terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O ENIGMA DA LIBERDADE



"Queremos a liberdade pela liberdade e através de cada circunstância particular. E, ao querermos a liberdade, descobrimos que ela depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa. Sem dúvida, a liberdade como definição do homem não depende do outro, mas, uma vez que existe a ligação do compromisso, sou obrigado a querer ao mesmo tempo a minha liberdade e a liberdade dos outros: só posso tomar a minha liberdade como fim se tomo igualmente a dos outros como um fim"

O Existencialismo é um Humanismo - Sartre, 1946

ALVORADA DA LIBERDADE


No solo da solidão ressoa uma canção transformadora... Alvorada da liberdade! Não há chuva de mais que na sua força não regue a terra de um coração esquecido ao longo de uma noite. Perdido no tempo, o viajante solitário percorre o caminho de toda existência... Entre copas de árvores e grandes montanhas se faz o brilho do amanhecer. Aurora, aquece de vez os desafios de meu peito congelado pela angústia! Para sentir em mim novamente a brisa, a calma, a serenidade humana. Ao fundo a canção, por trás dela a liberdade que sempre desejei... O consolo de minh'alma, que já chorou tantas noites sem parar. Pudera eu, entender todos os mistérios que compõe a criação. E entender, por que será que sofremos? Será mesmo necessária esta dor?! Mas, essa manhã distinta, causa em mim marcas indeléveis... E apesar de serem marcas, não sinto mais a dor que me atormentava. Pareço leve, sinto meu corpo saudavel, sinto vontade de me entregar ao vento. Percebo como as folhas das árvores mergulham ao ar, Levadas assim como eu, a um destino novo e desconhecido...E novamente o mistério se faz. Pois, as páginas da minha vida são escritas da mesma forma. Por que será que são escritas e não registradas? Ninguém sabe? Alguém sabe! O Grande Arquiteto! O primeiro a me ensinar a voar... E voei...Ao tocar a canção que me libertou, e agora vivo eu e a luz, juntos na eternidade!
- Edson Alves.

SOBRE A VERDADE E A MENTIRA.

" O que é a verdade, portanto? 
Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias: as verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível, moedas que perderam sua efígie e agora só entram em consideração como metal, não mais como moedas."
 - Nietzsche.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A CONVERSA DO SÉCULO - PARTE II


TEMA EM PAUTA. : O FUTURO DO PLANETA!


CAPITÃO AMÉRICA DIZ. : 

" Iremos salvar o mundo" - Herói dos Cinemas.


BARACK OBAMA CONCORDA. :

"Sim, nós podemos" - Presidente Americano.


OSAMA BIN LADEN DISCORDA. :

"Não se eu explodisse o planeta" Terrorista.


NOSTRADAMUS SALIENTA. :

" De 2012 não passa! O mundo vai acabar!" - Profeta

HITLER LAMENTA. :

" Antes eu tivesse dominado o mundo!". Líder Nazista.

CÉREBRO RETRUCA. :

" EI! Essa frase é minha engraçadinho!". Maníaco de desenho.

LULA CONCLUI. :

" O mundo vai acabar? Eu não sabia de nada!" - Ex Presidente do Brasil.

sábado, 24 de dezembro de 2011

SONHOS - UMA QUESTÃO DE HUMANIDADE!


“Nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos” – Shakespeare



A frase em questão é dita pelo próprio Próspero no ato IV, cena I. Ele está preso e Miranda vai conversar com ele acompanhada por Ferdinando, filho do Rei de Nápoles que está apaixonado por ela. “Tal como o grosseiro substrato desta vista, as torres que se elevam para as nuvens, os palácios altivos, as igrejas majestosas, o próprio globo imenso, com tudo o que contém, hão de sumir-se, como se deu com essa visão tênue, sem deixarem vestígio. Nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos; nossa vida pequenina é cercada pelo sono”.

A CONVERSA DO SÉCULO - PARTE I

TEMA EM PAUTA. : O COMPUTADOR E O FUTURO DOS LIVROS.

