terça-feira, 10 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS LOUCOS.


Você já parou para pensar o que realmente significa ser louco? Alguém já refletiu quanta coisa "normal" existe ao redor, que se trata de nada mais, nada menos, do que fruto da imaginação de um louco! Quantos loucos você conhece?  Quando afirmo louco, me refiro ao melé da Cuca, ao doido de pedra, ao que só tem um parafuso no lugar, o restante está frouxo ou não existe mais. Quantos pensadores você conhece que eram normais? Eu me refiro agora aos pensadores geniais, como Albert Einstein,  Newton, Nietzsche, Leonardo da Vinci, enfim, sabe onde desejo chegar? Ou imagina que eu também seja um louco, e que eu tenha tempo suficiente, e sendo assim, resolvi escrever minhas loucuras só para dar o ar da graça? Suponho que não, mas, talvez eu esteja errado. Afinal de gênio e louco todo mundo tem um pouco. Será assim mesmo? Ou será que ser gênio implica em necessariamente ser um "louco"! Vejamos, uma máxima social que afirma o seguinte, "não se importe em ser louco em um mundo onde os "normais" inventaram a bomba atômica.". Bravo! Bravo!! BRAVO!!! Eu fico um tanto "bravo" quando ouço algumas "verdades" do dito popular, que até tem roupagem de verdadeira, mas, no fundo não passam de afirmações ultrajantes que não corresponde com a veracidade dos fatos. O sistema financeiro ao redor, se estruturou graças a uma pessoa jurídica, chamada Corporação. Uma "pessoa" se é que posso chamar assim, que desde de sua origem tem a finalidade de desenvolver ao máximo sua capacidade de explorar, produzir e vender. Acumulando desta forma, cada vez mais riquezas, capital. Só que esta "pessoa" possui características de um psicopata! Vejamos o magnifico diagnóstico da Empresa como pessoa, igualmente um Psiquiatra faria com seu paciente tendo como base casos típicos de males causados a terceiros, selecionados de um universo de atividade corporativa. :
LISTA DE DIAGNÓSTICO DA PERSONALIDADE.
Organização mundial de Saúde ICD -10.
Manual de distúrbios mentais DSM-IV.
Paciente. : Corporação.
  1. Descaso pelos sentimentos alheios.
  2. Descaso pela segurança alheia.
  3. Incapacidade de manter relações duradouras.
  4. Engano: Mente e engana pessoas para obter lucro.
  5. Incapacidade de sentir culpa.
  6. Incapacidade de seguir as normas sociais de conduta dentro da lei.

Indivíduo. : A Corporação.
Diagnóstico do distúrbio de personalidade. : Psicopata.


Mal à saúde humana. : Produtos perigosos; Lixo tóxico; Poluição, Produtos químicos sintéticos.
Mal aos animais. : Destruição do habitat; Fazenda industrializada; Experiências.
Mal à Biosfera. : Devastação florestal; Emissões de CO2; Lixo nuclear.
Mal aos empregados. : Cortes de vagas, destruição dos sindicatos, incêndios nas fábricas.


Em suma, muitos são os casos em que a Empresa como pessoa jurídica é um psicopata prototípico. Pois bem, você ainda consegue distinguir entre quem é normal e quem é anormal patologicamente falando? A medida que você se alimenta de informação, estratégia, conhecimento deste tipo de personalidade será que sua mente consegue permanecer sã? Na tentativa de encoraja-lo a reavaliar uma introspeção sob si, desafio-te, caro leitor, a mortificar a parte insana que existe dentro de seu ser. Admita, nossa sociedade tornou-se um grande manicômio. Esses loucos precisam ser tratados, mas, para isto, antes devemos tirar do topo do domínio esse sistema mutilador que se faz em nosso meio. Deus precisa ser novamente o Senhor de nossas vidas e não Mamom, o senhor das "riquezas". Só assim, recuperaremos nosso estado original de normalidade. Do contrário, seremos mais um louco achando-se gênio por suas anormais invenções. Ao que questiono. Qual então, é a importância disto tudo, se o fim inevitável é nossa própria destruição? Em que são importantes tais loucos igualmente a empresa? São importantes para tornar-nos marionetes indefesas deste anti-sistema banido e falido.
-Edson Alves.

Um comentário:

  1. Juninho, que show!lindo! Meu escritor favorito. s2s2s2s2s2s2s2ss2s2s2s2ss2ss2s2s2s2s2s2s2s2s2s2.

    ResponderExcluir

MOISÉS E O DESERTO 🌵:

**Moisés e o Povo no Deserto** Em terras de Faraó, ergue-se Moisés, Escolhido por Deus para liderar de vez. Com cajado em mãos e fé no coraç...