GEAD - SARDES?
Então pela manhã, eu disse que os mortos não louvam a Deus, e alguém pode ter acreditado ser provocação barata. Mas, não. Quem me conhece, sabe que sou muito direto.
Aquilo soava ao menos na minha cabeça como um prelúdio do eco sobre o que eu estava para escrever sobre a Igreja de Sardes.
Então ficamos assim:
Filadélfia - Amor fraternal
Éfeso - Amor se esfriando
Esmirna - Perseguidos por amor
E agora Sardes, uma Igreja morta, e portanto sem amor!
Faz mais sentindo agora o versículo Salmos 115. 17.
O contrário disto também é dito na Bíblia Sagrada, todo ser que respira, louva ao Senhor!
GEAD, se acomode, e vamos conversar sobre a Igreja de Sardes?
Então eu disse em meu último texto que as 7 Igrejas do Apocalipse tinha sua localização na antiga Ásia menor, e afirmei que hoje, estariam situadas na Turquia 🇹🇷.
Falei sobre a grande e agitada Turquia, com sua mistura entre grandes cidades e ao mesmo tempo zona agrícolas férteis e ricas. Falei sobre o cultivo de saborosas uvas que parecem tapetes multicoloridos abaixo do lindo céu azul.
Uvas, que no período bíblico era sinal de fartura por meio de uma divindade daquela região, Dionisio. Uma divindade da uva! Curioso que o Nosso Deus, utilizou neste mesmo símbolo o sinal da sua redenção! Daí sangue, e vinho!
Falei sobre o comércio de rota, sobre os portos, o que deu uma caraterística aos turcos de maior gentileza e receptividade aos estrangeiros. Um fascínio com grande ênfase sobre quem ou o que vinha de fora.
Mas, e a Igreja de Sardes?
Então GEAD, vamos ao texto bíblico primeiro? Após ler o texto bíblico, fica fácil o entendimento!
Apocalipse 3. 1 ao 6
“1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: ‘Assim declara Aquele que tem os sete espíritos de Deus e as estrelas: Conheço as tuas obras, que tens fama de estar vivo, mas de fato, estás morto.
2 Sê alerta! E fortalece o que ainda resta e estava prestes a morrer; porque não tenho encontrado integridade em tuas obras diante do meu Deus.
3 Portanto, lembra-te daquilo que tens recebido e ouvido; obedece e arrepende-te. Porquanto se não estiveres vigilante, virei como um ladrão, e tu não sabereis em que hora virei contra ti.
4 Contudo, tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; elas caminharão comigo, vestidas de branco, pois são dignas.
5 Assim, o vencedor andará trajado com vestes brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, reconhecerei o seu nome na presença do meu Pai e dos seus anjos.
6 Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas...”.
Então já no primeiro versículo dirigido a esta Igreja, vem logo um tapa na cara sem mão!
“...Tens fama de estar vivo, mas, de fato estar morto...”
Sabe GEAD, muita gente talvez não saiba, mas, eu fui cuidador de idosos em uma época da minha vida, para pagar a passagem para ir para faculdade. E lembro-me quando estive em Copacabana, de cuidar de um
Pastor da Igreja Batista e
Doutor em psicanálise, um sr dócil, gentil, muito educado, que me ensinou muitos mecanismos da mente humana.
E ele sempre firmou que enquanto houvesse vida, não haveria algum problema se quer, que não houvesse solução.
Dizia ele, Edson meu filho, você é jovem e muito inteligente, possui admirável força de vontade, e tem vocação para ser útil. Mas, seu perfeccionismo jamais será completo, sem a maturidade do tempo, sem a experiência dos anos, sem a angústia da espera. Pois, é o tempo, a melhor janela de oportunidade para se alcançar sabedoria.
Ela está aí, exposta diante da vida. Porém, a morte Edson, a morte é um tremendo mistério!
Mistério tão grande meu filho, dizia ele, que o estudante de medicina estuda 6 anos, se forma, estagia, adquire experiência, para em algum momento, ver que toda sorte de seu trabalho e dedicação possui um limite! Este limite se chama morte!
Outro Doutor que tive a oportunidade de conviver e conhecer, é o que atualmente sou parceiro de trabalho. E ele disse certa vez, coisa terrível é quando um paciente morre. Por mais que profissionalmente a gente seja treinado para não se envolver. Há um luto que paira no ar, os familiares autorizam desligar os equipamentos, pois, após a morte Juninho, não há mais o que se fazer!
GEAD, por qual motivo estou relatando está introdução para vocês?
Para que vocês entendam o estado que se encontrava a Igreja de Sardes.
Está carta foi escrita aos mortos! Uma Igreja local de vida, repleto de mortos espirituais! Deixou de ser Igreja para ser mausoléu?
Jesus ficou conhecido como médico dos médicos, justamente por sua habilidade quando vivo de curar e ressuscitar mortos.
E esta habilidade será cirúrgica sobre o efeito da transcrição de João, sobre a mensagem deste Doutor de almas.
Quando Ele se revela, e expressa seu conhecimento espiritual sobre o estado controverso da Igreja de Sardes, de possuir fama de que vive, ou seja, manter as aparências, mas, de fato estar morto.
Em outras palavras é o mesmo que afirmar, olha este paciente está no estágio terminal, não há mais o que fazer, a medicina não dá mais jeito, olha, o paciente morreu! Agora basta enterrar pois não há mais o que fazer.
Se deixar aqui, vai começar a feder. Putrificar !
Mas, Jesus não age assim!
Ele possui vasta experiência de ressuscitar mortos! Lembra de Lázaro? Deus também, basta ler as histórias do antigo testamento. Elias, Eliseu e outros profetas, que usados por Deus, trouxeram pessoas de volta à vida!
E assim deve agir todo cristão! Quando Deus coloca diante dos nossos olhos um vale de ossos secos, não é para nós admirarmos um exército morto. Mas, ao contrário das aparentes possibilidades, crermos contra esperança e profetizarmos vida!
Então Jesus, diagnosticando os males espirituais da Igreja e revelando á João, escreve sobre a Igreja de Sardes.
Sendo assim, ele dirige sua mensagem aos mortos! Prescreve tratamento, a um paciente aparentemente sem chance de recuperação.
Da para se presumir que o tom que destino tais ensinamentos esteja mergulhado na mesma preocupação e angústia.
Em síntese, não é fácil atuar para tentar trazer um paciente de volta à vida!
Precisamos dar ênfase no texto sobre o fato de Jesus afirmar, conheço as tuas obras...
Sabe GEAD, a gente as vezes se orgulha de nada. Não percebemos que somos meros canais de Deus. Falseamos nossos sentimentos, agimos naturalmente com hipocrisia, achamos estarmos eximidos de culpa ou responsabilidade. Mas, aquilo que é mais desagradável, colocamos para de baixo do tapete, guardamos nossos segredos infames a 7 chaves. E nós esquecemos que servimos a um Deus que nos vê no oculto. Que nos conhece no secreto. E que ninguém pode se esconder de seus olhos.
A gente se perde, acreditando que Deus nos perdeu de vista, mas, só Ele sabe o labirinto que você se enfiou. E não apenas isto, ele olha de cima, e conhece a rota para te retirar de lá.
Isso que é diagnóstico implacável! GEAD, o que há de errado com a Igreja de Sardes? Ela está morta! É o diagnóstico deste Grande Médico da alma chamado Jesus!
Talvez você, que me lê agora, pertença a uma Igreja cristã de nome, e por esta razão, possa acreditar que estar vivo. Mas, pelo que percebo, isto não basta. Por tuas obras, Deus me revela teu estado. Na realidade, se você for corajoso, e se encarar no espelho da perfeição de Deus, você constatará uma triste realidade, que de fato, sem as sombras da cruz de Jesus, e a redenção por seu corpo e sangue, estamos todos mortos!
Que verdade inconveniente!
Mas, é a verdade que pode te ressuscitar para o encontro da última hora!
Não pense que eu estou brincando. Sou tão atarefado quanto todos vocês! Todos os dias falo com milhares de pessoas. É preciso encontrar solução para cada uma delas.
Então me perdoe a transparência, mas, pare de fugir, de quem está tentando te ressuscitar!
Será que vale a pena, possuir uma falsa fama?
As tuas obras, mais cedo ou mais tarde, revelarão quem de fato são, não diante de mim, posto que nada sou, nada tenho e nada posso. Mas, diante do Altissimo, que possui os olhos como chama de fogo! Vocês GEAD, estão na mira de um Deus de amor, que breve, muito breve, será um Deus irado, com uma multidão de pecadores em suas mãos!
É neste estado que grande parte dos médicos param de tratar o paciente, e suspendem a medicação.
Mas, eu não sou amigo de qualquer médico! Eu conheço os melhores! E Jesus, como médico, supera a todos eles.
Então me perdoem se eu continuo escrevendo os sinais para os aparelhos vitais de Deus mostrarem suas reações!
Mas, eu me recuso a chamar o necrotério GEAD! Fui claro?
Se eu prego sobre o inferno, perco 3!
Se eu prego sobre demônios, perco 2!
Se eu prego sobre o apocalipse, perco 1!
Mas, se eu digo, Jesus está voltando, quem GEAD, realmente está preparado?
Aprendam com a dura lição da Igreja de Sardes! Não basta ter fama, tem que ter obras, que demonstrem a vida que existe em ti!
Isto não é exortação!
Isto é anúncio de concerto!
É convite ao arrependimento!
Ou...
Eu fiquei maluco!
E no Brasil está todo mundo salvo!
A Igreja nunca esteve tão bem!
E só eu, no mundo que irei para o inferno?
Resista ao Diabo, e não a Deus!
Aceite a palavra de Deus!
Ouça a voz de Deus e será abençoado tu e a tua casa.
Jesus Cristo não é um médico comum, é impossível mas, Deus pode mudar o quadro, a situação e o destino da tua vida!
Lá na Cidade de Sardes, existia um templo dedicado á Ártemis, uma deusa da fertilidade. Os cristãos de Sardes, estavam cercados por uma cultura pagã, que dominava tudo, desde monumentos, até costumes do cotidiano.
Os judeus tinham laços culturais em Sardes que remontava a historia do Rei Ciro. Só que os cristãos não eram bem vistos pelos judeus. A riqueza de Sardes era impressionante.
Sardes como capital da Lídia, era uma comunidade próspera com um comércio numeroso. Para se ter uma ideia, as primeiras moedas da história, foram usadas justamente nesta cidade a aproximadamente 640 antes de Cristo.
Porém os cristãos daqui, pareciam estarem sem meios visíveis de se manterem vivos!
Faltava condições adequadas para prosperar espiritualmente.
Então a prescrição médica de Jesus através do apóstolo João é retratada em Apocalipse 3. 2:
“ Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer...”.
Consolida as coisas que restam!
Fortalece o que ainda sobra, pois está prestes a perecer!
Que palavra né GEAD?
Em outras palavras, se Jesus estivesse falando conosco hoje, Jesus diria:
Olha as coisas ao redor em 2020! Elas estão favoráveis ou desfavoráveis? Olha, consolida o que lhe resta!
Seja vigilante! E preserva sua fé!
Esteja alerta, e proteja tua adoração sincera!
Permaneça atento, e não abandone sua salvação!
Talvez GEAD, você tenha chegado em um ponto, onde suas esperanças foram enterradas, e seus sonhos morreram.
Talvez você olhe tanta ilusão e aparência de vida ao redor, e você por dentro se sinta sem ânimo, talvez você tenha perdido a força de vontade. Em aspectos menos perceptíveis, talvez exista um vazio aí dentro, que faça você se sentir perdido, quase a perecer!
GEAD, eu entendo suas razões, divórcio, morte de um ente querido, a hipótese de uma demissão, o volume das contas á pagar, e isto quando não causa desespero, nos assombra com a depressão!
Mas, eu tenho uma palavra para tua vida jovem cristão.
Jesus veio para lhe dar vida!
Não bastava isto, Ele diz que é vida com abundância!
Isto é apenas uma fase amigão.
Não abandone Jesus, ou a igreja por conta deste mal momento
Sei que talvez você está por um fio de perder seu noivado, ou quem sabe, precisou atrasar seu sonho de casar. Você não esperava esta pandemia. Este caos não estava em seus planos.