PABLO PICASSO INTRODUZ...
– Gênio das Artes Plásticas.
“Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas”


STEVE JOBS CONCORDA...
– Gênio da tecnologia.
“Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates” 



ALBERT EINSTEIN ARGUMENTA...
– Gênio da Ciência.
“A imaginação é mais importante que o conhecimento” 




BILL GATES CONTRA ARGUMENTA...
- Gênio da Informática.
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história" 


EDSON ALVES CONCLUI...
- Gênio da Teologia
"NAS PALAVRAS DE JOBS, PICASSO PARECE NÃO SER TÃO INSANO ASSIM, AFINAL, QUEM SERIA PLATÃO DIANTE DOS AVANÇOS DA COMPUTAÇÃO? CERTAMENTE, PLATÃO NUNCA MAIS SERIA O MESMO. AGORA EINSTEIN SUPEROU A TODOS, SUPERESTIMAR A IMAGINAÇÃO EM DETRIMENTO DO CONHECIMENTO, É INSANO, POSTO, QUE O MUNDO DAS IDÉIAS NÃO É NADA SEM A EXISTÊNCIA DA VIDA REAL. CONCORDO COM BILL GATES, O FUTURO DA HUMANIDADE NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA SE APOIAR NA TECNOLOGIA, MAS, DEVE PERCEBÊ-LA COMO MAIS UMA FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO SABER, DA MESMA MANEIRA QUE O LIVRO FOI E AINDA É IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DE NOSSA HISTÓRIA E DO CONHECIMENTO QUE A FORMA. TANTO NOSSO TRIUNFO, QUANTO NOSSAS QUEDAS PASSARÃO PELAS RICAS PÁGINAS AMARELADAS DE UM LIVRO. ".

OLHO POR OLHO - O DILEMA DA CEGUEIRA.


“Olho por olho e o mundo acabará cego” – Mahatma Gandhi

O mundo contemporâneo ensina primeiro olharmos para nosso umbigo para depois pensarmos em ajudar o próximo. O detalhe falho de tal teoria é que em um mesmo sistema o processo é autodestrutivo. Pois, o ciclo sempre se completa com alguém precisando de ajuda e perecendo de frustração por não poder contar com ninguém. Qual a solução para esse efeito comum? Tornar prática as palavras do Mestre do saber..." Amai uns aos outros, aquele que quiser ser o primeiro, sirva a todos." (Jesus Cristo - Adaptado.)

PERPÉTUA INFÂNCIA - INGENUIDADE OU TOLICE?





Esse pensamento é ilustrado na frase célebre do Filósofo, poeta e ensaísta espanhol Jorge Agustín Nicolás,

“O progresso, longe de consistir em mudança, depende da capacidade de retenção. Quando a mudança é absoluta, não permanece coisa alguma a ser melhorada e nenhuma direção é estabelecida para um possível aperfeiçoamento; e quando a experiência não é retida, como acontece entre os selvagens, a infância é perpétua. Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. 



Longe de se assemelhar a glichês, muitos políticos fazem atrocidades, roubam dinheiro público e falam absurdos. Todo mundo reclama, mas, chegam as eleições, o povo esquece de tudo e novamente coloca o número do candidato nas urnas. Esse “problema de memória” existia em 1905, continua existindo hoje e provavelmente sempre vai existir. Triste! Mas, é a verdade pura, nua e crua.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

sábado, 17 de dezembro de 2011

O MISTÉRIO DO AMANHÃ. : FLORES


Gosto de sair pela manhã, e observar o brilho do sol reluzir nas gotas que mergulham tranquilas entres as pétalas, lindas pétalas das flores em meu jardim. Gosto de saber, que daqui a pouco, serão colhidas pouco a pouco, detalhe a detalhe, unidas em mãos, em jarros, em gestos de amor e amizade só para fazer um outro alguém feliz, assim como eu nessa manhã tão especial e misteriosa. Gosto de pensar, que amanhã, um outro alguém vai vê-las, boiando por aí, e imaginar de onde vieram e o segredo de tudo. O mistério de tudo que se chama amor! Gosto de imaginar que talvez, durem a vida inteira ou durem apenas instantes, mas, sejam, ainda assim, marcas indeléveis na lembrança, das quais, nem eu, nem as flores estarão aqui para revelar tal arte. E que apesar disto, se revelará manhã a manhã, novamente todos os dias, a um coração que assim como o meu, está a procura de um lugar seguro, um amor puro, um perfume agradável, um abraço apertado, uma parceira perfeita, que complete a grandeza de quem me tornei dentro em mim, junto a mim, como duas metades, unidas, sem ruptura, construir para sempre o elo perfeito! Pois, a felicidade, é sentimento bom demais para se viver só, e o amor é a força bruta que a desperta entre dois e os encaminha a serem um. E ao adentrar aos dedos a dádiva eterna, a aliança se fará para sempre aos corações, que surpresos, observam o cair das flores. Daí o tempo que se chama hoje, faz todo sentido, e ao amanhã, resta somente o mistério das flores!




