A figura de um pai concentra alguns arquétipos muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Primeiro, é o arquétipo do Pai, o protetor, o provedor, às vezes um mentor, as vezes um vilão, faz com que a criança entenda que existe uma hierarquia na vida, no meio social.
O arquétipo do Heroi também aparece na figura paterna, principalmente na infância quando as crianças brincam com seus pais e vêem nele aquele que tudo pode, que tudo consegue,um heroi para recorrer em todos os momentos.
Hoje comemoramos o dia dos pais. Em breve, esperamos comemorar a oportunidade de um novo país. Ser pai em um país tão desigual, não deve ser fácil. Ter que as vezes abrir mão de se vestir bem, para dar o conforto de um bom lar ou para investir na educação de seus filhos, não é fácil.
Ser pai e tentar ser exemplo, transmitir valores nobres aos filhos enquanto vivemos a maior crise moral da história do nosso país. Não é fácil. Sociedade onde a inversão de valores está presente. Onde se tornou brega casar. Está na moda separar. Descrédito sobre se guardar para o matrimonio.
Criar seus filhos em uma era onde a sexualidade foi banalizada. Onde existe pressão para educação sexual de gênero na infância. Aumento da ocorrência de casos de violência sexual infantil, às vezes dentro do próprio lar. Certamente não deve ser fácil.
Muitos homens alcançam vitorias expressivas na carreira profissional, mas, fracassaram na família. Ganham prêmios no mundo e perdem os filhos. Precisamos de pais que amem a Deus, cuidem dos filhos e lutem pela família.
Que Deus nos ajude a cumprir com fidelidade essa gloriosa missão de paternidade! Que nos inspire a possuir garra e mesma coragem, que nos lança nesta luta por um país melhor. Talvez não seja fácil ser pai, muito menos ser heroi, mas, o futuro das crianças precisa ser salvo. Nós podemos!
Há um poema que retrata esta figura emblemática de identidade nada secreta:
" Pai a tua presença constante. Com olhar as vezes distante. Me fazem te admirar.
Pai, o teu abraço apertado. Mãos firmes e sempre ao meu lado. Me garantem força para caminhar.
Pai, teu sorriso ilumina. Tua voz me fascina. Me acalme nas horas da dor.
Pai, amigo, heroi, companheiro, sincero, leal, verdadeiro, meu exemplo de amor.
Pai, hoje quero lhe agradecer. Ter me dado o dom de viver. Pra ser forte!
Crescer, lutar, perder e vencer! Pois, a derrota também nos ensina.
Pai, quero dar-te um abraço bem forte.
Sorrir bem feliz pela sorte: Ser teu filho e poder te abraçar!"
Não desejo ser pai herói. Apesar de as vezes prever acidentes, e criar dispositivos para a segurança da minha filha. Evitar seu tombo. Livrar ela de sua queda. Salvar ela do perigo. Sentir dores de cabeça quando ela está em apuros. Possuir instinto para estar pronto para agir. Ficar verde de raiva sem ser Hulk, quando percebo que fizeram minha criança sofrer.
Não desejo ser pai heroi. Apesar de em momentos específicos, andar no abismo, pulando precipícios para levar o pão para casa como se fosse um homem aranha. Apesar, de enfrentar o terror noturno e suportar madrugadas em claro em cada nova febre, resfriado ou dor. E não ser Batman.
Ser violentado psicologicamente no mercado de trabalho predatório, onde domina o sentimento de concorrência ao invés de cooperação. Ser testado e submetido a pressões em todos níveis de stress como um militar. E não ser Capitão América.
Não anseio ser pai heroi. Mesmo reconhecendo que as vezes fico mergulhado em angústia na tentativa de garantir um lar para minha filha, as vezes ao descaso da minha própria felicidade. Fazer do bem dela, meu maior prazer. Ser feliz por ela estar feliz. Assim, remando contra a Maré, firme em um oceano de circunstancias. Mesmo não sendo AquaMan.
Por isto, não é fácil! Jamais foi e nunca será! Pois, não somos de aço, nem de ferro. Não sois máquina. Homens é que sois! Somos de carne, osso e muito calor. Somos demasiadamente humanos. Valorizem esta dádiva. Ser pai é um presente.
Acordar cedo, receber uma linda blusa de super heroi, ganhar um sorriso lindo, seguido de um beijo doce e um abraço intenso e ouvir que sou o melhor pai do mundo. Que sou seu heroi. O heroi mais admirado de sua criança. Mas, não tenho super poderes. Talvez sejamos vilões de nós mesmos.
Pelo nosso filhos que colocamos uma capa! É pelo nossos filhos que colocamos uma armadura. E em alguns momentos é por eles que aceitamos usarmos máscaras. Nos tornando quase herois. Lutando contra a impunidade, contra a injustiça, contra a violência para construir para eles um mundo melhor e mais seguro. Nossas crianças não podem perder a esperança de um planeta melhor.
Como diz meu heroi e mentor: "Quem faz pela criança, faz mais pelo futuro." - Tio Carlos.
Ninho, versão Pai
Tom, grato.
Conto: Pais, arquétipo de heroi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário