quinta-feira, 14 de setembro de 2023

RETINOBLASTOMA:




O câncer nos olhos que afeta crianças é conhecido como retinoblastoma, que é um tipo raro de tumor ocular que se desenvolve nas células da retina, a camada sensível à luz localizada na parte de trás do olho. 


Essa doença geralmente é detectada em crianças com menos de 5 anos de idade, podendo se desenvolver em um ou ambos os olhos. Os sintomas comuns incluem um reflexo branco na pupila, conhecido como "reflexo do olho de gato", estrabismo, olho vermelho ou inchado e visão deficiente.


A causa exata do retinoblastoma não é conhecida, mas é sabido que está associado a uma mutação genética que ocorre nas células da retina. Essa mutação pode ser hereditária ou ocorrer espontaneamente sem uma causa aparente. Estudos têm mostrado que cerca de 40% dos casos de retinoblastoma são hereditários, enquanto os outros 60% são considerados esporádicos.


O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são fundamentais para o prognóstico do retinoblastoma. O exame oftalmológico de rotina, que inclui a observação do reflexo da pupila, é uma maneira importante de detectar a presença do tumor nos estágios iniciais. Além disso, em casos suspeitos, são realizados exames mais detalhados, como ultrassom ocular, ressonância magnética e biópsia.


O tratamento do retinoblastoma dependerá do estadiamento do tumor e da presença ou não de metástase em outras partes do corpo. As opções de tratamento incluem quimioterapia, radioterapia, crioterapia (congelamento do tumor), termoterapia (aquecimento do tumor) e cirurgia. Em casos mais graves, pode ser necessário remover o olho afetado para evitar a disseminação do câncer.


No geral, o prognóstico para o retinoblastoma é bom, principalmente se o tumor for diagnosticado precocemente e o tratamento for iniciado rapidamente. A taxa de cura é alta, com mais de 90% das crianças com retinoblastoma sendo tratadas com sucesso. No entanto, em casos avançados, onde o tumor se espalhou para outras partes do corpo, o prognóstico pode ser mais sombrio.


Portanto, é extremamente importante que os pais fiquem atentos aos sinais e sintomas do retinoblastoma em seus filhos e levem-nos a um oftalmologista regularmente. O diagnóstico precoce pode salvar a vida e preservar a visão das crianças afetadas por essa doença.

Por: Edson Alves ( @juninhogead)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...