Por. : Edson Alves.

domingo, 11 de dezembro de 2011

O QUE É O AMOR?

Amor... Amor não é só palavras altas, ditas em bom tom, vibrantes, rica em gestos e cores. Amor, amor não é início. Não é o tempo. Não é a força... Mas, a coragem para começar e seguir em frente se dando conta de que o tempo não para! E por este motivo, nossas escolhas precisam ser guiadas por algo maior, melhor, que seja verdadeiro... Com o tempo, amadurecemos, deixando de lado a antiga paixão de infância. Inocentemente, nos prendemos as experiências da vida que tivemos, e damos gargalhadas. Outras vezes, soluçamos de êxtases ou soluçamos de dores. Jamais deixando de lado amores...Que vão e voltam... Que não somente prende, mais apreende grande parte de nós. Agora experientes, somos mais afáveis, amáveis, conosco e com outros ao redor. E o tempo passa, e tudo que desejamos é que o amor seja luz nessa manhã tão cinza. E a tempestade seja afastada de vez dos nossos olhos, para que enxerguemos além das limitações que a idade causa. Neste momento, amor é enfrentar a dor e a morte de frente... Sem medo, erguer a cabeça com a segurança de que a vida é um dom... E que preservá-la, talvez seja não vivê-la na intensidade com que ela se faz em nós! Discordo de Camões! Amor! Amor não é só fogo que arde sem ver! Nem tão pouco é ferida que dói e não se sente. Amor é chama, e como chama nos convida a arder de dor sem consumir a alma! Fazendo doer para curar a dor que nos causou. Consolando-nos de nós mesmos e nossas escolhas. Amor? O que é o amor? O que é esse tão grande amor sem os relacionamentos? O que seriam desses sem a maestria do poder divino do amor? Amor não é dom, mas, mandamento e dádiva. Amor não é só atitude, porém, vida e existência. Amor apesar de ter origem, é sem início e sem fim. Pois, o amor é eterno. E se eterniza com profundidade em nossos corações. Sendo assim, e quando assim, o amor se evidencia na totalidade dos relacionamentos e seus resultados. Causando em nós, marcas indeléveis na nossa história. Nos becos da vida, lembranças e memórias parecem surgir das consequências que o mesmo plantou. Sendo o amor, superior a esperança e a fé que a alma nos trás. E o amor rege o Universo. Sendo a força mistério que revela tudo diante de nós... E mesmo assim, nos surpreende, dia a dia da eternidade. Amor é o segredo do contato que contagia, elucidando em nós mil e uma formas distintas de poetizar a vida. Tudo isto é o amor. E apesar disto, o amor é isto e muito mais!

Por. : Edson Alves.

DEPOIS DE UM TEMPO A GENTE APRENDE

Um dia a gente aprende que... Depois de algum tempo vc aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.E vc aprende que amar não significa apoiar-se, q companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos ñ são contratos, e que presentes ñ são promessas.Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, c/ a graça de um adulto e ñ c/ a tristeza de uma criança; aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pq o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo, e aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida; aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida, e que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que eles mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.Começa a aprender que não se deve compará-los com os outros, mas com o melhor que pode ser.Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.Aprende que não importa onde já chegou, mas onde se está indo, mas se você não sabe para onde está indo qualquer lugar serve.Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se; aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou;aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha; aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens; poucas coisas são tão humilhantes... e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.Aprende que quando se está com raiva se tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém; algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.

domingo, 4 de dezembro de 2011

VOCÊ É FELIZ?

