Alguém lembra o motivo do fim do MSN, ou do ORKUT? Quando foi mesmo que pessoas passaram a trocar textos longos, profundos e interessantes dos blogs para se entreter nos curtos vídeos do YouTube? Está bem alguém então lembra quando a vídeo locadora da esquina deixou de existir? E a Tv aberta deu lugar a tv de canal por assinatura? E não demorou muito para Netflix, e PrimeVideos surgirem!
Talvez a resposta seja mais simples e menos óbvia. Quando uma geração muda seus gostos, ela influencia os meios, e quando eles não se atualizam na mesma proporção então, a mesma os substituem. Se percebe que meios como Instagram, Twitter, e Facebook tiveram muitas atualizações para tentar conter o “êxodo” Intrasocial de seus membros. Embora, diversas pessoas permaneçam a excluir suas contas, ou desativa-las.
É quase unanimidade a reflexão que um dos motivos deste “exodo” desta saída digital, sejam as comunidades tóxicas. Pessoas enraivecidas, que enraivecem pessoas. Humor inflamado, piadas de mal gosto, críticas exacerbadas, monólogos, ofensas, palavras torpes e etc. Outro fator, é a proliferação deliberadas de fakes News. As populares notícias falsas inclusive já levaram a morte equivocada de diversas pessoas.
Como fazer com que espaços como Facebook voltem a ser lugares agradáveis e saudáveis? Até onde a ideia do tudo é permitido, tudo pode, tem nos furtado a verdadeira liberdade? Será que não seria o momento de ativar um protocolo de auto preservação? Até quando vamos observar a auto mutilação psicológica e simplesmente não fazer nada para impedir. Se eu fosse um CeO 👨💼 de alguma destas empresas, convocaria uma reunião de extrema urgência!
Não trata-se apenas de discutir sobre assunto. O período de reflexão e diálogo já se foi. Em uma geração dinâmica como a atual, os efeitos são tão involuntários quanto instantâneos. Aqui começa a segunda dica, não seria a hora de se re-inventar como uma concorrente? E adotar novos padrões? Exemplo, rede social saudável, inscrição feita por CPF e e-mail. Que limite pessoas com antecedentes criminais. Que dê maior visibilidade a membros úteis!
Que avise sobre atenuar comentário ácidos para não ocorrer ofensas nem agressões. Que promova interação entre cidadãos semelhantes. Indicando uma ficha prévia. Tipo um medidor de potencial social digital. Tipo, evite está pessoa. Usuário de impulsos. Membro tóxico. E enalteça quem tem sido exemplar em sua postura e atitudes. Selo usuário bacana. Selo Utilidade Pública. Selo Academicista. Selo agregador de valores. Selo Amante da Rede.
Enfim, teria uma infinidade de opções para rotular, e separar quem pode potencialmente destruir a empresa, de quem pode promove-la como lugar de respeito, de entretenimento, de hobby saudável! Toda mundo busca um lugar pra chamar de seu e ficar à vontade. Que tal se está nova rede, pudesse ser intitulada de “Nosso Lugar”.
Por favor 🥺 🙏🏽 , se existir alguém rico e poderoso me lendo no mundo, e gostou da minha ideia 💡. E deseja saber como colocar em prática. Me contrate. Este é o momento mais oportuno. Sou uma pessoa de vida humilde e simples. Mas, tenho ideias geniais que acho que nas mãos de pessoas certas, podem sim, virar um projeto de sucesso! Diga sim para o bem das pessoas! Me ajude a criar um novo lugar de interação social para chamar de nosso! Onde exista tudo, até felicidade!
- Ninho,
Versão: O Anônimo
Tom: Intelectual Intra Digital
Contos: Reciclagem ♻️ das Redes Sociais!
Inovação Intra Digital; Renovação Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário