JARDIM BOTÂNICO
Visitar o Jardim Botânico é uma atração imperdível com crianças no Rio. O lugar é lindo. Tem um parquinho infantil e muitas outras coisas legais. Ótimo para tirar fotos. Vá ao bromeliário, ao orquidário , ao espaço das plantas carnívoras e ao Museu do Meio Ambiente. A partir das 13h, tem um carrinho (tipo os de golf) que faz a volta no parque – não tem custo, é só agendar. Dá para combinar esse programa com um café da manhã no Parque Lage ou um almoço e passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, próxima ao parque. Por lá, não deixe de tomar um sorvete no Mil Frutas (Rua JJ Seabra, s/nº).
CRISTO - CORCOVADO:
Subir o Corcovado para ver o Cristo é sempre uma experiência inesquecível. Estivemos por lá em agosto de 2017 e achamos tudo mais organizado. Agora, tem até transporte oficial e uma nova atração interessante com crianças: o Centro de Visitantes Paineiras (parada antes do Cristo no morro do Corcovado). Contamos nossa experiência e dicas de visita ao Corcovado com Van Oficial neste post aqui. Outra opção para subir ao Corcovado é o trem. Ah, não estranhe ao ver o pessoal deitar no chão para enquadrar o Cristo na selfie!
LAGOA RODRIGO DE FREITAS
A Lagoa Rodrigo de Freitas tem duas áreas divertidas para as crianças.
Lagoa Rodrigo de Freitas – Parque dos Pedalinhos
Uma delas está situada ao lado do Parque da Catacumba, no Parque dos Pedalinhos (onde muita gente faz piquenique no fim de semana). Além dos pedalinhos e piqueniques, por lá você encontra aluguel de bicicleta, triciclos, quadras de esportes. Quem quiser pode visitar e fazer trilha no Parque da Catacumba que oferece arvorismo. Dar a volta inteira de bicicleta com crianças maiores na Lagoa é uma delícia e dura em torno de uma hora.
Lagoa Rodrigo de Freitas – Piquenique no Parque dos Pedalinhos
Já fizemos um piquenique de café da manhã em família na Lagoa Rodrigo de Freitas bem em frente ao Parque dos Pedalinhos e adoramos. Fica a dica. Nessa área você também encontra muitas bicicletas para alugar.
Lagoa Rodrigo de Freitas – Parque dos Patins
É outro ponto da Lagoa Rodrigo de Feitas que concentra a gurizada. Chamado de área do Parque dos Patins, onde você encontra quiosques de comidinhas e restaurantes.
BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR
A dica é fazer a visita ao Pão de Açúcar a partir das 16h. Assim, dá pra curtir o incrível visual do entardecer. Vá com tempo e aproveite para relaxar com a paisagem incrível. Programe-se: ingressos entre R$ 80 e R$ 40. Crianças menores de 6 anos não pagam
MUSEUS - AQUARIO E MUSEU DO AMANHÃ:
Esfriou? Choveu? Não deu praia? Anime-se. Há museus legais para levar as crianças. Os dois museus no Rio com filhos mais populares no momento são: o Museu do Amanhã e o AquaRio.
TANQUE OCEÂNICO DO AQUARIO
Zona Portuária
Perto do Museu do Amanhã na imperdível Zona Portuária está o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu Naval do Complexo da Marinha. Outros museus para deixar na manga são: o Museu Nacional (localizado dentro da Quinta da Boa Vista) e Museu da República (gratuito às quartas e domingos). O Rio também tem Zoológico, e sua infraestrutura foi recentemente restaurada.
Botafogo: Casa Firjan
Recentemente (este post está sempre sendo atualizado), fui conhecer a Casa Firjan em Botafogo e achei uma boa dica para aproveitar o Rio com crianças. Também conhecida como Casa da Família Guinle , patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro , imóvel tombado estilo “art nouveu”.
Hoje, o casarão elegante é um espaço de inovação, estudos e atividades culturais, além de reduto dos bebês e mães cariocas que adoram curtir o jardim da casa, o restaurante, o café e espaço da Matemática. A mansão foi construída em 1910 pelo arquiteto Joseph Gire também responsável pelo hotel Copacabana Palace. Onde antes era a cozinha do palacete e refeitório dos funcionários funciona um simpático café da Chef Flávia Quaresma.