Você realmente parasse para responder essa pergunta...
Você é feliz? O que você responderia?
Muitos acreditam que a felicidade está no lugar onde se chega
Em algo que se conquista,
numa vitória, em um momento.
Cada pôr do Sol, cada manhã, cada folha que cai.
Tudo que ele nos deu reflete o valor da vida.
A beleza das coisas efêmeras.
O encantamento das relações de amor e afeto,
Tudo isto nos ensina o que não se aprende nos livros,
Mas, se percebe em cada estação.
A presença dele é refletida em nosso meio,
Em meio aos relacionamentos...
Na amizade, aquela que não quer competir.
Quando a porta se fecha, quando a luz se apaga...
Quando todos se vão... Quem você vai deixar entrar?




sábado, 3 de dezembro de 2011

CRIME PERFEITO


AS VEZES AS PERGUNTAS MAIS IMPORTANTES, SÃO AQUELAS QUE JULGAMOS NÃO FAZER!
MAS, É POR TRÁS DOS CRIMES PERFEITOS, QUE ENCONTRAMOS A RAZÃO DE CONTINUAR INVESTIGANDO.
A ISSO EU CHAMO INTELIGÊNCIA, UMA ATITUDE QUASE RARA, DOS NOSSOS REFÉNS DA MÍDIA, POLÍTICA E PECADO.
REFLITA!
por Edson Alves.

AMOR E INFÂNCIA

AMOR E INFÂNCIA


Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá ou pelo tormento que provoca. 
Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam...
Pela fragilidade que se revela quando menos se espera.
Quem sabe assim, o último beijos marque mais que o primeiro.
Quem decide a ordem das experiências é vida,
Mas, nós ditamos quais desejamos senti-las.
Torna-se puro então o olhar e vejo luz, e seus olhos diante de mim, são espelhos d'àgua...
Dos quais desejo mergulhar e nunca mais voltar deste mistério. amor e a infância.
A PUREZA E A INOCÊNCIA DE UM AMOR ETERNO E SEMPRE TERNO.

CONSCIÊNCIA MORALISTA



AS PESSOAS QUE SÃO MORALISTAS E LEGALISTAS, GERALMENTE, ESCONDEM ESQUELETOS EM SEUS ARMÁRIOS. É NECESSÁRIO UM MÍNIMO DE COERÊNCIA ENTRE O QUE AFIRMAMOS E O QUE VIVEMOS. DE MANEIRA QUE EXISTA EQUILÍBRIO ENTRE EXIGÊNCIAS E DEVERES.
QUEM É VOCÊ NO ESPELHO DA CONSCIÊNCIA?
PENSE NISSO!

NOSSAS MÁSCARAS


QUEM SOMOS NÓS?

QUEM SOMOS NÓS POR TRÁS DAS MÁSCARAS?
SERÁ QUE SOMOS TRISTES OU SERÁ QUE ALEGRES SOMOS?
QUEM SOMOS NÓS SEM NOSSA IMPENETRÁVEL ARMADURA?
SERÁ QUE SOMOS FRÁGEIS OU SERÁ QUE SOMOS FORTES?
QUEM SERÁ QUE SOMOS?
SERÁ QUE AO ABANDONAR NOSSAS MÁSCARAS SEREMOS ILIMITÁVEIS?
SERÁ QUE NOSSA IMAGEM SERÁ MONSTRUOSA?
OU SERÁ DE UM ANJO!
SERÁ QUE SOMOS TODOS IGUAIS?
SERÁ QUE SOMOS TODOS DIFERENTES?
SERÁ QUE NOS CONHECEMOS?
SERÁ QUE PERDEMOS NOSSA IDENTIDADE?
QUEM SERÁ QUE SOMOS?
QUEM SOMOS NÓS SEM NOSSAS MÁSCARAS?

CHORO DE DEUS.


CHORO DE DEUS

LÁGRIMAS DA PAIXÃO
DO DEUS CRUCIFICADO POR AMOR.
SENSIBILIDADE A FLOR DA PELE.
FAZ DA VIDA UM PODEROSO VENDAVAL.
ALI, O MAL NÃO PREVALECEU.
AS ÁGUAS IRRIGARAM A CONSCIÊNCIA HUMANA.
EM NOSSOS CORAÇÕES, UMA CERTEZA.
SEU CHORO, SEU GRITO, SUAS LÁGRIMAS,
CAUSOU-NOS UMA MARCA INDELÉVEL.
E POR ELA FOMOS VALORIZADOS E SALVOS.
SALVOS DO INIMIGO E PRINCIPALMENTE,
SALVOS DE NÓS MESMO.

LUAR - CLAIR DE LUNE


LUAR - CLAIR DE LUNE.