Mas, olha o que diz a palavra de Deus:
Amós 3. 7:
“Certamente Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.”.
2 Pedro 1. 21:
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”.
Então se atente ao que afirmo agora, quando você está prestes á desistir.
JESUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ!
Há um hino que diz que ...
“Ele se importa com você!
Ele compreende seu caminhar, nunca houve amor tão grande assim!”.
Talvez você só consiga enxergar os cacos da tua vida.
Mas, a palavra de Jesus para você é Seja vigilante, e consolida o resto!
Em outras palavras Jesus está dizendo, eu posso fazer algo com estes cacos. Eu quero trabalhar com o que resta de você! Traga-me o que sobra de você. Talvez seja pouco, bem pouco, e você afirme não haver serventia para mais nada. O absurdo é que Deus faz daquilo que é ridiculamente pouco algo sólido, inquebrável, indestrutível!
Deus tem ligadura para amalgamar teu pouco, ao muito que Ele possui!
Sabe por qual motivo palavras assim vem ao nosso encontro em nosso pior momento?
Jesus é o início de novos inícios, e o fim de novas finalidades. A Bíblia diz GEAD, que Ele é o autor e consumador da nossa fé.
Por ventura teria algo grandioso demais que Deus não pudesse fazer?
O que parece difícil para você, é tão fácil para Deus.
GEAD, entrega teu tudo, mesmo que seja tão pouco o que lhe resta, que lhe prometo, meu amigo Jesus, te trará da morte para vida!
Pois, se tem uma coisa que eu aprendi ao longo de 33 anos, é que a morte não possui poder algum sobre mim, pois, assim como Jesus, eu também estive morto, por duas ou mais vezes, e ressuscitei!
Deus pode operar milagres na tua vida! Ele pode te livrar destes laços de morte, basta portanto, que você decida aceitar a Jesus como teu único Deus e Salvador.
O mestre é quem nos da a vida GEAD!
E sim, Ele a pode tomar!
Você acha possuir muito.
Mas, infelizmente não é dono de nada.
É tudo emprestado.
E não vale á pena perder tempo com coisas tão fúteis e passageiras.
Deus não te chamou para ser menino! Inconstante. Rebelde. Variável! Presunçoso! Não!
Deus te chamou para ser amável, cortez, útil, servo, humilde, forte e corajoso!
Lembre da filha de Jairo!
Lembre de Lázaro!
Ele fez o morto ressuscitar!
Fez o cego ver a luz!
Fez paralíticos andarem!
Multiplicou pães e peixes!
Alimentou a fome de multidões.
Ele é Deus!
E onde existe Deus, até a tristeza salta de alegria!
Você não pode desistir agora!
Eu não sei quem te feriu GEAD.
Se foi um pai, uma mãe, ou mesmo um amigo ou líder espiritual.
Mas, Jesus não tem culpa!
E o Médico dos médico está de braços abertos esperando seu retorno.
Pois sem Jesus, você pira!
Você morre, primeiro por dentro, e depois por fora!
Mas, com Jesus, ainda que você esteja morto, fedendo como sepulcro caiado, você viverá!
Viverá de maneira abundante!
Não pautado em riquezas, mas, pela fé no filho de Deus!
Eu estou a caminho do céu, e espero lhe encontrar lá GEAD, onde finalmente seremos uma Igreja só, sem as divisões demoníacas desta terra!
Se você pudesse estar lá, você jamais desejaria voltar! Você não imagina, o que é estar face á face com Deus!
Até breve, GEAD, seja a resistência em Sardes!
Para que você seja uns dos poucos remidos, que por serem fiéis e leais, foram convidados para andar com Deus, com vestes brancas na cidade de Jerusalém
Tendo mãos limpas, e corações puros.
Recorda-te pois, do que te ensinei e arrepende-te
E ao que vencer, seu nome será honrado no livro da vida.
E as promessas transcritas como benção neste livro, a Bíblia sagrada, lhe alcançarão!
Paz meus amigos e amados irmãos.
GEAD, em SARDES?
Domingo, 13 de setembro de 2020.
Horário: 7:00 às 18:34
Brasil 🇧🇷 - Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário