sexta-feira, 12 de maio de 2017

GULA MODERNA - O VÍCIO FAST FOOD!


PECADO DA GULA SUA ORIGEM NADA MODERNA
DA IDADE DA PEDRA À GERAÇÃO DO FAST FOOD

"Comerás do Fruto de Todas as árvores, menos do conhecimento do bem e do mal...E comeu Eva do Fruto." Gn 3.

"Assim como as neblinas escondem os raios do Sol, a comida em excesso, embota a mente." Monge Evaglios Pontifos.

"O Estomago quando não é reprimido, destrói as virtudes da alma.". Papa Gregório.

Mas, a Origem Secreta do Pecado da Gula é celebrado bem antes da construção da Tradição Cristã. Ela estava presente em diversas culturas religiosamente pagãs que celebravam o grande consumo de comida, na Idade da Pedra. Retratava suas Divindades como símbolos de Riqueza, Saúde, Fertilidade e Prosperidade. Mutilavam seus próprios corpos nos rituais, ofereciam crianças para serem queimadas vivas e ofertavam animais em sacrifícios para tais divindades.

O Pecado da Gula, também esteve presente na tradição Greco Romana dos vícios e virtudes. Gregos clássicos idolatravam corpo em forma, e tonificados. Porém, ao mesmo tempo compartilhavam os prazeres do paladar. Devido a expansão do Império Romano. Roma degustou pratos interessantemente exóticos devido seu envolvimento com estrangeirismo, fazendo que sua elite desfrutasse de banquetes exuberantes ingeridos com gosto. Tais banquetes decadentes, eram interrompidos por visitas ao vomitório, e o motivo fútil e vulgar era de esvaziar o estomago para provar mais guloseimas da época.


A Visão Cristã sobre o Pecado da Gula era uma reação visceral ao Hedonismo do Império Romano. Eles acreditavam, que esta famigerada postura era fruto da possessão desta divindade demoníaca. A própria Bíblia de maneira sútil alerta para o perigo do pecado da Gula. Há uma referencia nos Evangelhos que retrata uma tentativa do Antigo Lúcifer de atrair o Mestre Jesus através do Pecado da Gula, ao recomendar transformar a pedra em pão. O Filho do Homem porém responde, não apenas de pão viverá o homem, mas, de toda palavra que sair da boca de Deus. 

Então, após o Filho de Deus, jejuar por 40 dias e 40 noites, a Bíblia Sagrada deixa clarividente que Satanás aparece com o objetivo de tentar Jesus. Para surpresa de muitos, a primeira forma de tentar Jesus é com Pecado da Gula! A palavra Gula vem do Latin e é o mais paradoxal entre os 7 pecados capitais. A Gula é uma obsessão destorcida, uma obsessão pervertida, onde a comida é o objeto principal de nosso prazer. De humanos que fazem a opção de viver para comer, ao invés de comer para viver.

Devemos considerar que distinguir entre o que entra e o que sai da boca é de extrema importância. Tradição Cristã defende Gula como pecado devido nos afastar do caminho da Retidão. A Gula é um pecado de estimação de alguns que afeta o próprio corpo. Afeta a morada onde Deus deveria habitar. Sendo por assim dizer, em sua evolução mais distante, um desejo imperceptível e indireto de morte. Pensar o tempo todo em comer é também uma tênue maneira de ignorar que a vida está para além disto e vale apena ser vivida.

No século VI, segundo o Papa Gregório o Grande, havia maneiras especificas de cometer o vício da Gula. Comer demais ( Equivale a roubar comida de pobres e famintos); Comer fora de hora; (Havia horário apropriado para comer, se alimentar fora dele afetava a saúde negativamente); Exigir formato Especial para a Refeição; (Importância demasiada a comida, além que necessário). Grau elevado de Apetite, avidez. ( Quando se pensa em comida o tempo inteiro.). A Gula parece ser o pecado mais conflituoso. Pois, é mais fácil de se cometer, e mais difícil de se superar.

Comer era uma necessidade, o preocupante era não extrapolar, comer em excessos, desperdiçar, ocasionar restos inutilizáveis e desnecessários. Na Idade Média existia regras rígidas para Monges quanto comer e beber. Tomaz de Aquino irá alertar sobre o perigo do Pecado da Gula, é uma como espécie de incentivo a outros pecados capitais, como a Luxuria, a Ira e a Preguiça. Segundo ele os pecados estavam interligados. Quem bebia demais por exemplo poderia se irar. 

Atualmente, está na moda, o bom apreço do ocidente pelas guloseimas do Fast Food. Alerto, prática nada saudável. Há pessoas, obesas e com elevados índices de gordura prejudicial a saúde presente em seu corpo. Também, é do conhecimento de quase todos, que de nada adianta, comer de maneira incontrolável besteiras, e depois achar que queimando calorias na esteira irá preservar a saúde, já foi demonstrado variadas vezes ser este um engano fatal, que além de doenças pode ocasionar a própria morte.

Por fim, o Pecado da Gula é este desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida e bebida. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça desenfreada. Este desejo insaciável de querer além do que precisa, querer além do necessário culmina no desperdício e deve ser identificado, controlado e combatido pelo uso da virtude da temperança, moderação e abstenção.
[Fil 3:19 e Is 5:11]
Juninho GeaD



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM FOCO:

  Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem uma série de  características positivas  que são frequentemente ofuscadas pelos d...