segunda-feira, 13 de maio de 2024

Desprezou a Ignomínia

 Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hb 12:2


Ignomínia é a vergonha extrema, um completo desprezo e vergonha que podemos ter sobre algo, ou uma grande vergonha que podemos sofrer sobre algo que nos ocorra. Jesus, movido pelo gozo(felicidade que supera a alegria da própria vida) suportou a cruz e a vergonha que lhe foi imposto. Não é simples e nada fácil envergonhar Jesus, sua humildade e total certeza de sua identidade o faz invencível, ele pode morrer numa cruz que ao ressuscitar não terá dúvida que é dono da chave da morte e do inferno, Jesus sabe quem é.


Mas citei essa palavra para descrever algo curioso que observo aqui na Europa, a ignomínia que move os Europeus em relação a Jesus Cristo. É muito fácil encontrar muitas pessoas que simplesmente possuem uma vergonha de Cristo, e uma vergonha da Igreja. Por isso vou contar algo que me ocorreu e que me permitiu perceber isto que falo.


Um colega comentava sobre o Sr. João de Deus, que no brasil curava milhares de pessoas de todo o Brasil e do mundo inteiro, com muita alegria este colega falava de um caso de sua amiga que teve um tumor cerebral removido pelo João de Deus ao uso de uma pinça. Me mostrei solidário a sua alegria e parabenizei pela cura de sua amiga. Enquanto ele mesmo contava a história citou uns problemas do João de Deus relacionado a justiça de forma muito breve, como se tivesse sido um mero detalhe. 


Logo em seguida, sem que ele mesmo percebesse, começou a falar da Igreja, e de como o Vaticano acumula rios de dinheiro investindo em áreas da economia que de nada tem a ver com a Fé Cristã, também falou de sua experiência em Fátima e de como lá existe uma “máquina de ganhar dinheiro com velas a venda”.


De alguma forma este colega consegue olhar os lados “positivos” do João de Deus, mas não se percebe que ele foi preso por conta de 335 mulheres que lhe denunciaram por assédio, e que ele vendia umas cápsulas energizadas no valor de R$ 100,00.


Depois voltou a falar de Fátima, uma cidade aqui na Europa onde peregrinam muitos católicos, comentou que gosta da “energia” de Fátima mas não suporta as lideranças que ganham com a fé. 


O europeu não consegue separar o joio do trigo, não consegue ser a favor da Igreja e de que se prendam os que corrompem a fé. O Europeu não percebe, mas ele tem uma vergonha de Cristo. O problema do ocidente é com Jesus.


Alguns até dizem, eu gosto de Jesus, mas não gosto da Igreja. Este meu colega mesmo disse isso: “eu entendo uma fé que prega um Deus, mas uma fé onde você também precisa amar a Igreja? Além de Deus?


Pois é exatamente isso, quem ama a Cristo, terá que amar a igreja, e quem começa amando a igreja terminará amando a Cristo.


Ele é a cabeça do Corpo, que é a Igreja; Ele é o princípio e o primogênito dentre os mortos, a fim de que em absolutamente tudo tenha a supremacia. Cl 1:18


Não se pode separar a cabeça do corpo.


mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. 2 Tm 2:26


Que o Senhor possa nos devolver a sensatez.


Em Cristo, na esperança, na fé e no amor, seu irmão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOISÉS E O DESERTO 🌵:

**Moisés e o Povo no Deserto** Em terras de Faraó, ergue-se Moisés, Escolhido por Deus para liderar de vez. Com cajado em mãos e fé no coraç...