A vossa alma é uma paisagem escolhida
onde enganam máscaras e bergamascas
tocando lira e dançando quase tristes
sobe seus fantásticos disfarces.
Cantando em modo menor
o amor triunfante e a vida auspiciosa,
não parecem acreditar na sua felicidade.
E a sua canção se mistura com o luar,
com o calmo luar triste e belo.
Que faz sonhar as aves nas árvores
e soluçar de êxtase os jatos de água,
os grandes jatos de água esbelta entre os mármores.
                                                        - Paul Verlaine.

ENTRE OLHARES


E entre olhares?
Qual a verdade?

Olhares que se desejam.
E assustam.

Olhares que se permitem.
E conspiram.

Por que dizem mais que as palavras?
Qual o monstro por trás de sua fragilidade?

Entre olhares...
apenas a sina da verdade.
Qual a verdade?

Olhares que se desejam.
E assustam.

Olhares que se permitem.
E conspiram.

Por que dizem mais que as palavras?
Qual o monstro por trás de sua fragilidade?

Entre olhares...
apenas a sina da verdade.

IRRIGANDO A TOLERÂNCIA.



SER FELIZ NÃO  É TER UMA VIDA PERFEITA. MAS, USAR LÁGRIMAS PARA IRRIGAR A TOLERÂNCIA. Augusto Cury
"Vejo na lembrança um banco de areia, em frente ao mar. Tão bom, quanto bom pode ser. Hoje sou um filósofo sem nada a dizer, para ninguém entender, mas ... Posso explicar, em outro momento, em outra vida ...’when we are all cats’." Fábio Ribeiro
Na eternidade, poderei justificar-me diante da má compreensão a respeito de meu objetivo enquanto vivi essa tão breve vida. Mas, lá os maus ordenados parceiros da existência e críticos extravagantes de afirmações nada discretas, não mais darão o ar de seus discursos rasos, que pena, minha defesa não valerá de nada, justifica-me! É mais fácil e inteligente do que me tentar criticar, pois, como já disse...sou o que sou. Mas, isso...Será só na eternidade!Por enquanto, existe mil pessoas em mim, e não me contento em ser apenas uma! rsrs

ENIGMAS DA EXISTÊNCIA



NÃO FIQUE INQUIETO QUANTO OS ENIGMAS DA EXISTÊNCIA, POIS, O QUE MOVE O MUNDO, NÃO SÃO AS RESPOSTAS, MAS, AS PERGUNTAS.
MORAL. : SE A DÚVIDA É, POIS, UM MÉTODO. O QUE SERÁ ENTÃO, SUAS CERTEZAS?
O certo é a incerteza de estar certo sobre tudo! A isso, eu chamo método da humildade
Quem sabe, apenas repitiria. : "Sei que nada sei" a medida do que tento entender, acabo descubrindo que não sei nada!

SAPIENS E SAPIÊNCIA - INSANA ESTUPIDEZ DO HOMEM MODERNO.



"O HOMO SE DIZ SAPIENS, MAS O QUE MAIS LHE PARECE FALTAR É A SAPIÊNCIA."
 HAJA VISTO É CLARO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS, ABSURDAS, INACREDITÁVEIS, IRRELEVANTES. FOI DEMAIS O ÚLTIMO MÊS. A IGNORÂNCIA INTELECTUAL DEU UM TIRO NA RAZÃO, E MAIS UMA VEZ, ILUDIU A MASSA, POR ORA INDEFESA. MAS, ATÉ QUANDO MESMO IREMOS SOFRER?

UMA QUESTÃO DE RESPEITO!



O RESPEITO AO OUTRO DEVE SER SEMPRE ACOMPANHADO DO RESPEITO A SÍ...
É INEVITÁVEL QUE O DESCONHECÍDO NOS AMEDRONTE A PRIMEIRA IMPRESSÃO, MAS, QUAL SERÁ A REAÇÃO QUE CAUSAMOS AOS MISTÉRIOS QUE ESTÃO SEMPRE DIANTE DE NÓS? NÃO PODEMOS RESPEITAR AO OUTRO, SEM GRANTIR SEGURAMENTE O RESPEITO POR NÓS MESMOS!

PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS



QUEBRAR PARADIGMAS, UMA ATIVIDADE CADA VEZ MAIS RARA DE NOSSOS COMTEMPORÂNEOS...
O PASSADO JÁ DEIXOU SEU LEGADO COM AS IMPENSADAS ESCOLHAS QUE FIZERAM, MAS, E NÓS? QUAL SERÁ O OBJETIVO MAIOR DE NOSSA EXISTÊNCIA?DAR CONTINUIDADE A AFIRMAÇÕES ULTRAJANTES QUE NUNCA SE BASEARAM NA VERDADE, OU, CONSTRUIR A PARTIR DAÍ, UMA NOVA FORMA DE VER A VIDA E VÍVELA, ROMPENDO DE VEZ COM OS ULTRAPASSADOS PARADIGMAS QUE AS GERAÇÕES PASSADAS NOS IMPULSERAM? PENSE NISSO!!!!!!!

A LUTA DO SÉCULO - FÉ CEGA X RAZÃO MANCA



A MINHA FÉ SEMPRE TEVE UMA RAZÃO DE EXISTIR.
QUEM DISSE QUE FÉ E RAZÃO ESTÃO EM VIAS OPOSTAS DA EXISTÊNCIA HUMANA?AMBAS PRECISAM EXISTIR EM UM CORAÇÃO AMOROSO E SÁBIO.
A FÉ SEM A RAZÃO É CEGA E A RAZÃO SEM A FÉ É MANCA.

A DÚVIDA É POIS UM MÉTODO?



SE SEGUNDO DESCARTES, A DÚVIDA É POIS UM MÉTODO. 
O QUE SERÁ ENTÃO, A CERTEZA QUE CARREGO DENTRO DE MIM?
A INFABILIDADE DO PENSAR DE OUTROS, NOS REMETE A UMA ÚNICA OPÇÃO, 
PENSAR POR NÓS MESMOS AO INVÉS DE ACEITAR-MOS AFIRMAÇÕES PRONTAS, PORÉM, FALSAS!


"HÁ UM LUGAR EM QUE O INCONDICIONAL ESTÁ PRESENTE NO MUNDO FINITO: NAS PROFUNDEZAS DA ALMA HUMANA. ESSAS PROFUNDEZAS SÃO O LUGAR ONDE O FINITO SE TOCA COM O INFINITO. AFIM DE LÁ CHEGAR, O HOMEM PRECISA DESPOJAR-SE DE TODOS OS CONTEÚDOS FINITOS. ELE PRECISA RENUNCIAR TODAS AS PREOCUPAÇÕES PROVISÓRIAS EM PROL DA PREOCUPAÇÃO ÚLTIMA."autor . : Paul Tillich QUAL TEM SIDO NOSSA PREOCUPAÇÃO DE URGÊNCIA? NOSSO EMPREGO? NOSSA ROUPA? SE ESTAMOS SEGUINDO AS ÚLTIMAS TENDÊNCIAS DA MODA? OU SE ESTAMOS FORA DE MODA. ESTAMOS PREOCUPADOS COM O QUE SOMOS OU COM O QUE IRÃO FALAR DE NÓS? SERÁ QUE VIVEMOS? MINHA OPINIÃO É QUE TALVEZ VIVAM POR NÓS, MAS, POR ESTARMOS TÃO FORA DE NÓS, NÃO PERCEBEMOS; E AÍ SE REVELA O MISTÉRIO, A SALVAÇÃO, INFELIZMENTE É A PREOCUPAÇÃO ÚLTIMA DA HUMANIDADE. QUANDO NA VERDADE, DEVERIA SER CERTEZA, AO INVÉS DE INCERTEZA QUANTO AO FUTURO.

SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA




DISSE SALOMÃO. : " O MUITO ESTUDAR É ENFADO DA CARNE, NO ENTANTO, NÃO HÁ LIMITES PARA ESCREVER LIVROS". Eclesiastes 12. 12
NÃO COMPREENDO POR QUE MOTIVO, OS JOVENS DA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA ENTENDERAM O CONTRÁRIO! VEJAMOS, ELES ESTUDAM MUITO, VIVEM DE MANEIRA PARCIAL, E APREENDEM POUCO DA VERDADEIRA ESSÊNCIA DE EXISTIR AQUI E AGORA.SUAS HISTÓRIAS, SÃO ORA, PÁGINAS DE SOFRIMENTOS E ANGÚSTIAS, OUTRAS, DE ORGULHO E INSENSATEZ. NO LIVRO DA VIDA DELES, O FINAL, JÁ NÃO É PROMISSOR, NÃO HÁ FELICIDADE EM SEUS OLHOS.

REFLITA ACERCA DISSO!