Endereço: R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo
Das 10h às 20 hs, fecha segundas-feiras
JARDIM DA CASA FIRJAN – PREFERIDO DAS FAMÍLIAS COM FILHOS PEQUENOS NO RIO DE JANEIRO
Casa Roberto Marinho: no Cosme Velho, Floresta da Tijuca
Não é o programa mais imperdível do Rio com crianças. Eu incluiria esta dica ser você já foi várias vezes ao Rio ou mora na cidade. A casa de Roberto Marinho (o criador da Rede Globo) começou a ser construída em 1939 pelo engenheiro César Melo Cunha, assistente do renomado arquiteto Joseph Gire que também foi responsável pelos projetos do Copacabana Palace e Palácio Laranjeiras. Roberto Marinho amava a arte e por cerca de 60 anos, a casa foi palco de eventos de música, arte e literatura. Em abril de 2018, a casa foi aberta ao público com exposições de obras de arte, muitas obras de sua coleção particular. Não deixe de visitar o jardim. Com crianças, leve repelente pois você está em plena Floresta da Tijuca, tem muito mosquito no jardim
Endereço: R. Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho
Terça-feira a domingo 12h às 18h
Site : www.casarobertomarinho.org.br
CENTRO HISTÓRICO, ZONA PORTUÁRIA E LAPA
—– ZONA PORTUÁRIA
A Zona Portuária do Rio de Janeiro (ou Porto Maravilha) foi restaurada e está imperdível para uma caminhada em família. Sugiro fazer o roteiro que fizemos: caminhamos pela orla do Centro Cultural do Banco do Brasil até o AquaRio, passando por pontos como: Pira Olímpica e Candelária, Complexo da Marinha, Museu do Amanhã, Praça Mauá, Museu de Arte do Rio (MAR), Boulevard Olímpico e AquaRio.
PAINÉIS COLORIDOS DO BOULEVARD OLÍMPICO NA ZONA PORTUÁRIA DO RIO
—– CENTRO HISTÓRICO
Para as crianças mais crescidinhas, recomendo muito o tour com o professor Milton Teixeira no Centro do Rio (que conta a história do Rio de forma divertida e curiosa). O tour finaliza na grandiosa e imperdível Confeitaria Colombo.
TOU NO CENTRO DO RIO COM O PROFESSOR MILTON TEIXEIRA
—– LAPA
Se sobrar tempo, não deixe de fazer uma visita à Escadaria do Selarón na Lapa. O ambiente não é dos mais seguros, mas o colorido e criatividade deste local encanta turistas do mundo inteiro.
TOUR MARACANÃ:
Estar na cidade maravilhosa, dentro do país do futebol e não visitar seu estádio mais emblemático não pega bem. Por aqui, torcer é quase uma religião. É considerado blasfêmia falar contra o futebol nesta nação. E o Maracanã tem o tour que permite que os pequeninos possam fazer um resgate histórico desde das fileiras na arquibancadas que abrigaram gerações inteiras até mesmo o tapete verde do gramado onde pisaram os grandes ídolos da nação futebulesca.
Dois programas que as crianças mais amam no Rio são: a visita guiada do Maracanã e as aulas avulsas de futebol na areia na escolinha do Flamengo na Praia de Ipanema (Posto 9). Recomendo as aulas do fim de tarde para aproveitar e curtir o pôr do sol na praia enquanto a mininada joga ( bate uma pelada). “Magic”! Com certeza como diriam os franceses é algo mágico e encantador.
NOVO ZOOLÓGICO RIO
Programa super legal, o zoológico do Rio está situado no bairro de São Cristóvão. Agora, o parque é administrado pelo Grupo Cataratas – os mesmos do Cristo Redentor. Chamado de Bio Parque do Rio, atração da Quinta da Boa Vista, Zona Norte ampliou o espaço verde e as atrações. Sem falar que desde de sua abertura, os animais estão mais integrados a natureza, com menos gaiolas e jaulas.
ANOTE: Parque da Quinta da Boa Vista S/N – São Cristóvão. Site: bioparquedorio.com.br