho do GEAD.
Estava chegando o final dos cursos e ficamos preocupados com quem daria continuidade ao trabalho. Convidamos os alunos que ingressaram nos anos de 1999 e 2000 para nos substituírem mas, infelizmente, eles não assumiram esse compromisso e o trabalho foi sofrendo descontinuidade.
Em sua maioria, os componentes do GEAD que concluíram o curso técnico em 2001, hoje estão cursando uma faculdade, trabalhando em áreas específicas ao curso e atuando em ministérios de suas igrejas. No período em que eles se dedicaram ao GEAD, muitas pessoas foram salvas, transformadas e edificadas pelo poder de Deus.
*GEAD 2002-2003*
Em meados de 2002 a escola voltou a ser impactada pelo GEAD. Agora Grupo Estudantil Adoradores de Deus. Mais uma vez o Senhor levantava jovens e adolescentes comprometidos com Ele para manter aberta aquela porta de evangelização que Ele mesmo abrira.
Organizados também em um grupo de sete coordenadores, que eles chamam de diretoria, o GEAD de hoje é dirigido por Suellen Xavier, de Segurança do Trabalho; e Pedro Fernando Mendes, Carlos Eduardo, Leiz Gomes, Marcus Miris, Marcus Vinicius Dorbação e André Tiago de Informática.
A nova fase do GEAD, suplantou a anterior, com cultos ás segundas e quintas-feiras no “quadrado” - bancos de concreto construído no pátio da escola para melhor acomodação dos alunos -, e no jardim do “coração” e no auditório, ás sextas-feiras, para oração, comunhão, edificação.
Na fase atual, os cultos bimestrais continuam acontecendo no auditório com uma frequência média de 150 pessoas. O último culto bimestral, marcando o fechamento do ano letivo, foi realizado na quinta feira, 27 de novembro na cobertura dos fundos da ETESC e reuniu aproximadamente uma 250 pessoas.
Foi um grande mover de Deus através de cânticos de vitória e de uma palavra de restauração e conforto. Ao final, quase que a totalidade de alunos e funcionários presentes se ajoelharam, voluntariamente, reconhecendo a grandeza e a soberania de Deus sobre suas vidas.
Tive a grata oportunidade de fotografar o evento e presenciei umas das mais serenas e poderosas manifestações do poder de Deus entre jovens de todas as raças, credos, e carências. Algo inesquecível!
Mas a boa influência do GEAD na escola não para por aí. Alguns deles são componentes do Clube Técnico de Informática e foram os vencedores do concurso de criação do site oficial da escola, promovido pela direção. Eles detém a marca Zion Design na publicação de páginas web, criação de programas e manutenção de equipamentos. E estão ainda no primeiro e segundo ano de curso.
Deus tem feito maravilhas através desses adolescentes que chamo carinhosamente de “Plenos de Deus”. E o meu sincero desejo é que outros novos alunos ao ingressarem na ETESC, tenham a visão de que estão ali somente para adquirir conhecimento nas matérias de formação geral e técnicas, mas, também para abençoarem e serem abençoados, fazendo parte do Grupo Estudantil Adoradores de Deus.
Por: Rosalvo Wesley
Nenhum comentário:
Postar um comentário