O ATEÍSMO TEM ESPIRITUALIDADE, E A FÉ NUNCA SE FEZ TÃO PRÓXIMA DA RAZÃO. ENTÃO, ONDE ESTAMOS FALHANDO? TALVEZ EM NÃO COMPREENDER O QUE ISSO SIGNIFICA REALMENTE NO QUADRO REAL DE NOSSA EXISTÊNCIA! 

ESPIRITUALIDADE NÃO É UM CONCEITO SOMENTE CRISTÃO, MAS, SERIA IMPOSSÍVEL DAR RESPOSTAS VERDADEIRAS AO MUNDO ATUAL, SEM UM CONTATO E ENTENDIMENTO DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ! ESPIRITUALIDADE É UMA DIMENSÃO HUMANA, NÃO É UMA PRERROGATIVA DE QUEM TEM UMA RELIGIÃO. 
EDSON ALVES.

VÍRUS A SER COMBATIDO




O PLANETA EM QUE VIVEMOS AUTO SE DEFENDE, E AGORA O VÍRUS A SER COMBATIDO, SOMOS NÓS!
INFELIZMENTE, A IDÉIA BELA QUE O MODERNISMO QUISERÁ NOS VENDER, ATUALMENTE, JÁ NÃO É AOS NOSSOS OLHOS, TÃO BELA ASSIM.<br>O QUE TEMOS ENTÃO, É O FAMOSO, E IRREFUTÁVEL;FEIO DO BELO;. NOSSO ILUSÓRIO AMIGO, AGORA UM PARCEIRO REAL DA NOSSA DESGRAÇA EXISTÊNCIAL.

DECIFRA-ME OU TE DEVORO


O PLANETA, UMA INEVITÁVEL ESFINGE DA SOCIEDADE ATUAL!
ONDE A MENSAGEM É ESSA,  DECIFRA-ME OU OS DEVORO!

VALE DA CONSCIÊNCIA



ESSA É A IMAGEM DA CONDIÇÃO ATUAL DE NOSSA EXISTÊNCIA!

NOSSO DESAFIO É IDENTIFICAR COMO SAIR VIVO DESSE VALE!
E APRENDER COM AS REFLEXÕES QUE O MESMO, NOS TRAZ!

VALE DA CONSCIÊNCIA AINDA É O MAIS TENEBROSO DOS VALES!
ALI SE FAZ A SOLIDÃO DE UM OLHAR...
ALI SE HOUVE GRITOS DE SILÊNCIO!
É ALI QUE A ALMA É DESNUDA!
E DESVELADA AS IMORALIDADES!
REVELANDO-SE AS CONSEQUÊNCIAS...
ENTRE MURMÚRIOS E LAMÚRIAS...
A CELA SE FAZ A GARGANTA, NOS ENGASGOS DE NOSSOS ORGULHOS!
E CONDENAMOS NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA!

A FÉ DO ATEU



Aos Ateus um frase como gesto de admiração e ternura eu os deixo. : "CRER, NÃO É PENSAR DEUS, CRER É SENTIR DEUS" Pascall. Agora, solicito que mergulhem dentro de sí, e após desta forma feito, entendam, vocês podem até negar a existência de Deus, mas, serão incapazes de sustentar-se nesta terrível posição durante toda a eternidade de vossa alma. Pois, de repente, em um breve momento da vida, Deus se revelará a todos, onde todos teremos oportunidade de conhecê-lo não só pelo ouvir, mas, por experiência! Compreendendo seu triunfante amor com nossos próprios olhos e entendimento. Edson Alves. REFLITAM! "PARA SER HOMEM COMO JESUS, SOMENTE SENDO DEUS." Leonardo Boff.
Nem tudo que acreditamos ser verdade é verdadeiramente verdadeiro. Um bom exemplo é negar a existência de Deus, uma afirmação com ultraje de verdade, mas, que não pode ser comprovada, nem mesmo sustentar-se em sí por muito tempo, pois, não explica nada, apenas faz críticas, gera dúvidas, propõem mudança, sendo incapaz de promover tal aspecto triunfante em sí mesmo diante da vida, da existência e a Eternidade. Me perdoe, não tenho fé para ser Ateu!  Edson Alves

MOISÉS E O DESERTO 🌵:

**Moisés e o Povo no Deserto** Em terras de Faraó, ergue-se Moisés, Escolhido por Deus para liderar de vez. Com cajado em mãos e fé no coraç...